sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Amor que salva: ações de prevenção ao câncer de próstata marcaram Novembro Azul em Queimados

Secretaria Municipal de Saúde promoveu 47 palestras, 160 consultas com urologista e 320 exames de diagnóstico da doença

Paulo e Luzia Castilho estão casados há 48 anos
Jéssica Moreira - Esbanjando saúde em seus 70 anos de idade, o aposentado Paulo Castilho é a prova viva de que prevenir o câncer de próstata não é apenas possível, como necessário. Por meio de uma consulta que sua esposa, Luzia Castilho (70) quase o obrigou a ir, o morador do bairro Paraíso, em Queimados, descobriu um problema que poderia interromper sua vida. Nesta sexta-feira (30), o idoso foi um dos 30 espectadores de mais uma palestra de conscientização promovida pela Prefeitura no mês do Novembro Azul, desta vez na Unidade Básica de Saúde Júlio Barros.

“Eu comecei a sentir dificuldade para urinar, mas não dei muita importância. Até que um dia ela me ‘arrastou’ para o hospital, fiz alguns exames e descobri uma alteração na próstata. As opções eram tratar ou retirar, o que eu acabei escolhendo. Ações como esta de hoje, de falar sobre o assunto com os homens é muito necessário para salvar vidas”, declarou Paulo, que participou do bate-papo promovido pela enfermeira Joyce Cruz enquanto aguardava uma consulta de rotina na unidade.

Durante todo o mês foram realizadas 47 palestras de conscientização sobre câncer de próstata, hipertensão e diabetes, violência doméstica, alimentação saudável e prevenção de quedas na terceira idade, além da coleta de 320 exames de PSA (antígeno prostático específico, utilizado no diagnóstico do câncer de próstata) e 160 consultas médicas com urologista.

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, prevenção é o único caminho para evitar o segundo câncer que mais atinge a população masculina. “Não tem jeito, é preciso alertar, falar sobre o assunto até que os paradigmas sejam mudados e os homens passem a se cuidar mais”, declarou a gestora.

Os moradores que desejam se consultar com urologista devem procurar o Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher. A unidade fica na Avenida Camilo Cristófano, nº 100, Fanchem e atende pelo telefone 2665-3599.

Queimados Inaugura Centro de Cidadania LGBT

O local é o segundo da Baixada Fluminense e estará aberto para atender toda a população LGBT

Kathellen Islyne - A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, inaugura nesta quarta-feira (05), por meio do Programa Rio Sem Homofobia, o Centro de Cidadania LGBT Baixada II.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela o novo Centro abre espaço para o desenvolvimento de políticas públicas de enfrentamento à homofobia. “A população LGBT da Baixada Fluminense poderá contar com um espaço que garante sua cidadania. Estamos trabalhando para acolher essa população e oferecer atendimento especializado”, conta o gestor.

Para o Secretário de Direitos Humanos e promoção da Cidadania, Carlos Roberto, a idéia é oferecer um ambiente seguro para a comunidade. “Iremos oferecer atendimento jurídico, social e psicológico à LGBTs vítimas de violência, bem como para seus familiares e amigos. Queremos promover um local onde toda a comunidade e as pessoas ao seu redor se sintam seguras para realizar denúncias e serem acolhidas”, afirma o secretário.

A inauguração acontece no dia 05 de dezembro ás 14h, no próprio Centro, localizado na Rua Otília, 1495- Centro de Queimados. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para dúvidas, denúncias e pedidos de informações devem entrar em contato com o Disque Cidadania LGBT, no telefone 0800 0234 567.

