segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Concurso ambiental transformará escolas municipais de Queimados em pontos de coleta de óleo de cozinha

Prefeitura iniciará na sexta-feira competição que visa conscientizar crianças sobre a importância da reciclagem. Alunos serão premiados com bolsas de estudo de Inglês

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais (SEMADA), lançará na próxima sexta-feira (25), às 10h, na Escola Municipal Metodista, o concurso “Óleo Amigo”, que será promovido em todas as escolas da rede pública municipal. Até o dia 7 de dezembro, as turmas e os alunos que recolherem maior quantidade do material, serão premiados com passeios, bolsa integral de curso de Inglês, bicicletas e tablets. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de parceiros da iniciativa privada.

Poderão participar do concurso os cerca de 15 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. A ideia é que os estudantes, da Educação infantil e do Ensino Fundamental, coletem óleo de cozinha usado em suas casas e na vizinhança, e a escola que coletar maior quantidade seja premiada. O aluno deverá entregar o óleo de cozinha usado armazenado em garrafa pet de dois litros devidamente fechada ao responsável pelo programa na unidade de ensino.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais, Cacau Nogueira, a ação junto aos pequenos busca atingir a população em geral, uma vez que as crianças são replicadoras do conhecimento e, por meio do concurso, incentivarão a coleta do óleo nos bairros. “O objetivo é criar uma competitividade saudável entre essas crianças que são multiplicadoras de educação. A partir do momento que elas têm essa tarefa da coleta, elas aprendem e ensinam as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de cozinha usado causa quando descartado irregularmente no meio ambiente”, destacou.

Os prêmios serão coletivos e também individuais. A turma que arrecadar o maior volume de óleo de cozinha usado ganhará um passeio para o Parque Lage, no Jardim Botânico com direito a lanche fornecido em parceria com uma famosa rede de restaurante fast food. Já o aluno que entregar o maior volume de óleo de cozinha usado ganhará uma bolsa integral de Inglês, uma bicicleta, um tablet e o passeio para o Jardim Botânico. O Segundo colocado ganhará bicicleta, tablet e o passeio e o terceiro com melhor desempenho será contemplado com tablet e passeio turístico. A premiação será realizada em 16 de dezembro.

O aluno deverá entregar o óleo de fritura usado armazenado em garrafa PET, de dois litros, devidamente fechada, ao responsável pelo programa na escola, que irá preencher a planilha de controle da entrega do óleo nas escolas e armazenar a garrafa PET no galão de 200 litros. Quando o galão estiver completo, o responsável solicitará retirada do material.  Devido às condições e números de alunos em cada escola, a avaliação para a definição da turma vencedora será feita de acordo com a divisão litro de óleo arrecadado por número de alunos.

Educadores também serão premiados

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
O concurso também premiará diretores, orientadores pedagógicos e professores da turma vencedora. Além dos profissionais serem contemplados com o passeio turístico junto com os estudantes, também vão ganhar um jantar com direito a acompanhante. As escolas também receberão kits de limpeza de acordo com a quantidade de óleo coletado.

Além das escolas, os moradores de Queimados que desejam dar destino correto ao óleo saturado, podem encaminhar o material para o ecoponto localizado na sede da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, nº 498 – Fanchem)

Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2665-7739 ou pelo e-mail: semamambiente@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.