quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Prefeitura de Queimados lança programa ‘ID Jovem'

Documento possibilita que jovens tenham acesso exclusivo aos benefícios desde meia-entrada em eventos até desconto no sistema de transporte coletivo interestadual

Foto: Thiago Loureiro
Marina Mendes - A Prefeitura Municipal de Queimados vai promover, no próximo dia 12, um evento de lançamento do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), o documento que assegura o direito de jovens de 15 a 29 anos, de famílias de baixa renda, à cultura, ao território e à mobilidade. A ação acontecerá na Escola Metodista, que fica na Av. Vereador Hemeterio Oliveira, no Bairro Pacaembu, às 17hrs.

O programa, que foi lançado em dezembro do ano passado pelo governo federal, dá vantagens exclusivas à juventude, sem nenhum vínculo às instituições de educação, como era antes. Os portadores do ID terão acesso de meia-entrada em cinemas, teatros, shows, eventos esportivos, duas vagas inteiramente gratuitas e mais duas com 50% de desconto em viagens interestaduais.

Foto: Thiago Loureiro
Para obter o documento, basta a comprovação de renda familiar de até dois salários mínimos, ter o NIS (Número de Identificação Social) e o cadastro único atualizado. Caso o jovem não possua o NIS, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade e fazer a solicitação.

A carteirinha do jovem será emitida gratuitamente e ainda terá versão virtual, disponível no aplicativo do programa. Depois do primeiro acesso, o ID fica gravado e dispensa internet móvel para conseguir ser apresentado nas bilheterias e entradas de eventos.  
Para o prefeito Carlos Vilela, um programa como o ID Jovem é um grande passo para incentivar e aproximar cada vez mais os jovens das atividades culturais. “Pensamos nesse grande evento porque além de merecer, nossos jovens são o nosso futuro. Mas nossa missão vai para além de divulgar o programa, o que nós queremos é mostrar a eles como é importante estar ligado a arte, a cultura e à educação, pois é assim que se caminha para o sucesso.”

Para o Coordenador de ações para a juventude, Felipp Castelano, o programa é essencial para melhorar a questão da acessibilidade dos jovens, dentro e fora da cidade. “Acessibilidade, essa é a palavra certa. O ID Jovem é tão importante para melhorar o acesso quanto para atrair esses jovens para os ambientes culturais. A identidade vai tornar possível que um jovem de Queimados amplie até mesmo suas oportunidades, como viajar para outro estado para prestar um concurso público ou vestibular sem se preocupar tanto com os valores do transporte, por exemplo”, afirma.

Layla Santos, de 17 anos, ficou bem empolgada com a novidade. “Esse projeto vai ajudar muitas pessoas porque vai fazer elas conhecerem coisas novas. Eu, por exemplo, tenho muita vontade de conhecer Belo Horizonte, em Minas, e Natal, no Rio Grande do Norte, mas pelos preços da passagem, isso não era possível. Sei que agora com essa identidade vai facilitar pra mim”, conta Layla.

Foto: Thiago Loureiro


A estudante, que também é cantora, é uma das convidadas para se apresentar no evento. A cantora Marcelle Nunes e o grupo de baile charme ‘Queimados Tem Seu Charme’ também estarão presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.