Oficina de artesanato do CEU Planeta Futuro entra no clima do Natal

Alunos aprendem diversas técnicas e dão nova vida a materiais que seriam descartados. Exposição das peças acontecerá na próxima segunda (3) 
Foto: Thiago Loureiro
Marina Mendes- Garrafas de vidro se transformam em vasos decorativos e CDs velhos formam guirlandas com um pouco de cola, tinta e muita criatividade. Há menos de um mês para a chegada do Natal, os alunos de artesanato do Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro de Queimados já começaram a produção de peças decorativas para a tradicional festa de fim de ano. A oficina de artesanato é oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e tem como objetivo incentivar os participantes a trabalhar de forma autônoma. Neste semestre, o curso conta com 80 participantes e aulas duas vezes por semana.
Foto: Thiago Loureiro
Desempregada, Telma Motta de Andrade (55) aprovou a ideia e conta que a oficina não só ocupa a mente, como dá a possibilidade de aprender coisas novas. “Tudo que eu via de artesanato antes do curso, achava que não saberia fazer. Mas a cada dia que passa, descubro coisas novas. Consigo fazer pintura em panos de prato, bolsas com materiais reciclados, e até arte com giz de cera”, contou a moradora do bairro Belmonte, que também participa das aulas das oficinas de Padeiro e Teclado oferecidas no espaço.
Foto: Thiago Loureiro
Para o Secretário da Pasta, Marcelo Lessa, é sempre bom ver os alunos empolgados com os conhecimentos adquiridos ao longo da experiência. “Ficamos muito satisfeitos quando atingimos nosso principal objetivo, que é promover qualificação e inclusão da população em atividades que desenvolvem suas habilidades”, afirmou o gestor.
Para dar visibilidade às obras produzidas pela iniciativa e encerrar as atividades da oficina em grande estilo, uma exposição será promovida no local na próxima segunda-feira (3) das 14h às 16h.
Foto: Thiago Loureiro
O CEU oferece atividades como hip hop, jazz, zumba, teatro, ballet, dança de salão e, também, cursos livres de formação e qualificação profissional, como é o caso das oficinas de teclado, violão, bateria, informática, inglês, corte e costura, confeiteiro, padeiro, entre outras modalidades. Com duração de três meses, cerca de 4 mil alunos já participaram e levaram para casa os certificados que os auxiliam a ingressar no mercado de trabalho.

Para mais informações, basta ir até ao CEU (Rua Macaé, 430, São Roque), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Mergulho na história: Mostra pedagógica resgata origens de Queimados em praça pública

Alunos recontaram a trajetória do município por meio de maquetes, cartazes e apresentações de teatro, dança e música

Professora Fátima Muniz exibe maquete da estação ferroviária
Jéssica Moreira - Uma verdadeira aula sobre as origens de Queimados em plena praça pública. Assim foi a Mostra Pedagógica realizada, nesta quinta-feira (29), pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Sob o tema “Quem ama a sua história, conserva a sua memória”, os alunos das 30 escolas municipais e três creches públicas da cidade promoveram uma viagem através do tempo, no evento que contou com a parceria do Sesc. A iniciativa fez parte da programação comemorativa pelos 28 anos de emancipação de Queimados.

Por meio de maquetes, cartazes e apresentações de teatro, dança e música, os estudantes da rede contaram aos espectadores detalhes sobre o surgimento dos bairros onde estudam, com o objetivo de resgatar o histórico das origens do município.

Presente no evento, o Prefeito Carlos Vilela fez questão de visitar todos os estandes do evento e elogiou a ação. "É preciso parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso, porque resgatar a história é muito importante para a formação de cada indivíduo. Que nunca esqueçamos as origens de Queimados para fazer valer toda a nossa luta pela emancipação", declarou o gestor.

Para o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, a educação de Queimados vive um momento muito especial. “Mostrar na prática a história da nossa gente, vivenciando o passo a passo da emancipação, bem como as experiências vividas no período fortalece o conhecimento da nossa terra e mostra o quanto são importantes as nossas origens. Destaco também que parcerias como a que temos construído com o Sesc são necessárias para a evolução da cidade”, declarou o gestor.

Além de disponibilizar as 46 tendas utilizadas no evento, o Sesc ofertou uma série de serviços gratuitos à população, como: orientação de saúde bucal com aplicação de flúor, oficina de xilogravura (arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira), orientações sobre câncer de mama, de colo de útero, doenças sexualmente transmissíveis e as Exposições Eco África, Imagens da Juventude Sesc e Eco Sistemas do Nordeste Brasileiro.

Mãos que recontaram a história

Orgulhosos, os alunos do Pré II Luiz Otávio (6) e Nicole da Conceição (6) exibiam um grande livro com fatos que marcaram a trajetória de Queimados. O material foi produzido em sala sob a orientação da professora Alessandra Martins. “Usamos chá preto e café para dar esse efeito “envelhecido” nas páginas. Contei a história de uma forma lúdica, aproveitando pra trabalhar a pintura, reciclagem com o papelão e as garrafas pet, além das formas geométricas. Quando meus aluninhos viram o livro pronto ficaram super satisfeitos consigo mesmos”, declarou a educadora da Escola Municipal Paulo Freire.

