quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Queimados promove ciclo de palestras sobre educação ambiental nas escolas

Consumo consciente de água, destinação correta de resíduos sólidos e a importância do reflorestamento são alguns dos assuntos debatidos

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- As crianças representam o futuro, então ensinar a elas a preservar o Meio Ambiente é investir em um planeta melhor para se viver. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM), realizou na manhã desta quarta-feira (16), em parceria com a CEDAE, o projeto “Ciclo de Palestras”, na Escola Municipal Eloi Dias Teixeira. A ação faz parte do Programa Ambiente e Você, desenvolvido nas unidades de ensino da rede pública e tem o intuito de disseminar boas práticas ambientais e formar pequenos multiplicadores.

Técnicos do projeto “Social na Baixada”, desenvolvido pela CEDAE, ensinaram as crianças temas como o consumo consciente de água e a importância do reflorestamento. Já a Guarda Ambiental do município, abordou assuntos como acúmulo de lixo e proteção contra animais peçonhentos.

Foto: Igor Lima
O Secretário Municipal do Ambiente, Cacau Nogueira, destacou a importância dos projetos de educação ambiental nas escolas. “Incentivar as crianças a plantar e preservar a água é muito bom, pois elas levam o aprendizado para casa e estimulam a família a cuidar do planeta. Essa parceria com a CEDAE é excelente, pois nos dá a oportunidade de levar os alunos para conhecer as estações de tratamentos e enfatizar tudo que eles aprenderam nas palestras e em sala de aula”, ressaltou.

Foto: Igor Lima
Ainda de acordo com o secretário, o objetivo é levar essas atividades também para as escolas estaduais e particulares. “Queremos que todos os alunos do Ensino Fundamental participem dessas palestras para reforçar o aprendizado deles e investir no cuidado do planeta. As crianças são o futuro do nosso mundo, então temos que começar o ensinamento por eles”, ressaltou Cacau.

A bióloga Stela Macedo palestrou sobre os animais silvestres e domésticos e destacou os benefícios da atividade para os estudantes. “Tiramos a rotina cansativa de uma sala de aula, oferecendo aos alunos uma atividade diferente. Acreditamos que assim vão levar os ensinamentos da escola para dentro de casa”, disse.

Foto: Igor Lima
Morador do bairro Flesmam, o pequeno Isaac Augusto Alves, de apenas 9 anos, estudante do quarto ano do Ensino Fundamental, ficou encantado com atividade e disse que vai cuidar mais do meio ambiente daqui para frente. “Aprendi que devemos economizar água, plantar mais e cuidar do nosso planeta para a gente viver bem e melhor. Gostei muito das palestras”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.