quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Queimados celebra aniversário da Lei Maria da Penha com programação especial

O objetivo é informar à população a importância da lei e dos órgãos da rede de atendimento, no enfrentamento à violência

Foto: Rafaela Diniz/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - A Lei 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, é uma aliada importante na luta das mulheres contra o ciclo de violência em que se encontram. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, comemora o aniversário de onze anos da lei, com uma programação especial para o público, nesta segunda feira (07), no Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM Queimados.

A partir das 9h, o CEAM estará aberto à visitação do público, a fim de informar sobre o trabalho que é feito com as mulheres que se encontram em situação de violência doméstica ou familiar.

A violência doméstica sempre esteve presente na sociedade, fazendo vítimas mulheres das mais diversas classes sociais. Foi necessário muitas vítimas sofrerem e pagarem com a própria vida para que a gravidade da violência doméstica fosse percebida. A lei Maria da Penha foi uma atitude positiva para amparar as vítimas de violência.

Foto: Rafaela Diniz/Divulgação PMQ
Segundo a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Eliana Leoncio, “a coordenadoria é um organismo de políticas de empoderamento, articulação, mobilização nas ações, fórum, seminários, audiência públicas e roda de conversas. Trabalhamos fortalecendo a autonomia de renda, cultura, educação. Isso torna o caminho mais fácil para a mulher que deseja romper com o ciclo de violência em que se encontra.”

Comemoração em dose dupla

Foto: Rafaela Diniz/Divulgação PMQ
Além de celebrar o aniversário da Lei Maria da Penha, o evento vai comemorar, também, os três anos de funcionamento do CEAM Queimados.

As mulheres chegam ao CEAM de forma espontânea ou encaminhadas das instituições que compõem a rede de atendimento. Lá, encontram apoio psicológico e jurídico, além de ajuda para deixar de sofrer violência.

“A Lei Maria da Penha é uma conquista que completará onze anos e o CEAM Queimados, três anos de luta no atendimento às mulheres. Trabalhamos muito para que o CEAM Queimados chegasse até aqui e estar completando mais um ano. Estando a frente da Coordenação desde seu início, participando de sua implementação e acompanhando o trabalho desempenhado pela equipe, é uma grande conquista celebrar esta data e ver o reconhecimento da importância que se tornou hoje o equipamento para a garantia dos direitos das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.