sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Queimados lança ‘Concurso Óleo Amigo’ nas escolas da rede municipal de ensino

Objetivo é conscientizar a população, através dos alunos, sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha usado 


Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Com o objetivo de educar as crianças sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais (SEMADA), lançou nesta sexta feira (25), o concurso “Óleo Amigo”, que será promovido em todas as escolas da rede pública municipal. Até o dia 7 de dezembro, as turmas e os alunos que recolherem maior quantidade do material, serão premiados com passeios, bolsa integral de curso de Inglês, bicicletas e tablets. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de parceiros da iniciativa privada.

O Prefeito Carlos Vilela, que esteve no evento, destacou a importância da educação ambiental no município e incentivou a participação das crianças no concurso. “Nossas crianças são o futuro do país. Investindo na educação delas, investimos em um mundo melhor. O que queremos do concurso é educar as crianças, para que elas mostrem aos seus familiares, como fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado. Assim, toda a população contribui com a natureza”, explicou. 

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
Participam do concurso cerca de 15 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. A ideia é que os estudantes, da Educação infantil e do Ensino Fundamental, coletem óleo de cozinha usado em suas casas e na vizinhança, e a escola que coletar maior quantidade seja premiada. O aluno deverá entregar o óleo de cozinha usado armazenado em garrafa pet de dois litros, devidamente fechada ao responsável pelo programa na unidade de ensino. 

Para o Secretário Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais, Cacau Nogueira, a iniciativa busca atingir a população em geral, uma vez que as crianças são replicadoras do conhecimento e, por meio do concurso, incentivarão a coleta do óleo nos bairros. “Estamos animados com a empolgação das crianças, elas ficaram bastante entusiasmadas com os prêmios. Isso faz com que queiram participar e quanto mais envolvidas elas estiverem no concurso, mais chances temos de reduzir o descarte incorreto do óleo de cozinha usado.”, destacou.

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
Os prêmios serão coletivos e também individuais. A turma que arrecadar o maior volume de óleo de cozinha usado ganhará um passeio para o Parque Lage, no Jardim Botânico com direito a lanche fornecido em parceria com uma famosa rede de restaurante fast food. Já o aluno que entregar o maior volume de óleo de cozinha usado ganhará uma bolsa integral de Inglês, uma bicicleta, um tablet e o passeio para o Jardim Botânico. O Segundo colocado ganhará bicicleta, tablet e o passeio e o terceiro com melhor desempenho será contemplado com tablet e passeio turístico. A premiação será realizada em 16 de dezembro. 

“A gente precisa da Natureza, ela sempre esteve no mundo, chegou primeiro que nós. Não temos o direito de destruir uma coisa tão bonita. Precisamos sim reciclar o óleo de cozinha usado, porque ao jogá-lo pelo ralo, estamos contribuindo para prejudicar a natureza”, disse Luiz Daniel Torres dos Santos, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Metodista. 

Pontos de coleta nas escolas do município

Os pontos de coleta estão espalhados pelas escolas do município, onde cada aluno deverá entregar o óleo de fritura usado armazenado em garrafa PET, de dois litros, devidamente fechada, ao responsável pelo programa na escola, que irá preencher a planilha de controle da entrega do óleo nas escolas e armazenar a garrafa PET no galão de 200 litros. Quando o galão estiver completo, o responsável solicitará a retirada do material.  Devido às condições e números de alunos em cada escola, a avaliação para a definição da turma vencedora será feita de acordo com a divisão litro de óleo arrecadado por número de alunos. 

Além das escolas, os moradores de Queimados que desejam dar destino correto ao óleo saturado, podem encaminhar o material para o ecoponto localizado na sede da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, nº 498 – Fanchem). Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2665-7739 ou pelo e-mail:semamambiente@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.