Prefeitura promove diversas atividades relacionadas à inclusão escolar. Estudantes terão plano individual de educação
Alunos da sala de recursos fazem apresentação teatral |
Dine Estela: Peças teatrais, apresentações musicais e palestras com especialistas marcaram o início das comemorações pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nesta segunda-feira (21), no Teatro Metodista, em Queimados. O evento realizado pelo departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação será concluído no dia 28 com realização de palestra na Escola Municipal Leopoldo Machado.
Palestrante Leila Lopes |
Temas como: o direito da pessoa com deficiência, ministrada pelo advogado Caio Silva, Prática de aprendizagem integradoras em sala de aula com a professora Tatiana Carnaval e Escolarização pela pedagoga Leila Lopes, foram amplamente debatidos no primeiro dia do evento. No dia 28 de agosto, haverá uma palestra sobre o compartilhamento de vivências e práticas na Deficiência Visual com a professora Verônica Ramiro, direcionado aos profissionais do NAE - Núcleo de Atenção ao Estudante, no auditório da Escola Municipal Leopoldo Machado ministrado(Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Centro), das 8h às 16h. Durante essa toda a semana as escolas estarão desenvolvendo atividades pedagógicas com foco neste tema.
Entre o público presente no primeiro dia de evento, estiveram professores, cuidadores, pais e alunos das salas de recursos que deixaram o seu depoimento público sobre como as novas práticas educacionais melhoraram suas vidas. “A Minha entrada na sala de recursos me ajudou a gostar mais de história e com isso hoje já produzo as minhas próprias histórias”, disse E. 17.
Para Vanessa de Almeida, mãe de um menino de 10 anos com autismo, a luta por uma educação inclusiva só foi possível depois que matriculou seu filho na Escola Municipal Carlos Pereira Neto. A mãe conta que passou por algumas instituições privadas mas não obteve o mesmo sucesso. “Estou muito feliz com os avanços alcançados pelo meu filho porque nossa luta tem sido muito grande. Essa escola recebeu meu filho de braços abertos e eu me sinto segura em deixá-lo por quatro horas lá com pessoas comprometidas com uma educação inclusiva”, relatou.
Segundo o secretário de Educação, professor Lenine Lemos, a cidade está se capacitando para melhorar o PEI - Plano Educacional Individual dos alunos. “Essa é uma prática internacional de Educação em que cada escola tem um mapa completo de cada aluno especial, com suas devidas capacidades e dificuldades intelectuais e que estamos trabalhando para implantar em nossa cidade, aliás, já estamos em fase de implantação e estamos contando com a colaboração de grandes profissionais como a a palestrante do dia 21, a pedagoga Leila Lopes que já tem a expertise no desenvolvimento destas práticas em algumas cidades do Brasil”, adiantou.
Serviço:
DIA 28 DE AGOSTO NA ESCOLA MUNICIPAL LEOPOLDO MACHADO - DAS 8H ÀS 16H
08h – Compartilhando Vivências e Práticas na Deficiência Visual. - Professora Verônica Ramiro Lopes -
12h – INTERVALO
13h – RETORNO
16h – ENCERRAMENTO
LOCAL: Escola Municipal Professor Leopoldo Machado.
Público alvo: Professores de Salas de Recursos e Profissionais do NAE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.