quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Escola Municipal debate o encontro das diferenças através da arte

Música, dança, arte e muita história marcou culminância de projeto que destaca a importância do folclore brasileiro através de ícones negros e indígenas
Dine Estela: Cantigas de roda, dança de quadrilha, comidas típicas e muita história para contar, principalmente sobre ancestrais indígenas e afro-brasileiros, tudo isso, em ritmo de brincadeira de criança. Assim foi a culminância do projeto “Encontro das Diferenças”, realizado nesta quarta-feira, 30, na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro São Francisco, em Queimados. O evento também destacou ícones do folclore brasileiro e  os alunos ainda participaram de roda de capoeira e contação de história sobre ícones da cultura africana.
Para Tamires Cosaquevite, 33, mãe do pequeno Theo de Souza, de  apenas 4  anos, a atividade foi um momento importante não somente para a criança, mas para a toda a família. “Nestes momentos aproveitamos para compartilhar o cotidiano do aluno dentro da escola e ver como ele se sente à vontade dentro desse ambiente tão familiar e acolhedor. Meu filho sofre com uma doença rara e a escola tem feito muito bem para ele. Estou muito satisfeita”, enfatizou. Theo estava acompanhado da avó, bisa, tios, além do pai e mãe.
Segundo a diretora da escola, professora Leci de Oliveira, os alunos desenvolveram ao longo de todo mês atividades referentes  ao projeto “Encontros das Diferenças”, com base no projeto “Encontro e Reencontros”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que trata das questões de raça. “O projeto desenvolvido pelo Departamento de Educação da Secretaria nos deu o grande mote do evento. Através dele, debatemos durante todo o mês e transformamos este debate em mostra pedagógica, através dos trabalhos de artes, artesanato, música e dança, para apresentarmos para a comunidade escolar neste dia 30 de agosto. Fizemos com que todos trabalhassem juntos a questão do racismo, preconceito de raça e até de gênero”, enfatizou.

Um comentário:

  1. TAMARA Cosaquevite, e não Tamires ;)

    Amiga, Theo é uma estrela que ilumina sua vida!
    Parabéns pelos ensinamentos e aprendizagens junto a ele!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.