E o que pode ser mais característico para uma cidade que seu brasão? Para os alunos do 4º ano da E. M. Metodista, cada bolinha de papel colada na peça produzida sob a supervisão da professora Eliane Ferraz traz grandes acontecimentos sobre a trajetória de Queimados. “Usamos mais de 2 mil bolinhas de papel fino respeitando os vários tons do brasão. Eles faziam as bolinhas e eu orientava na colagem. A importância de escolhermos recriar o brasão era resgatar a cidadania, porque hoje eles sabem o significado do trem, da laranja, das estrelas... Foi muito gratificante.”, afirma a docente.

Imagens: SEMCOM - PMQ
Outro estande que atraiu cliques dos espectadores foi o da Escola Municipal Prof. Washington Manoel de Souza. Com maquetes realistas da antiga estação ferroviária e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a professora Fátima Muniz incrementava suas aulas de história. “Deixei as salas de aula em 2017, mas a educação nunca saiu de mim. Aquela mesmice de focar apenas na teoria não atrai mais a atenção das crianças e adolescentes. Já trabalhar usando as mãos ajuda a gravar na memória o que está sendo estudado. Sempre usei técnicas em argila, recorte, colagem, pintura e desenho em sala de aula e amo os resultados”, contou a docente que se aposentou em 2017, mas segue apoiando ações pedagógicas da SEMED. 

Caravana do Trabalho chega a Queimados e oferece mais de 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação

Oportunidades são para Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Inscrições serão feitas no domingo na Praça dos Eucaliptos

Marina Mendes - A próxima parada da “Caravana do Trabalho” será em Queimados, na Baixada Fluminense. No próximo domingo (2), o caminhão do programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, desenvolvido pelo Governo Federal, irá estacionar, a partir das 8h, na Praça dos Eucaliptos, no Centro. Ao todo, serão 330 vagas oferecidas nos cursos de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing.
Não há pré-requisito de escolaridade para o participante, apenas que seja maior de 15 anos. A proposta é democratizar e expandir a qualificação social e profissional nas áreas de difícil acesso, através de modos alternativos, e por isso, o caráter itinerante. Quem for participar, receberá material didático e uniforme gratuitamente, além dos certificados de participação dados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho.
Para o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Rafael Coelho, o Foquinha, o programa tem como intuito incentivar os jovens a se qualificarem. “Estamos em uma era que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as vagas escassas. Por isso é cada vez mais fundamental para os jovens que eles adquiram seus diferenciais. Dessa vez, a oportunidade é gratuita e reconhecida pelo Governo Federal”, afirmou o gestor.
As aulas acontecerão nos três turnos, manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e/ou noite (17h30 às 21h30) e têm previsão para começar no próximo dia 10. Para se inscrever, o aluno pode efetuar sua pré-inscrição on-line através do site: www.caravanadotrabalho.org.br e a confirmação da matrícula é presencial no polo, mediante apresentação de documento com foto. As vagas são limitadas.  

O que cursar na faculdade? Rolê das graduações vai tirar dúvidas dos futuros universitários

Evento contará com apresentação de palestras nas mais variadas áreas do conhecimento, explicações sobre o Sisu e também saúde mental

Marina Mendes - O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já passou, mas com isso uma nova etapa surge na vida dos vestibulandos: escolher qual curso de graduação ingressar. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Coordenadoria da Juventude, irá realizar no próximo domingo (2) o "Rolê das graduações", um encontro para tirar todas as dúvidas dos futuros universitários sobre a vida acadêmica. A palestra acontecerá no Teatro Metodista, a partir das 9h, e irá abordar assuntos como formação e possibilidades de áreas para seguir carreira e ter o tão esperado sucesso profissional.
Serão sete convidados para apresentarem um pouco mais sobre suas profissões, entre pessoas atuantes no mercado e universitários. Seja da área de ciências exatas, biomédica ou ciências humanas, os palestrantes contarão um pouco de suas experiências com seus respectivos cursos, além de exporem quais são as possibilidades e oportunidades que surgem dentro e fora de cada graduação.

