sexta-feira, 18 de maio de 2018

Logística reversa como aliada ao Meio Ambiente

Prefeitura promove palestra com jovens universitários em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem

Marina Mendes - Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem e com objetivo de melhorar a gestão de resíduos sólidos urbanos, vulgarmente chamados de “lixo”, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, realizou na noite desta quinta-feira (17) uma palestra com o tema “A logística reversa no Brasil”. O evento, que teve participação de 100 pessoas, contou com a presença do Prof. Dr. Ubijara Aluízio de Oliveira como palestrante e aconteceu no Auditório da Universidade Estácio, no Centro.

Para quem não sabe, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações e procedimentos destinados a viabilizar a coleta e restituição do lixo, seja por reaproveitamento ou por outra destinação ambientalmente adequada. Portanto, durante a palestra foram abordados não só os atuais, mas também os possíveis sistemas dessa logística, além de exemplos como o caso de descarte das embalagens, eletroeletrônicos, medicamentos e óleo comestível. As cadeias produtivas, pautadas na Lei 12.302/2010, também foram uns dos assuntos comentados.

Para representar o Prefeito Carlos Vilela, o vice-prefeito Machado Laz esteve presente no evento, e comentou a importância da educação ambiental e também dos atuais projetos da cidade. “Nós sabemos que temos muito mais para fazer quando o assunto é meio ambiente, mas o pontapé inicial já foi dado. A reciclagem já é uma realidade nas políticas do município e estamos caminhando para ser uma referência na Baixada Fluminense por meio de projetos essenciais dentro e fora das escolas”, declarou.

Já o Secretário Municipal do Ambiente, Cacau Nogueira, aproveitou a chance para esclarecimento de algumas funções da Secretaria, além de alertar os ouvintes sobre como construir uma cidade mais verde. “A cada dia procuramos parcerias e projetos para ampliar as políticas ambientais no município. No entanto, existe algo que nos atrapalha, que são os cortes de árvores. Todos os dias recebemos pedidos de licenciamento, isso tem sido comum e prejudica a arborização do município”, afirmou o Secretário.

O palestrante, Professor Dr. Ubirajara Aluízio de Oliveira Mattos, que é graduado e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), afirmou que sua principal missão durante o evento foi mostrar como a reciclagem e a logística estão interligados. “A partir dessa visão panorâmica fica mais fácil perceber como essas coisas não estão muito distantes. No Brasil, a insuficiência de saneamento básico, de infraestrutura, de habitação e de serviços provocam impactos negativos na saúde pública e na qualidade de vida da população. É preciso pensar sobre isso”, concluiu o professor.
Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Quem aproveitou a palestra para aprender um pouco mais sobre o tema e ainda cumprir as horas de estágio foram três amigas e estudantes do Colégio Estadual Sebastião Pereira Portes. As jovens Maiara Sousa, Yasmin Veloso e Larissa Gomes, todas com 18 anos, afirmaram que, além das horas complementares, palestras sempre são bem vindas.


“Estamos no terceiro ano do ensino médio e já estamos em fase de escolher uma profissão. Além de contar para a nossa formação como normalistas, as palestras são sempre boas para adquirir conhecimento sobre uma determinada função, é interessante”, concluiu Yasmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.