segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla vai até dia 28 de agosto em Queimados

Prefeitura promove diversas atividades relacionadas à inclusão escolar. Estudantes terão plano individual de educação
Alunos da sala de recursos fazem apresentação teatral 
Dine Estela: Peças teatrais, apresentações musicais e palestras com especialistas marcaram o início das comemorações pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nesta segunda-feira (21), no Teatro Metodista, em Queimados. O evento realizado pelo departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação será concluído no dia 28 com realização de palestra na Escola Municipal Leopoldo Machado.
Palestrante Leila Lopes
Temas como: o direito da pessoa com deficiência, ministrada pelo advogado Caio Silva, Prática de aprendizagem integradoras em sala de aula com a professora Tatiana Carnaval e Escolarização pela pedagoga Leila Lopes,  foram amplamente debatidos no primeiro dia do evento. No dia 28 de agosto, haverá uma palestra sobre o compartilhamento de vivências e práticas na Deficiência Visual com a professora Verônica Ramiro, direcionado aos profissionais do NAE - Núcleo de Atenção ao Estudante, no auditório da Escola Municipal Leopoldo Machado ministrado(Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Centro), das 8h às 16h. Durante essa toda a semana as escolas estarão desenvolvendo atividades pedagógicas com foco neste tema.

Entre o público presente no primeiro dia de evento, estiveram professores, cuidadores, pais e alunos das salas de recursos que deixaram o seu depoimento público sobre como as novas práticas educacionais melhoraram suas vidas. “A Minha entrada na sala de recursos me ajudou a gostar mais de história e com isso hoje já produzo as minhas próprias histórias”, disse E. 17.

O adolescente N. de 16 anos, também relatou a grande melhora em sua vida escolar depois de passar pelas salas de recursos. “Minha vida ficou muito mais fácil depois que comecei a frequentar a sala de recursos. Estou no último ano do ensino médio e vou sentir muita falta desta escola”, disse. Ambos estudam na Escola Municipal Nelson Carneiro.

Para Vanessa de Almeida, mãe de um menino de 10 anos com autismo, a luta por uma educação inclusiva só foi possível depois que matriculou seu filho na Escola Municipal Carlos Pereira Neto. A mãe conta que passou por algumas instituições privadas mas não obteve o mesmo sucesso. “Estou muito feliz com os avanços alcançados pelo meu filho porque nossa luta tem sido muito grande. Essa escola recebeu meu filho de braços abertos e eu me sinto segura em deixá-lo por quatro horas lá com pessoas comprometidas com uma educação inclusiva”, relatou.
Segundo o secretário de Educação, professor Lenine Lemos, a cidade está se capacitando para melhorar o PEI - Plano Educacional Individual dos alunos. “Essa é uma prática internacional de Educação em que cada escola tem um mapa completo de cada aluno especial, com suas devidas capacidades e dificuldades intelectuais e que estamos trabalhando para implantar em nossa cidade, aliás, já estamos em fase de implantação e estamos contando com a colaboração de grandes profissionais como a a palestrante do dia 21, a pedagoga Leila Lopes que já tem a expertise no desenvolvimento destas práticas em algumas cidades do Brasil”, adiantou.

Serviço:
DIA 28 DE AGOSTO NA ESCOLA MUNICIPAL LEOPOLDO MACHADO -  DAS 8H ÀS 16H
08h – Compartilhando Vivências e Práticas na Deficiência Visual. - Professora Verônica Ramiro Lopes -
12h – INTERVALO
13h – RETORNO
16h – ENCERRAMENTO
LOCAL: Escola Municipal Professor Leopoldo Machado.
Público alvo: Professores de Salas de Recursos e Profissionais do NAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.