quinta-feira, 17 de maio de 2018

Queimados realiza palestra com agentes comunitários da área da Saúde

Encontro serviu para intensificar a importância de atendimento humanizado às pessoas com deficiência
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Com o tema “A importância do atendimento mais humanizado às pessoas com deficiência”, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (17) uma capacitação para os agentes comunitários, no Auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). A palestra, realizada pelo professor e funcionário do INCA, Francisco Sousa, também será oferecida aos médicos e enfermeiros da rede pública.
Foto: Thiago Loureiro
Durante toda manhã, a palestra de Francisco Souza, que é deficiente visual, teve o objetivo de instrumentalizar os servidores para oferecer atendimento qualificado às pessoas com deficiência, garantindo o acesso aos direitos constitucionais deste seguimento da sociedade. A capacitação serviu para estimular os servidores a ampliar o olhar sobre o deficiente e perceber que devem ter o mesmo tratamento a todos os cidadãos considerando suas especificidades, porém sem cometer excessos. 

Foto: Thiago Loureiro
O encontro também serviu para a exibição do documentário “Fernandas”. A obra que foi lançada no 16º Congresso Nacional ANAMT, em 2016, em Foz do Iguaçu (PR), é uma homenagem a uma médica que se dedicou a realizar uma saúde humanizada para as pessoas com deficiência e inclui depoimento de médicos que lutam pelo mesmo objetivo.
Foto: Thiago Loureiro

Para a Subsecretária Municipal de Saúde, Ruth Costa, realizar uma saúde humanizada no município é um dos grandes objetivos da gestão: “Lutamos diariamente para oferecer atendimentos dessa forma para os moradores. Entendemos que ainda temos muito para fazer, mas se todos trabalharem juntos com o mesmo foco chegaremos lá”, explicou.


Foto: Thiago Loureiro
A agente de saúde, Fátima Rangel, de 52 anos, é atuante na Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas, do bairro Valdariosa, que atende 1007 pessoas mensalmente: “Quanto mais capacitação eu tiver, melhor será o meu trabalho com o público. Por isso é tão importante oferecer esses cursos para os profissionais de saúde, para que todos realizem, cada dia mais, um trabalho mais eficiente com todos”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.