segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Queimados comemora 11 anos da Lei Maria da Penha

Além do aniversário da lei, evento celebra os três anos de funcionamento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM


Rafaela Diniz - Há 11 anos, a Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, vem ajudando mulheres a denunciar e enfrentar a violência doméstica. A Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, comemorou na manhã desta segunda feira (07) essa data especial para muitas mulheres, que conseguiram através dessa lei, acabar com o ciclo de violência em que se encontravam.

As mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM participaram do evento e aproveitaram para colher material para o exame preventivo, que foi oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, folders explicativos foram entregues àquelas que passaram pelo local.

O Secretário Municipal de Assuntos Institucionais e Estratégicos / Direitos Humanos, Carlos Albino, esteve no CEAM e ressaltou a importância da luta contra a violência doméstica. “O número de mulheres vítimas de violência é muito grande, só no primeiro semestre desse ano, o CEAM Queimados já atendeu 700 casos. Antes da Lei Maria da Penha, esse número era ainda maior, porque não tínhamos amparo legal para ajudar essas mulheres vítimas de violência”, explicou.

Além de comemorar o aniversário da lei, o evento também celebrou os três anos de funcionamento do CEAM, que vem ajudando cada vez mais mulheres a romperem com seu ciclo de violência.

“Hoje vieram várias mulheres aqui na porta do CEAM, pedindo informações sobre nosso trabalho. É uma luta, trabalhar com mulher vítima de violência não é fácil, mas estamos resistindo. A data de hoje, para a equipe do CEAM é muito importante, marca mais um ano de lutas pelas quais passamos”, disse Roseane de Almeida, Coordenadora do CEAM Queimados.

Se você não sofre violência, pode conhecer alguém que sofre

Em briga de marido e mulher, não se mete a colher, certo? Errado! A violência doméstica não é um problema particular, é uma realidade que atinge muitas pessoas e deve ser enfrentada e denunciada.

Uma em cada cinco brasileiras já sofreu algum tipo de violência cometida por um homem. Cerca de 80% dos casos de agressão foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Quem presenciar uma agressão ou souber de alguma mulher que sofra a violência doméstica deve denunciar. Caso seja uma situação de emergência, é só ligar para a polícia, através do número 190 e pedir apoio. É importante lembrar, que se deve ressaltar a gravidade e urgência da situação.

Quem não se sentir seguro para procurar a polícia pode procurar os serviços de orientação jurídica e psicológica nos Centros Especializados de Atendimento à Mulher ou ligar para a Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.