Além disso, será explicado como funciona o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, o portal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do  ENEM. A psicóloga Gizeli Hermano, também conversará com os presentes, para falar sobre carga de estudos e saúde mental na Universidade.
Quem está na dúvida do que cursar são os jovens Sidney Pereira (17), Amanda Galvão (17) e Camila Maciel (21). Participantes do pré-enem comunitário do projeto Profº. Fábio Castelano desde o início do ano e estudantes da rede estadual, os três irão recorrer ao Rolê das Graduações para tirar dúvidas e quem sabe sair de lá com uma nova resposta sobre o futuro profissional.
Sidney, que é morador do bairro São Roque, conta que pretende seguir a área de novas tecnologias. "Estou na dúvida entre Engenharia e Ciência da Computação, mas ainda assim estou muito animado. Sempre quis fazer faculdade, porque além de ser um direito meu, eu vou ser o primeiro da família a me formar no Ensino Superior", contou o jovem.
Já Amanda, moradora do bairro Quebra Coco, ficou em dúvida entre áreas distintas. "Pensei em Direito, mas também gosto muito da área de saúde e de medicina veterinária. Por isso, estou precisando ouvir alguns conselhos", disse a jovem. Já Camila afirma que atualmente seu sonho é a Geologia. "Tenho o sonho de trabalhar numa grande multinacional do petróleo e sei que agora preciso escolher a melhor universidade para garantir uma ótima formação", afirmou a moradora do bairro Vila Central. 
Apesar dos resultados e da luta pela garantia da vaga estarem previstos para Janeiro, o Coordenador da Juventude, Felipp Castelano, explicou como é fundamental que as ideias cheguem até os jovens o quanto antes. "Sabemos que muitos têm dúvidas de qual faculdade ingressar, isso é normal. Mas entendemos que eventos como esse incentivam não só ao período de inscrições, mas sim o engajamento da juventude queimadense pelo ensino superior público, gratuito e de qualidade", afirmou Castelano.



SERVIÇO:
Assunto: Rolê das Graduações
Data: 02/12 – Domingo
Horário: 9h
Local: Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Queimados)



FitDance vira febre entre os idosos de Queimados

Mix de ritmos que mistura dança com diversão encerrou o mês de novembro das atividades do Centro de Esporte e lazer da Terceira Idade

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Uma mistura de dança com muita diversão. Assim foi o encerramento das aulas de novembro no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), na manhã desta quinta-feira (29). O ritmo ficou por conta da nova modalidade que está fazendo o maior sucesso entre os idosos: o Fitdance. A aula consiste em um mix de ritmos, que inclui coreografias de diferentes estilos musicais e de fácil assimilação.  Para o próximo mês, o espaço está com 135 novas vagas disponíveis distribuídas em musculação, hidroginástica, pilates, dança de salão, fitdance e artesanato. 
Foto: Igor Lima
A aula desta quinta relembrou hits da década de 90 e 2000, como É o Tchan e Rouge e reuniu aproximadamente 60 idosos no auditório do CELTI. A atividade tem como objetivo melhorar o equilíbrio - diminuindo os riscos de queda -, a coordenação motora, aumenta a flexibilidade e reduz as dores musculares.
Foto: Igor Lima
De acordo com a Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, o Fitdance faz com que o pratica se movimente, dance e agite o corpo e a mente, elevando o bem-estar. “Esse é o objetivo principal, levar alegria e diversão em todos os momento. A aula trabalha com movimentos coreográficos modernos pensados de forma didática, proporcionando ao praticante dançar como nunca imaginou. A aula consiste em um mix de ritmos e movimentos variados”, explica.
Com mais de 1,8 mil idosos cadastrados, no próximo mês, o CELTI contará com novidades, entre elas um encontro dançante em Nova Iguaçu, em parceria com o SESC, confraternização de fim de ano, além de aulas especiais nas modalidades oferecidas no espaço.
Mais qualidade de vida
Foto: Igor Lima
Com um sorriso no rosto e provando que tem disposição de sobra, a aposentada Maria de Lourdes (76), foi no CELTI para fazer aula de hidroginástica e acabou participando da dança. “Eu tinha má circulação nas pernas, mas depois que comecei a fazer as atividades aqui, melhorou bastante. Pretendo me cadastrar na musculação a partir do ano que vem”, disse a moradora do bairro Nova Cidade.
Foto: Igor Lima
Outra idosa que foi até ao chão na aula de Fitdance, foi a moradora do bairro Novo Rio, Zélia do Carmo (73). “Tem quatro meses que me inscrevi aqui no CELTI, agora eu não quero outra vida. Estou aqui toda semana fazendo musculação, dança e artesanato, pois tem ajudado muito na minha saúde, me dando ânimo para fazer minhas tarefas do dia a dia”, concluiu a aposentada.
Para participar das atividades oferecidas pelo CELTI, é necessário ter acima de 55 e ir até ao local (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. Outras informações (21) 2665-6526. 
Programação de Dezembro 
03-12 – Aula de dança, às 10h
Local: CELTI 
07-12 – Aula de artesanato, às 10h
Local: CELTI 
14-12 – Festa de fim de ano, às 8h
Local: Jardim da Fonte 
21-12 – Encontro Dançante, às 15h

