quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Defesa Civil ensina noções básicas de primeiros socorros aos educadores da rede pública de Queimados


Agentes municipais dão aula teórica e prática a fim de orientar profissionais a agirem corretamente em situações de emergência



Leandro Machado - O que fazer quando um aluno tem uma queda na sala de aula ou está com uma febre muito alta? Estes são exemplos de algumas das diversas ocorrências que aparecem diariamente nas escolas e, os profissionais da educação precisam estar atentos para decidirem o que fazer. Pensando nessas emergências, a Secretaria de Defesa Civil de Queimados aplicou na manhã desta quinta-feira (31) aulas teóricas e práticas de primeiros socorros e prevenção de incêndios para professores, cuidadores e auxiliares de serviço geral da Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro São Francisco, em Queimados.

Cerca de 30 profissionais da educação participaram das aulas e perceberam que práticas, às vezes simples, podem ser determinantes para salvar uma vida. O secretário municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, destacou a ideia de expandir o curso para as demais escolas do município: “Já realizamos um curso para todos os cuidadores, mas queremos agora entrar em cada escola e conhecer a necessidade de cada unidade. São conhecimentos que precisam ser passados para quem está todos os dias cuidando de crianças”, ressaltou.

O responsável pelas aulas práticas foi o agente de Defesa Civil, André Faria. Ele abordou temas como fraturas, luxações, contusões e entorses; Infarto e parada cardiorrespiratória, entre outros. “Mais do que ensinar os profissionais, é importante que estes conhecimentos cheguem até os responsáveis pela criança. E, às vezes, você consegue observar um problema de saúde com a convivência. A emergência pode ocorrer na escola, mas é dentro de casa que aparecem os sinais”, destacou.

Quem estava radiante a cada detalhe das aulas era a diretora da unidade, Leni de Oliveira (56). Ela quem solicitou às secretarias de Educação e Defesa Civil o curso para os profissionais da escola: “Estão todos muito felizes. Sabemos que este assunto é muito importante e nós lidamos com estes problemas diariamente. São quase duas ocorrências por dia e quanto mais preparados estivermos é melhor”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.