sexta-feira, 18 de maio de 2018

Ações celebram Dia da Luta Antimanicomial e combate à exploração sexual infantil em Queimados

 Praça Nossa Senhora da Conceição recebeu grande atividade de conscientização sobre os temas nesta sexta-feira

Marina Mendes- A Praça Nossa Senhora da Conceição amanheceu movimentada nesta sexta-feira (18) e a conscientização ganhou destaque durante todo o dia. Em comemoração ao Dia da Luta Anti-Manicomial e Dia Nacional do Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou um grande evento para conscientizar a população sobre esses temas.
A Secretaria Municipal de Saúde trouxe à tona o debate da saúde mental adulta e infantil, com orientações sobre como foi a importante a reforma psiquiátrica, também chamada de luta antimanicomial. A mobilização, que é oriunda de uma reformulação de políticas públicas, entende que o modelo de asilar é considerado opressor para pacientes com transtorno. Foram expostos trabalhos dos pacientes, frutos das oficinas dos CAPS e CAPSI, Centros de Atendimento Psicossocial.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social reforçou sobre a violação de direitos sexuais das crianças e adolescentes. Tanto o abuso sexual quanto a exploração foram pautados, seguidos dos direcionamentos em como fazer denúncias. Também foi alertada a importância de observar as características de quem foi violado, como a idade, capacidade, informação que dispõe, além de explicações para solucionar os conflitos, crises e a prática de empatia.
Para a Secretaria Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, é uma honra promover esses debates em praça pública. “Quando vamos para as ruas e fazemos esse tipo de evento, fica mais fácil de criarmos harmonia e integração entre governo e população. Isso é gratificante e uma forma maravilhosa não só de conscientizar, como hoje, mas também uma chance de ouvir como está o andamento das coisas”, afirmou a gestora.
De acordo com  o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, a causa das crianças e dos adolescentes, é uma luta de defesa coletiva. “Estamos aqui na rua contra qualquer tipo de retrocesso e também porque entendemos que a gestão pública se faz dialogando, com cada cidadão”, concluiu o secretário.

Moradora da Porteira, Silvana Barbosa de Lima (42), estava presente com o seu filho, Guilherme, de 14 anos. Ele é autista e faz tratamento há 2 anos no CAPSI. “Achei essa iniciativa muito legal e interessante para a população entender que algumas pessoas têm problemas, mas nem por isso são melhores ou piores que as outras”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.