Local: SESC Nova Iguaçu.  

Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro recebe espetáculos teatrais gratuitos neste sábado

Peças têm classificação livre e ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação

Divulgação
Aline Lopes- Abram as cortinas que a arte pede passagem! O 1º Festival FUNARJ de Artes e Literaturas vai oferecer mais três peças teatrais gratuitas para os moradores de Queimados. Os espetáculos serão apresentados, no próximo sábado (1), no Centro de Artes e Esportes Unificados- CEU Planeta Futuro. O evento é uma parceria entre a Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a Fundação Anita Manutuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ). 
Divulgação
Na semana passada, foram realizadas oficinas, leituras dramatizadas e até shows. Para este fim de semana, serão 100 ingressos distribuídos no local, por sessão, uma hora antes de cada apresentação. Na programação especial, está a Anna Velloso e Cia apresentando duas peças: ‘Bossa Novinha’, às 15h e ‘Sambinha’, às 17h, ambas no Teatro Delcy de Souza, com a classificação livre. Já a Isabel Cavalcanti, apresentará ‘The And’, às 18h30, na Praça CEU, para maiores de 14 anos.
Divulgação
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, o objetivo da parceria é oferecer cada vez mais eventos culturais para os queimadenses. “Nossa função é proporcionar momentos de apreciação à arte de forma gratuita para os moradores da região e é isso que estamos fazendo com a FUNARJ. Acredito que quanto mais jovens estiverem envolvidos nessas atividades, menos adolescentes iremos perder para o mundo da criminalidade no futuro”, concluiu o gestor.
Programação:
15h- Bosa Novinha (Ana Velloso e Cia)

Local: Teatro Delcy de Souza, CEU;

17h- Sambinha (Ana Velloso e Cia)

Local: Teatro Delcy de Souza, CEU;

18h30- The And (Isabel Cavalcanti)

Local: Praça CEU


Gestores Públicos de Queimados participam de Workshop de Liderança

 Evento faz parte de mais uma etapa do Programa Cidades Empreendedoras

Kathellen Islyne - Para fortalecer e promover o trabalho em equipe dos funcionários públicos, a prefeitura de Queimados e o SEBRAE ofereceram Workshop de Liderança destinado ao Comitê Gestor, Gestores e Servidores Públicos da cidade, na última quarta-feira (28), no CELTI (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade).

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela o evento fortalece as lideranças locais. “Nossos servidores estão sendo capacitados com novos métodos de gestão e liderança, para melhorar e aprimorar o desenvolvimento econômico da cidade. Temos que continuar crescendo e promovendo o trabalho em equipe, por isso aderimos ao Cidades Empreendedoras”, ressalta o gestor.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio do Inconfidência, o curso intensivo é necessário para qualificar os servidores. “Estamos focando em construir um cenário favorável a implementação efetiva do programa, para isso precisamos capacitar os funcionários da cidade, melhorar seu conhecimento e estabelecer um desenvolvimento mútuo”, conta.

