segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Unidades de saúde de Queimados passam por avaliação de Programa Nacional de Atenção Básica

Iniciativa visa melhorar atendimento do cidadão e garantir continuidade de repasses financeiros do governo federal ao município

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Com a intenção de avaliar a infraestrutura, os equipamentos, a disponibilidade de medicamentos e a satisfação dos cidadãos que utilizam as Unidades Básicas de Saúde de Queimados, técnicos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (PMAQ) iniciaram nesta segunda-feira (28), na Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas, no bairro Valdariosa, a série de visitas que farão às unidades de saúde até o fim desta semana a fim de avaliar a qualidade do atendimento e a continuidade dos repasses financeiros do governo federal.

O PMAQ existe desde 2011 e tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos moradores.

A avaliação é feita em três tópicos: 10% da nota é para o uso de instrumento para que a própria equipe possa avaliar o trabalho que desenvolve, 20% desempenho em resultados firmados no momento que o programa começou a fazer o acompanhamento e 70% desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitam as unidades.

Foto: Thiago Loureiro
“É bom passarmos por essas avaliações, assim podemos ver o quanto estamos acertando e onde falhamos, para assim melhorar a saúde do nosso município, pois queremos sempre o melhor para os moradores” disse a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.

A Supervisora da Equipe do PMAQ, Verena Moraes, explica como funciona a avaliação das unidades. “Somos uma equipe composta por quatro pessoas, coletamos todas as informações da unidade, entrevistamos usuários, encaminhamos o questionário on-line para o Ministério de Saúde e eles dão a pontuação final”. Concluiu.

Foto: Thiago Loureiro
A moradora do bairro Valdariosa, Vanilza Chagas, 38 anos, que faz o acompanhamento na Clinica há quase dois anos, pode fazer sua avaliação do atendimento dos profissionais “Acho aqui até melhor do que um médico particular, os funcionários nos atendem super bem. Fiz o meu pré-natal, hoje meu filho tem um ano e faz atendimento com pediatra dessa unidade”, declarou.

O resultado da avaliação das Unidades Básicas de Saúde do Município está previsto para sair até o final do ano no Portal do Departamento de Atenção Básica.

Um comentário:

  1. Só falta começar a chamar os aprovados agentes comunitários de saúde,que não entrou nem a metade.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.