segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Crianças do Abrigo Municipal comemoram dia dos pais com alegria em Queimados

Companhia de teatro, almoço com direito a churrasco e muita diversão marcaram o dia daqueles que estão à espera pela adoção

Rafaela Diniz - O Dia dos Pais passou e com ele muita alegria e comemoração. Não foi diferente para as crianças do Abrigo Municipal de Queimados, que festejaram a data com diversas brincadeiras, teatro, danças oferecidas pelo Grupo Aquecendo Vidas e experimentaram até um delicioso almoço com direito a churrasco preparado pelo padrinho da unidade, Erisson dos Santos Brandão, que coordena o Grupo de Apoio à Adoção e Convivência Familiar Aquecendo Vidas. O local é mantido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e acolhe crianças e adolescentes que foram abandonados pelas suas famílias ou retirados desse convívio juridicamente por estarem em situação de risco.

O abrigo municipal representa muitas vezes refúgio para os pequenos em estado de vulnerabilidade.  Existem casos de abandono, violência, abuso sexual, entre outros crimes cometidos contra crianças e adolescentes.  Para mudar o rumo destas vidas marcadas pela dor e pelo medo, a unidade realiza um trabalho especial que conta com acompanhamento médico, psicológico e direito à educação e à saúde. Lá, as vítimas encontram muito mais que apenas um lar, forma uma verdadeira família.

O espaço conta com assistentes sociais, psicóloga, pedagoga, cuidadores, auxiliares de cuidador, cozinheiras, auxiliares de enfermagem, motorista e vigias, além do administrativo. “Em Queimados todos os órgãos competentes estão em sintonia. Aqui nós visamos o bem-estar das crianças e os resultados têm sido excelentes”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira.

A Diretora de Proteção Especial e Assistente Social, Maria das Dores Lima (Dorinha), destaca que a atitude de pessoas como o Erisson, de apenas 27 anos, traz muita alegria para o ambiente. “Para as crianças do abrigo, qualquer momento de comemoração é muito importante, porque eles foram retirados do seio de sua família para conviver com pessoas estranhas. O Erisson já faz visitas regulares a essas crianças e a ideia de comemorar o dia dos pais com eles foi excepcional”, ressaltou

Pai de coração

Para Erisson, o Dia dos Pais foi para lá de especial. Ele tem quatro filhos, sendo dois biológicos e dois adotivos e decidiu apadrinhar as crianças do abrigo municipal de Queimados. Vira e mexe ele visita o local que já considera como sua segunda casa.  “É um dia para comemorar em todos os sentidos. O que essas crianças precisam é de amor, isso eu tenho de sobra. Trouxe meus filhos para comemorar junto com elas. Pra mim, não existe essa coisa de meu filho é esse ou aquele. O sentimento é o mesmo para todas elas. Amo a todos como se fossem meus filhos”, comentou.

O grupo de Apoio à Adoção e Convivência Familiar Aquecendo Vidas, o qual ele coordena, busca garantir o direito da criança e do adolescente de conviver em família e em comunidade por meio de adoções legais, seguras e para sempre, visando seu bem estar social. O objetivo é garantir o direito dessas crianças e adolescentes e promover a legitimidade da família adotiva, além de fortalecer políticas sociais.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.