terça-feira, 15 de agosto de 2017

Queimados aposta na arte como aliada Educacional

Secretaria Municipal de Educação viabiliza chegada de diversas exposições na cidade com temáticas e estilos variados. Proposta beneficia  alunos da rede pública municipal e estadual

Dine Estela - O desenvolvimento das atividades científicas na saúde pública do Brasil, as origens da Fiocruz na antiga Fazenda de Manguinhos e a evolução urbana do Rio de Janeiro – com grandes mudanças em sua paisagem – nos anos de 1903 a 1946 são resgatados na exposição Manguinhos revelado: um lugar de ciência. A mostra que conta com mais de 20 telas foi lançada nesta terça-feira (15) pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no CIEP 341 - Sebastião Pereira Portes (Rua Rua Olívia Maria Machado, s/nº, Bairro Santa Catarina). A visitação ficará aberta a toda a comunidade escolar das 9h às 14h durante um mês e a entrada é franca. Ao todo, o município está com quatro exposições instaladas em regiões diferentes da cidade.

A primeira delas é sobre A vida, obra e espiritualidade de Madre Tereza de Calcutá, que pode ser visitada no auditório da Universidade Estácio de Sá, no Centro Comercial Queimados (Rua Dr. Eloy Teixeira, 155 - Centro), até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. Além desta, também está aberta ao público até o dia 2 de setembro a exposição “Sensações e Vibrações” de Marco Monson no Espaço Cultural Antônio Fraga, no roll da Secretaria Municipal de Educação (Rua Hortência, 09, Centro - Praça dos Eucaliptos). A mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Tem  ainda a exposição sobre Carlos Chagas, no Ciep Roquete Pinto, no bairro da Porteira, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

As exposições fazem parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com vistas, a ajudar a melhorar o  Índice de Desenvolvimento Educacional da cidade.  “Temos a arte como grande aliada educacional e temos que nos apoderar dela de todas as maneiras. Já estamos trabalhando assim nas escolas municipais e porque não, ajudar também as escolas estaduais da cidade. Na hora de receber as notas da cidade, todas estarão inclusas”, observou o professor e Secretário de Educação, Lenine Lemos, que revelou ainda previsão da  chegada de mais duas exposições também em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz até o final deste mês para os CiEP´s dos bairros Glória e São Miguel.

Preparando os mestres do futuro

Para  o estudante André Luiz David, 18, a exposição oferece uma bagagem educacional que irá ajudá-lo em sua formação. “A Exposição traz uma bagagem histórica muito rica e ajuda a desmistificar alguns medos, principalmente sobre algumas doenças e suas formas de cura”, observou o estudante do curso de Formação de Professores da Escola Estadual Sebastião Pereira Portes. A unidade conta com 323 alunos de Magistério e funciona em horário integral.  A cerimônia de abertura da exposição também contou com apresentação de peça de teatro encenada pelos próprios alunos da escola, onde o pano de fundo foi a  história da Fundação Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.