quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Aleitamento materno é tema de palestra em Queimados

Prefeitura realizou primeiro mamaço da cidade com o objetivo de mostrar a importância da prática da amamentação na vida da mãe e do bebê


Foto: Igor Lima/ Secretária falando sobre o aleitamento
Aline  Lopes- Com o objetivo de incentivar a prática do aleitamento materno, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na manhã desta quinta-feira (10) o 1° Mamaço da cidade. O evento consistiu em uma palestra realizada na Clínica da Família Julio Alves Sena, no Fanchem e abordou assuntos como benefícios do leite, posições corretas para amamentar e alimentos que as mamães podem ingerir que não fazem mal às crianças. Ao todo, cerca de 50 moradores participaram da atividade e aprenderam um pouco mais com os profissionais.

Foto: Igor Lima
A Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, assistiu à palestra e ressaltou sobre os benefícios do aleitamento para as mamães e os bebês.  “Não existe leite materno fraco, todos são fortes e suficientes para o bebê e eles ajudam a evitar diversos problemas futuros, fora que ajuda na aproximação da mãe com o filho”, disse.

A Chefe de Setor Técnico do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM), Ana Maria Pedro, também esteve presente no evento e acrescentou sobre o objetivo da palestra. “Nossa intenção era trazer um pacote completo de ensinamentos para gestantes, mamães e para quem ainda deseja engravidar”, disse ela que organizou a atividade juntamente com a equipe da PAISM.

Moradora do bairro Jardim Alzira, Camilla Cassali, de 28 anos, está grávida de 6 meses do segundo filho e participou da palestra para aprimorar seus conhecimentos. “Esses tipos de eventos são muito importantes para a gente, isso ajuda a quem está sendo mãe pela primeira vez e também a quem está tendo outros filhos, pois as coisas mudam e precisamos está por dentro dos assuntos”, declarou.

Foto: Igor Lima
Durante a palestra, foi ensinado as posições corretas de alimentar bebê, sobre higienização e que é importante durante os 6 primeiros meses só tratar a criança com leite materno, pois isso levará a criança diversos benefícios como: imunização, prevenção de cólicas, alergias, doenças futuras e outros.

As palestrantes abriram espaço para as mamães tirarem suas dúvidas sobre o aleitamento e alimentos que elas podem ou não ingerir durante a amamentação - os únicos proibidos foram álcool e cafeína -, os demais produtos como carne de porco, camarão e outros podem ser consumidos normalmente.

As gestantes cadastradas no programa Bolsa Família ainda foram informadas que podem receber repelentes gratuitos na Coordenação de Farmácia do CETHID (Rua Onze, s/n- Vila Pacaembu) e Clínica da Família do Parque Santiago (Rua Deodoro de Almeida s/n- Santiago), de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.