segunda-feira, 21 de maio de 2018

Queimados comemora Dia da Abolição da Escravatura com Mostra Cultural

Música, dança, moda, esporte e feijoada marcaram data especial

Aline Lopes - A Mostra Cultural para comemorar o Dia da Abolição da Escravatura e também do Dia Municipal de Defesa da Liberdade Religiosa foi sucesso no último sábado (19), em Queimados. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania e da Coordenadoria de Igualdade Racial, o evento aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) e contou com apresentações de música e dança, palestras, capoeira, desfile de penteados afro e, para finalizar, uma feijoada de dar água na boca.

Os palestrantes Fabrícius Caravana e Luzia de Fátima abordaram a intolerância religiosa e a valorização da riqueza cultural das matrizes africanas, além do contexto histórico do dia 13 de maio de 1888, quando foi decretada a Lei Áurea. Logo após a explanação, os músicos Rodrigo Senra, Shopa e Eduardo Reis, acompanhados da dançarina Negra Rô, colocaram os presentes para dançar ao ritmo de músicas afro.

Para o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, eventos como esses são importantes para acabar com o preconceito. “Esses temas precisam ser debatidos sempre, não somente em datas comemorativas, mas em todo momento e em qualquer lugar, principalmente nas escolas. Tenho certeza que cada pessoa aqui volta para casa com um pensamento diferente sobre o racismo”, destacou.

A moradora da Vila Nanci, Juliana Tomas, de 18 anos, destacou um outro ponto importante da mostra cultural. “É bom para reunir brancos e negros e mostrar que todos somos iguais independente da nossa cor, religião ou classe social. Além de acabar de vez com o preconceito, que ainda existe muito”, disse a modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.