segunda-feira, 31 de julho de 2017

Queimados realiza 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Evento contou com a realização de debates, oficinas, elaboração de propostas e a eleição dos delegados que levarão as propostas escolhidas para a etapa regional em agosto

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Com o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, no último sábado (29), no Teatro Metodista.

Durante todo o dia, diversas palestras foram ministradas e os eixos temáticos discutidos, com o objetivo de elaborar as propostas que serão levadas à Conferência Regional de Vigilância em Saúde, no próximo dia 10 de agosto, em Belford Roxo.

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. A vigilância epidemiológica, por exemplo, reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças.

O prefeito Carlos Vilela, que esteve na conferência, destacou a importância ter uma boa política de vigilância em saúde no município.

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
“Precisamos fortalecer a política de vigilância em saúde, a proteção e prevenção têm que receber a mesma importância que a recuperação e a assistência. Não é só cuidar da doença quando o paciente já a possui. Precisamos que não haja o risco da população pegar determinada doença em primeiro lugar”, explicou.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, “o debate com a população é mais uma oportunidade de nos reunirmos para tratar de temas que vão melhorar a qualidade dos serviços que prestamos em nossa cidade. Temos que fazer ações que fortaleçam a coleta de dados, para melhorar a vigilância em saúde no município.”

Delegados indicados para Conferência Regional:

- Segmento de Usuário:
Josué Silva da Costa
Maria Cristina Fernandes
Devanir Alves Azevedo
Sônia Maria Ribeiro Viegas dos Santos

- Segmento de Profissional:
Janaína Barão de Souza
Elisabete Fragata Romão

- Segmento de Gestor:
Amanda Morais dos Santos
Kelly da Silva Lisboa

- Técnicos:
Wanderson Beral Alves
Washington Luiz Gomes Teixeira
Maria Betania Pessoa de Paiva Oliveira
Flávio Luiz Corrêa da Costa



Forró pé de serra dita o ritmo do arraiá da Terceira Idade em Queimados

Idosos caem na dança e provam que para a diversão não há idade. Evento teve comidas típicas e até casamento na roça

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
Aline Lopes - Tem festa na roça para os idosos sim senhor e com muito anarriê! A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira idade, realizou na última sexta-feira (28), o tradicional arraiá no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). O evento contou com a participação do Trio Baião Lunar que interpretou músicas no estilo forró pé de serra arretado e pra lá de animado.

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ

O objetivo é propiciar o divertimento aos idosos e a interação com outros amigos da “melhor idade”. O Prefeito Carlos Vilela, também participou do arraiá, como bom aluno que é de dança de salão deu alguns passos de forró ao lado da primeira-dama Lúcia Vilela e falou  sobre a importância  desses eventos. “A meta do governo é investir em atividades como essas para que nossos idosos possam ter também divertimento. No Celti, realizamos um trabalho magnífico que conta com a parte médica, da atividade física e também o lazer”, frisou.

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
O Secretario Municipal de Assuntos Institucionais /Terceira Idade, Carlos Albino, completou “preparamos uma calendário extenso de atividades durante todo o ano. Além das atividades físicas como hidroginástica, musculação, entre outros, também promovemos bailes e passeios. É uma prova que para se divertir não há limite de idade”, brincou.

O vice-prefeito Machado Laz também participou do evento, que contou com várias barraquinhas com comidas típicas feitas pelos próprios idosos. Não poderiam faltar, claro, guloseimas como bolo de milho, paçoca, pé de moleque, canjica  e caldos.

Foto: Igor Lima/Divulgação PMQ
O Arraiá da Terceira Idade contou com aproximadamente 100 idosos, entre eles, Maria da Penha, de 66 anos, que se vestiu até de noiva para o casamento na roça. “Eu não tenho nem palavras para descrever a importância desses eventos para a minha vida e dos meus amigos. Significa saúde junto com muita diversão. Sempre participo de tudo que tem aqui no CELTI”, declarou.

O Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade dá a oportunidade para os idosos acima de 55 anos de praticarem atividades como hidroginástica, musculação, artesanato, dança  de salão, entre outros, tudo de graça. Para mais informações, basta comparecer ao CELTI (Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu). Outras informações: 21 2665-6526.





