sexta-feira, 4 de agosto de 2017

IBGE começa Censo Agropecuário em Queimados em 1° de outubro


Para auxiliar no levantamento, município cria Comissão Municipal de Geografia e Estatísticas


Leandro Machado - Conhecer todos os estabelecimentos agropecuários do município e suas atividades, obtendo detalhes sobre suas características e informações sobre a economia e o emprego na agricultura, pecuária e agroindústria. Este serão os objetivos do Censo Agropecuário que será realizado a partir de 1° de Outubro em todo o país. E em Queimados, na Baixada Fluminense, um encontro que reuniu o Prefeito Carlos Vilela e diversos secretários municipais com técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), na manhã desta sexta-feira (4), serviu para apresentar as ações que serão realizadas na cidade. Para auxiliar no levantamento, o município criou a Comissão Municipal de Geografia e Estatísticas, que também esteve no encontro. 

Todos os estabelecimentos agropecuários do país – estimados em 5,3 milhões de propriedades pelo IBGE -, serão visitados por 18,8 mil recenseadores, do dia 1º de outubro de 2017 até 28 de fevereiro de 2018. Os resultados preliminares serão divulgados entre março e abril de 2018. Na ação, serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.

No último levantamento realizado pelo IBGE, em 2006, constatou a presença de quase 150 estabelecimentos agropecuários em Queimados, mas com o crescimento urbano, estima-se que este número tenha diminuído.  O Prefeito Carlos Vilela esteve presente no encontro e destacou a importância do censo para um melhor desenvolvimento das áreas rurais: “Estaremos dando todo o suporte para o Instituto, afinal, nós precisamos conhecer a fundo nossos agricultores para que possamos, cada vez mais, sabermos de suas necessidades”, destacou.

Visando melhor captar as transformações ocorridas nesse segmento econômico, o IBGE realizou um refinamento metodológico na pesquisa e procedeu à reformulação de seu conteúdo e à incorporação de novos conceitos, em sintonia com as novidades que se integraram ao universo agrícola nacional ao longo do tempo.

Queimados cria Comissão para auxiliar o Censo

Quem terá uma participação importante neste censo agropecuário será a recém-criada Comissão Municipal de Geografia e Estatística. Formada por servidores públicos de pastas que são diretamente ligadas ao tema, a CMGEs irá auxiliar no levantamento, com informações obtidas através de ações municipais e conhecimentos específicos.

Representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Urbanismo, Governo e subsecretarias de Habitação e Comunicação compõem a comissão.


 “O município tem análises específicas e a comissão formada por membros do poder público pode nos ajudar bastante. A prefeitura de Queimados sempre foi uma grande parceira em nossas atividades e isso facilita muito o desenvolvimento do trabalho”, disse José Boia, um dos representantes do IBGE na reunião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.