segunda-feira, 28 de maio de 2018

Queimados está com 100 vagas abertas em cursos de qualificação profissional promovidos pelo Pronatec


Plano Progredir busca promover a autonomia das famílias inscritas no Cadastro Único.  Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio na Secretaria de Assistência Social

Marina Mendes - Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com Ministério da Educação. E em Queimados, na Baixada Fluminense, serão ofertadas 100 vagas, distribuídas nos cursos de recepcionista, agente administrativo, assistente financeiro e assistente de recursos humanos, todos promovidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). 
As inscrições podem ser feitas na hora, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Belo Castanheiras, 176 - Centro. Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ter mais de 15 anos de idade. As aulas têm início previsto para 4 de junho e acontecerão no Centro Vocação Tecnológica de Queimados (CVT), de segunda a quinta-feira, das 13h20 até 17h40, com carga horária de 160 horas.
Depois de feita a pré-inscrição online, será emitido um comprovante, onde o candidato terá que levar no CVT juntamente com a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e 1 foto 3x4 (todos os documentos com a original e cópia). Não serão aceitas inscrições no dia de início das aulas.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, o programa é fundamental para a formação da juventude. "A oportunidade é essencial para os jovens que estão inseridos no cadastro único dos programas sociais. Para além da capacitação, os estudantes podem uma nova perspectiva de vida, com acesso ao trabalho e uma vida melhor", afirmou o gestor. 
Outros requisitos
Além da faixa etária determinada, o nível de escolaridade também será um requisito para efetuar a inscrição nos cursos. Para recepcionista, o interessado só poderá se inscrever se tiver o ensino fundamental II incompleto (do 6º ano 9 anoº), enquanto para os cursos de Assistente Administrativo e Assistente Financeiro, o aluno deverá já ter completado o ensino fundamental II. Para Assistente de Recursos Humanos, poderá se inscrever quem cumpriu ou não o ensino fundamental II.
A jovem Suelen Ávila, de 20 anos, é moradora do Bairro Inconfidência e assim que soube da novidade foi emitir seu CadÚnico. Ainda no Ensino Fundamental, ela viu no curso a oportunidade de melhorar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. "Minha madastra soube e logo eu me interessei. Vou me inscrever no curso para recepcionista, que foi o que eu mais me identifiquei", concluiu.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Onde faz inscrição para o cadastro unico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No CRAS mais próximo de você, de 8h às 17h. Os órgãos funcionam nos bairros Novo Eldorado, Parque Santiago, Inconfidência, São Jorge, Centro, Jardim da Fonte, Nova Cidade e Nossa Senhora da Glória.

      Excluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.