Prefeitura no seu Bairro ganha reforço do Detran Presente e vai levar gama de serviços gratuitos a moradores de Queimados

Vistoria anual de veículos, primeira via da identidade, renovação da carteira de habilitação e abertura de recursos contra multas estão entre as novidades da ação

Felipe Carvalho - Rio. O projeto itinerante “Prefeitura no seu Bairro”, desenvolvido pela Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais, que percorre a cada dois meses uma região diferente do município de Queimados levando uma série de serviços oferecidos pelas secretarias municipais ganhou um reforço de peso para a próxima edição, que acontecerá no próximo sábado, dia 5 de agosto, a partir das 9h, na Escola Municipal Alberto Pirro, no bairro Granja Alzira: o serviço “Detran Presente”. A ação oferecerá no mesmo local atendimento em todos os setores da autarquia, destaques para a vistoria anual de veículos, primeira via da identidade, renovação da carteira de habilitação e abertura de recursos contra multas.

Ao todo, mais de 20 órgãos públicos estarão envolvidos na atividade. A Prefeitura de Queimados vai cadastrar para vagas de emprego, fará diversos atendimentos de saúde, atualizará dados de cadastro de programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, agendará serviços públicos como iluminação, emitirá cartão do SUS e efetuará a troca do óleo de cozinha usado por itens de limpeza. A programação inclui ainda a realização de oficinas de teatro, judô e capoeira, exposição de animais peçonhentos, distribuição de sementes e mudas, vacinação contra a Febre Amarela e a Gripe Influenza e consultoria para os microempreendedores individuais.

Já o Detran Presente, vai oferecer atendimentos de identificação civil (1ª e 2ª via da carteira de identidade), registro de veículos (licenciamento anual), habilitação (Primeira habilitação, troca da permissão pela CNH definitiva, adição e mudança de categoria, renovação e segunda via da CNH, informação sobre curso de reciclagem para motoristas infratores, consultas de pontuação, entre outros),  ouvidoria (denúncias, elogios e reclamações), junta administrativa de recurso de infração (abertura de recursos, onde e como recorrer das infrações, dúvidas sobre real infrator, entre outros) e a coordenadoria de educação realizará palestras educativas, dará instruções sobre DPVAT e curso de noções básicas de mecânica para mulheres. O evento contará ainda com um show do grupo local Art-Samba.

De acordo com o prefeito de Queimados, Carlos Vilela, a parceria com o Detran/RJ torna essa edição do projeto “Prefeitura no Seu Bairro” mais que especial. “Nosso objetivo é unificar em um mesmo espaço os serviços oferecidos pelo governo para quem não pode buscar atendimento ao longo da semana ter a oportunidade na sua folga. Fico muito feliz quando vejo que o trabalho que realizamos ajuda de alguma maneira à população. Essa iniciativa idealizada pela nossa Coordenadoria de Políticas Sociais, através do vice-prefeito Machado Laz, de estar a cada dois meses em uma região diferente do nosso município é magnífica. A chegada do Detran vem para somar muito no projeto. Esperamos atender 10 mil pessoas neste dia”, destacou.

Agendamento online para atendimentos específicos

Alguns atendimentos, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site (http://www.detran.rj.gov.br/) ou pelo telefone 0800-0204040.

O Presidente do Detran, Vinicius Farah, destacou que entre as metas da ação realizada em parceria com a prefeitura está o aperfeiçoamento da prestação dos serviços. “Acredito que o cidadão deve ter acesso a um serviço público de qualidade e estou trabalhando para que o Detran avance nesse quesito em todo o estado do Rio. Considero que este deve ser um dos mais importantes legados da minha gestão. É fundamental que todos os motoristas estejam atentos e conscientes de sua responsabilidade ao volante”, concluiu.


SERVIÇO:

Assunto: Prefeitura no Seu bairro + Detran Presente
Data: 05/08/2017
Horário: 9h às 14h (Serviços da Prefeitura) 9h às 16h (Serviços do Detran)
Local: Escola Municipal Professor Alberto Pirro (Rua Boa Viagem, nº 1135 – Bairro Jardim Alzira)

Queimados recebe exposição modernista que explora a cor e a sensibilidade feminina a partir da próxima sexta



Mostra “Sensações e Vibrações” vai contar com 20 pinturas a óleo e poderá ser visitada gratuitamente até 2 de setembro

Dine Estela - Os traços, as cores e curvas do corpo feminino, dentro de uma atmosfera de brasilidade, com ecos da pintura modernista, estão presentes na obra do artista plástico Marco Monson, que estará em exposição em Queimados durante quase um mês. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a mostra será aberta oficialmente nesta sexta-feira (4), às 18h e ficará em cartaz até 2 de setembro. O trabalho conta com 20 pinturas a óleo do acervo do artista que ultrapassa 500 obras. A visitação é gratuita.

