quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Idosos realizam passeio turístico com roteiro dedicado à Natureza

Alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade de Queimados visitaram Sítio Burle Marx destaque nos estudos de botânica e paisagismo

Foto: Divulgação PMQ
Aline Lopes- Nunca é tarde para começar uma nova atividade. E se ela traz prazer e distração, melhor ainda. Pensando nisso,  a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal da Terceira Idade, oferece além da prática de atividades físicas diversificadas, passeios turísticos diferenciados e frequentes para uma turma que é para lá de animada.  Nesta quinta-feira (9), cerca de 100 idosos visitaram o Sítio Burle Marx, na Zona Oeste do Rio, que abriga uma das mais significativas coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo.

Foto: Divulgação PMQ
A intenção foi levar a galera da Terceira Idade para conhecer os acervos de vegetação tropical e semitropical do local que conta com aproximadamente 3,5 mil espécies, além de possibilitar interação e troca de experiência entre eles.  As visitas foram  acompanhadas por profissionais do sítio, que apresentaram aos visitantes as espécies que o habitam e contam a história do arquiteto e paisagista que dá nome ao local.

Foto: Divulgação PMQ
Além de um passeio pela parte botânica do espaço, os visitantes conheceram também a arquitetura, o atelier de pinturas e as coleções pessoais de plantas de Burle Marx e o Museu Casa de Burle Marx, que preserva 3.125 peças, entre raros objetos de arte e artesanato reunidos ao longo da vida do paisagista. Os responsáveis pelo local disponibilizaram ainda guarda ambiental e um carro para transportar duas idosas com deficiência física durante todo o percurso.

O Secretário Municipal de Assuntos Institucionais / Terceira Idade, Carlos Albino, falou sobre o passeio e os benefícios que essas atividades trazem para  os idosos. “Juntamos a cultura com o exercício físico, pois fizemos caminhada na floresta, de acordo com a disposição física de cada um e eles apreciaram cada lugar. Foi muito bacana”, declarou.

Foto: Divulgação PMQ 
O Sítio Burle Marx é um centro de estudos de paisagismo, botânica e de conservação da natureza, um ótimo endereço para quem deseja se aproximar um pouco mais da flora brasileira e conhecer a vida e a obra do paisagista Roberto Burle Marx.  Unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e órgão do Ministério da Cultura (MinC), o local é uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes em todo o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.