O Workshop foi ministrado pelo consultor do SEBRAE em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Julio Ledo. Ele destacou a necessidade de modificar o modelo de lideranças da cidade. “Não dá para modificar o modelo de cidades empreendedoras e de desenvolvimento econômico territorial, sem antes modificar o formato das lideranças tradicionais. O curso se propõe a modificar o formato centralizador para um modelo de liderança compartilhada”, explica.

Prefeitura de Queimados deposita salário do funcionalismo nesta quinta


SEMCOM/ PMQ
Aline Lopes- Já virou tradição, em Queimados, o depósito dos salários dos servidores públicos antes da virada do mês. Nesta quinta-feira (29), os cerca de 3 mil funcionários, entre estatutários e comissionados, já acordaram com os proventos, referentes ao mês de novembro, disponíveis na conta. A Prefeitura tem até o 5º dia útil para pagar os servidores, mas optou mais uma vez por antecipar o benefício dos trabalhadores.
Os 421 servidores inativos, entre aposentados e pensionistas, também irão receber antes de virar o mês. O Instituto de Previdência de Queimados (PREVIQUEIMADOS), deposita nesta sexta-feira (30) os proventos dos funcionários.  O 13º salário, tanto dos servidores ativos, quanto dos inativos, devem cair na conta até 20 de dezembro.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Mês da consciência negra: programação segue movimentada em Queimados

Seminário sobre as Relações Étnico-Raciais, dança, atividades educativas e até feijoada compõem grade de atividades. Nesta quinta haverá sessão solene na Câmara

Jéssica Moreira e Marina Mendes - O mês de novembro está chegando ao fim, mas a programação em prol da consciência negra segue movimentando Queimados, na Baixada Fluminense. Com uma semana repleta de eventos pedagógicos e culturais sobre o tema, o município promoveu nesta quarta-feira (28) o II Seminário da Educação das Relações Étnico-Raciais. O encontro, realizado pela Prefeitura em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), aconteceu durante todo o dia no Teatro Metodista e contou com a presença da youtuber Monique Evelle.

Presente no evento, o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, ressaltou a importância de desenvolver esse tipo de diálogo, que vai além do espaço escolar. “Estamos indo na contramão da intolerância que vemos todos os dias na sociedade. Todas as escolas da rede municipal têm representantes aqui hoje para bebermos juntos dessa fonte de reflexão: é preciso trabalhar o tema da consciência negra de forma interdisciplinar em sala de aula para que o tema chegue à família de cada estudante”, declarou o gestor.

Após a abertura, Lilian do Carmo (mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ) palestrou sobre os desafios da implementação do antirracismo nas salas de aula. “Temos toda uma cultura colonialista que prega a supremacia branca em todo o currículo escolar. Desde as religiões e lendas africanas que são tratadas como ruins, como a falta de compreensão sobre os conceitos de racismo, preconceito e discriminação”, explicou a docente.

Imagens acima: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Já a jornalista e youtuber Monique Evelle promoveu um bate-papo com os educadores da plateia, debatendo temas polêmicos como cotas raciais, sexualização dos negros e padrões estéticos impostos pela mídia. “É importante que a gente fale abertamente sobre conceitos tão enraizados no nosso país. Agradeço a oportunidade e o convite, é gratificante estar num evento de professores que querem contribuir para um mundo mais igualitário”, afirmou a jovem, escolhida pela revista Forbes em 2017 como um dos “30 under 30” (empreendedores e criadores abaixo dos 30 anos que estão transformando o mundo).

A programação contou ainda com exposição de artesanato afro, apresentações musicais de alunos da rede municipal e relatos de Experiência com o tema “Protagonismo Negro – superação e sucesso” e uma mesa formada por cinco profissionais de sucesso em suas respectivas áreas: Igor Gonçalves (Professor/Escritor), Mariana Faria (Cirurgiã Dentista), Marcos André (Professor), Rita de Cássia Gomes (Advogada) e Dr. Roberto Azevedo (Professor).

Atividades culturais e educativas

Taylon Souza e Matias Rodney, alunos do EJA na E. M. Leopoldo
Machado/ Imagem: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Já na tarde da última terça-feira (27) quem conversou e debateu a temática foram as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Santiago. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a iniciativa também fazia parte da programação do mês da Consciência Negra e incluiu vídeos curtos e educativos para ilustrar e abordar a negritude, preconceitos e discriminações que a população negra sofre. Além disso, os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Leopoldo Machado também organizaram a culminância do “EJA Negro”, projeto pedagógico voltado ao assunto. 