A Secretaria Municipal de Educação fica localizada na Rua Hortência, nª 06 - Centro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h. Os tamanhos das telas variam entre 2x1 e 1x1,40 metros.  Elas são inspiradas no modernismo de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.  

“Os artistas modernistas sentiam a necessidade de mudar o meio em que viviam, experimentando novos conceitos. Essa exposição será uma ótima oportunidade dos nossos alunos terem acesso à cultura e entender alguns dos traços que marcaram um dos principais movimentos da arte brasileira”, acredita o secretário de Educação de Queimados, o professor Lenine Lemos.

Já o autor da exposição Marco Monson ressalta que as suas pinturas destacam o ser humano, em especial às mulheres. “É uma mostra de pinturas, óleo sobre tela, figurativa com foco no modernismo. Valorizando o ser humano, especialmente as mulheres e as crianças em sensações, luzes e cores numa atmosfera de brasilidade”, explicou. 

Mais sobre o autor

Marco Monson é carioca de Campo Grande, Rio de Janeiro/RJ, e desde sua infância, nos anos de 1960, demonstrou interesse e aptidão pelas artes visuais. O artista é autodidata e, após orientações de uma amiga artista plástica, foi ampliando seus horizontes e projetando suas emoções em suas obras. A mulher e os tons de terra predominam nos seus trabalhos. A cor e a sensibilidade no registro de figuras femininas que invadem suas telas são marcadas pela sobreposição de imagens. O artista plástico recebeu premiações em exposições diversas e já participou de dezenas de mostras coletivas e individuais.

Ele foi professor durante 30 anos e hoje vive exclusivamente da arte. Sua maior obra “Sensações e Vibrações” conta com mais de 500 telas inspiradas no modernismo de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.  Suas telas são marcadas pela sobreposição e a ausência de traços faciais, projetando as emoções em suas obras. A negritude também muito presente em seus trabalhos, é inspirada em Di Cavalcante, já a presença das crianças, veio do tempo em que o artista era professor. Outra série mais abstrata do autor, chamada “nós”, já conta com 20 telas, mas ainda não tem data e local para ser apresentada.






sexta-feira, 28 de julho de 2017

Prefeitura de Queimados inicia revisão do Plano Diretor

Documento será elaborado através de reuniões com técnicos e audiências públicas com a sociedade civil. Crescimento ordenado da cidade é o objetivo principal

Fotos: Igor Lima
Aline Lopes - Visando o desenvolvimento sustentável do município de Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMUR), deu início na manhã desta sexta-feira (28) aos trabalhos de revisão do Plano Diretor durante reunião realizada com técnicos de diversas secretarias municipais na sede da Procuradoria Geral.  O objetivo é de entender a demanda local e garantir um crescimento ordenado da cidade para os próximos anos.

O Plano Diretor vigente no município foi aprovado em 2006, como o prazo de validade máximo é de 10 anos, faz-se necessária a revisão através de um processo amplo e democrático de discussão. Além de montar uma comissão com os órgãos públicos para elaborar propostas de atualização do documento, a prefeitura também fará um cronograma de reuniões públicas para identificar as demandas levantadas pela sociedade civil organizada.

A reunião contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela, que frisou a importância do Plano Diretor para a cidade. “O município está crescendo socialmente e economicamente, então temos que fazer reajustes para adequar a nova realidade. O Plano Diretor serve para nortear o poder público nas tomadas das decisões futuras”, ressaltou.

Já o Subsecretário Municipal de Urbanismo, Fagner Moutinho acrescentou que o Plano Diretor Diretor ajuda a organizar os espaços da cidade e melhorar dia a dia da população. “As três principais diretrizes que serão discutidas na revisão serão: o desenvolvimento sustentável, a gestão democrática da cidade e o planejamento do desenvolvimento do município”, adiantou.

Após a realização das reuniões  dos órgãos públicos e da audiência pública com a sociedade civil organizada, o texto do novo Plano Diretor será enviado para a Câmara Municipal, onde será analisado e votado. Depois de aprovado, vai ser encaminhado para sanção do prefeito.

Queimados promove 1ª conferência municipal de Vigilância em Saúde

Encontro contará com realização de debates, oficinas, elaboração de propostas e eleição de delegados para a etapa estadual que será realizada em setembro

Foto: Simone Silva
Aline Lopes- Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a Prefeitura de Queimados e o Conselho Municipal de Saúde vão realizar neste sábado (29) a 1ª Conferência municipal de Vigilância em Saúde, das 8h às 17h, no Teatro Municipal Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu). No evento, terão palestras, oficinas, debates, homenagens aos conselheiros, eleição de delegados e aprovação de propostas para o encontro regional, que será realizado dia 10 de setembro na Casa de Cultura de Belford Roxo. Todos os participantes receberão certificados e a entrada será aberta ao público.

