sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Queimados participa de fórum sobre Turismo

Prefeitura montou stand em evento realizado no Sítio Jonosake, em Itaguaí, que reuniu 10 municípios da Baixada

Dine Estela - A Prefeitura de Queimados participou na última quarta-feira (23) de um Fórum sobre turismo, realizado com a presença de cerca de 1,5 mil agentes e guias de turismo e a Secretaria Estadual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Sítio Jonosake, em Itaguaí e teve por objetivo fazer um intercâmbio entre os profissionais do ramo com a apresentação de lugares, novidades turísticas e comerciais, principalmente na região da Baixada Fluminense, rebatizada por “Baixada Verde”, por conta da exuberância de suas matas. Mais de 10 municípios da região participaram do evento com stands de publicidade sobre suas qualidades.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, o objetivo é inserir o município de Queimados no roteiro turístico do Estado do Rio de Janeiro. “Quando falamos em pretensão, estamos falando em potencialidade sim. Temos um dos maiores distritos industriais da Baixada em fase de expansão e uma exuberante mata virgem com espécies raras no mundo e que nunca foram exploradas. Temos a consciência de que ainda precisamos nos preparar para receber os turistas, mas estamos trabalhando fortemente neste projeto”, enfatizou.

O Secretário de Estado de Turismo do Rio, Nilo Sergio Felix, esteve presente ao evento e destacou a importância de eventos como este, em que os guias de turismo possam conhecer um pouco mais sobre estas regiões. Ele apresentou dados do setor e compartilhou sua visão e experiência na área. O secretário destacou ainda, a importância de instruir estes profissionais a valorizar o turismo no interior. “Os guias e agentes de turismo são um dos três pilares essenciais para o turismo. Em eventos como este podemos atualizá-los de informações do nosso estado e das grandes belezas que não só a capital possui, mas como todo interior fluminense também apresenta”, destacou.

Durante o dia, foi realizado um salão de negócios, com palestras e exposição de mais de 30 parceiros, entre municípios, empresas e instituições. O Programa de Artesanato Estadual, produto da SETUR-RJ, também foi um dos expositores. O estande do programa contou com a participação de artesãos de quinze municípios, inclusive Queimados. No espaço, os visitantes conferiram a exposição e venda de mais de mil peças. No local aconteceram ainda, apresentações de artífices que demonstraram seus trabalhos e técnicas em tempo real; como colagem e papietagem, escultura em madeira e manuseio da fibra da bananeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.