Imagem: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Com apresentações de dança, rap, hip hop e até feijoada para os participantes, a iniciativa mobilizou os 406 alunos do turno noturno da instituição. “É claro que o racismo se modifica com o passar do tempo. Hoje em dia discutimos e percebemos muitas atitudes racistas mas podemos perceber que faz parte da estrutura em que vivemos. Na nossa sociedade ninguém se diz racista, mas todo mundo já viu um ato de racismo. Por isso essas atividades são tão importantes, porque ficam e agem, principalmente, no imaginário  dos mais jovens. Tudo isso influencia e faz o indivíduo valorizar sua etnia, além de provocar um pouco mais de inclusão dos negros na agenda social”, afirmou Jorge Dahl, que é Coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial.

Confira o restante da programação:

29/11 - Moção de Aplausos com homenagens às pessoas que se destacaram na luta contra a discriminação racial, às 19h.  Local: Câmara de Vereadores (Rua Heloísa, 193 – Centro de Queimados).

30/11 - Mostra cinematográfica com o filme: ”Nossos Mortos Têm Voz”, às 18h. Local: Centro Esportivo Golfinhos da Baixada (Rua Antônio Sobreira Sobrinho, 3 - Vila Nascente).

Fumacês entram em ação no combate à Dengue em Queimados

Carros começaram a percorrer bairros que apresentaram índices de infestação acima da média considerada no último levantamento rápido realizado pela Prefeitura

Marina Mendes - Um reforço de peso no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, solicitou ao governo do Estado a presença de carros fumacê no município para intensificar o combate à Dengue, Zika e Chikungunya na região. A ação começou nesta semana e faz parte do plano estratégico e emergencial formulado pelo município, em que foram identificados altos índices de infestação nos bairros São Roque e Ponte Preta.

A ação vai durar ao longo de todo o mês de dezembro e está diretamente ligada ao novo Levantamento Rápido de índices de Aedes Aegypti, o LIRAa, que se trata de uma mostra estatística em que é determinada a quantidade de focos do mosquito em cada região da cidade. A porcentagem funciona da seguinte maneira: até 1%, a cidade está em situação satisfatória; entre 1% e 3,9% significa situação de risco; já superior a 4%, significa que o local está próximo de viver uma epidemia. No caso dos bairros, o São Roque apresentou o índice de 4,91 enquanto o Ponte Preta teve obteve 4,24 de média.

No diagnóstico geral, o município obteve 1,94% na avaliação, e por isso, a necessidade da intensificação das atividades de combate, inclusive nos bairros São Cristóvão e Vila Pacaembu, que mesmo atingindo 0,63 e 0,5 no índice, respectivamente, receberão o fumacê, pois são próximos às áreas afetadas. O plano também inclui o aumento de número de agentes realizando visitas domiciliares pelas localidades, visitas em escolas e rodas de conversa com a população.  
A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, alerta sobre os sinais das doenças. “A Dengue tem como principais sintomas a febre, dores intensas atrás dos olhos e na cabeça, dores fortes nos músculos, entre outros. Já a Zika, provoca também coceiras pelo corpo e manchas vermelhas na pele. Outra doença causada pelo mosquito é a Chikungunya, com os sintomas bastante parecidos com os anteriores e inchaço nas articulações”, explicou a gestora.
Imagens: Marina Mendes/ SEMCOM - PMQ
O Coordenador do Setor Técnico de Monitoramento de Controle de Vetores, Roberto Xavier, afirmou que os problemas nos bairros são pontuais e que serão resolvidos com a colaboração dos moradores. “Além dos focos dentro das casas dos moradores, temos encontrado muitos macrofocos, como foi o caso do bairro São Roque, local com maior índice de infestação”, concluiu.
Em casos de dúvidas sobre o combate a vetores, os moradores podem entrar em contato pelo Disque-Dengue (21) 2665-4303 ou ir à Vigilância Sanitária do Município de Queimados, que fica na Travessa Marquês, 131, no Centro de Queimados, com funcionamento das 8h às 17h.