quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Programa Saúde na Escola atende mais de 5 mil crianças da rede pública de Queimados

Ação acompanha condição de saúde do aluno por meio de avaliação constante. Creche Iracema Garcia e Escola Carlos Pereira Neto foram visitadas nesta quinta-feira

Foto: Thiago Loureiro
Marina Mendes - Pensando no bem-estar das crianças e adolescentes de Queimados, o Programa Saúde na Escola (PSE) esteve hoje, quinta-feira (24), na Creche Municipal Iracema Garcia e na Escola Municipal Carlos Pereira Neto, para avaliar a situação de saúde dos alunos da rede pública municipal de ensino. Depois de examinar e coletar os dados de cada um, os agentes comunitários selecionaram as crianças com necessidades de atenção médica e os encaminharão para o centro de saúde mais próximo da escola para solucionar o problema.

O programa, que chegou a Queimados em 2013, atende 14 escolas da rede pública e soma 5,4 mil crianças e adolescentes, tendo como objetivo promover a saúde na escola, numa parceria entre o governo federal e o município. Apesar do foco maior na questão nutricional, o PSE também promove ações como a ‘Semana da Saúde na Escola’, onde levam palestras educativas sobre doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, por exemplo.

Foto: Thiago Loureiro
Ana Paula Ramos, coordenadora do PSE desde o começo do projeto, conta que seu maior sonho é incluir toda a rede de educação pública do município no programa. “O nosso sonho aqui é promover qualidade de vida, proporcionar uma cultura de saúde, de cuidado não só esporádico e episódico, mas sim permanente. Não vemos a campanha como um dia só, nós vemos isso como parte do calendário escolar, lado a lado dos professores, acompanhando cada caso e dando retorno as crianças”, conta Ana Paula.

A coordenadora também explica que observa a saúde mental dos pacientes. "É possível verificar quando um aluno tem problemas com vulnerabilidade familiar ou qualquer outro transtorno. Quando isso acontece, nós procuramos rapidamente algum programa que possamos encaixar e atender a criança, porque nós sabemos como isso influencia no comportamento dentro de sala de aula".


Foto: Thiago Loureiro
A diretora da Creche Municipal Iracema Garcia, Aline Santos, afirma a importância da presença desses profissionais dentro das escolas.  “O que eu achei bacana, quanto escola, foi esse contato direto entre escola e PSE. Apesar de seguirmos o calendário da Secretaria de Educação (SEMED), nós também podemos sugerir datas para as visitas. Quando eu tenho uma dúvida e suspeito de alguma alteração da saúde dos pequenos, entro em contato com eles para saber o que pode ser feito”, disse a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.