A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, ressalta a importância desse debate para a cidade. “Será mais uma oportunidade de nos reunirmos para debater temas que vão melhorar a qualidade dos serviços que prestamos em nossa cidade”, ressaltou.

Os eixos temáticos da conferência são: "O lugar da vigilância em saúde no SUS"; "Responsabilidades dos Estados e Governos com a Vigilância em Saúde"; "Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde" e "Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniqüidades sociais em saúde”.

O que é a Vigilância em Saúde?

A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. A vigilância epidemiológica, por exemplo, reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças.

Outro exemplo é a vigilância ambiental, que se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.

No caso da Vigilância Sanitária, o foco geralmente está no controle de bens, produtos e serviços que podem oferecer riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Outros exemplos são a fiscalização de locais como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e a inspeção de processos produtivos que podem colocar em risco trabalhadores e meio ambiente.

Já a área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

 Confira a programação:

8h às 11h - Credenciamento e Coffee Break
8h30 - Composição da 1º Mesa
8h45- Execução dos Hino Nacional / Hino Municipal
8h55 - Leitura da Reflexão
9h -Leitura do Regimento Interno
9h15 - Composição da 2º Mesa
9h35- Palestra da Dra Lucia Souto- Pesquisadora da Fiocruz e Diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)
9h55 - Palestra da Kelly da Silva Lisboa Subsecretária Adjunta de Atenção a Saúde
10h15 - Palestra do Wanderson Beral Alves - Representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Cerest)
10h35 - Debate
11h - Homenagem aos Conselheiros
12h - Almoço
13h - Grupos de Trabalhos
14h30 - Plenária para Aprovação das Propostas
15h30 - Eleição dos delegados para a Regional
16h20 - Prestação de Contas da 1º Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
16h40 - Encerramento e Entrega dos Certificados
17h - Coffee Break

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Prefeitura de Queimados deposita salário dos servidores nesta sexta-feira

Funcionalismo público recebe vencimentos antes da virada do mês. Município foi o primeiro do Rio a pagar parcela do décimo terceiro


Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Na contramão da crise econômica que assola diversos municípios do país, a Prefeitura de Queimados mais uma vez conseguirá arcar com seu compromisso de efetuar o pagamento dos seus servidores antes da virada do mês. Ao todo 3.143 funcionários, entre estatutários e comissionados, já podem comemorar o salário antecipado referente ao mês de julho, que será depositado nesta sexta-feira (28). O município foi o primeiro do estado do Rio a pagar a primeira parcela do 13° ao funcionalismo, no último dia 12 de junho.

A Prefeitura, legalmente tem até o quinto dia útil do mês para acertar o pagamento dos servidores, mas devido ao compromisso e organização financeira da gestão municipal os servidores não precisam esperar esse tempo todo.

Para o prefeito Carlos Vilela, a antecipação do salário dos servidores ajuda na estimulação do trabalho e do crescimento da cidade. “Quando o funcionalismo recebe seu pagamento adiantado, eles ficam mais dispostos com o serviço e investem mais no comércio local, movimentando cada vez mais a economia da cidade”, destacou ao lado do secretário de Fazenda, Fábio Cristiano e do de Administração, Getulio de Moura, durante reunião de rotina.

Inativos recebem no sábado

Foto: Divulgação PMQ
Quem também tem motivos de sobra para festejar são os 373 servidores inativos do Instituto de Previdência do Município de Queimados (PREVIQUEIMADOS), entre aposentados e pensionistas. Os vencimentos deles vão cair na conta no próximo sábado (29), também antes da virada do mês. 

De acordo com o diretor-presidente do PREVIQUEIMADOS, Marcelo Fernandes, o Instituto de Queimados é um dos poucos do Brasil que tem publicado desde janeiro todo o calendário anual de pagamento, incluindo a segunda parcela do 13° salário. “Dessa forma o servidor pode se programar com a sua aposentadoria e pensão”, concluiu.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Exposição sobre Madre Tereza de Calcutá emociona fiéis e admiradores de vários cantos da Baixada


Visitação é gratuita e fica aberta até 25 de agosto

Fotos: Igor Lima e Rafaela Diniz


Dine Estela: Emoção. Este foi o sentimento na abertura da Exposição sobre a vida, obra e espiritualidade de Madre Tereza de Calcutá nesta terça, 25 de julho no auditório da Universidade Estácio de Sá em Queimados. Fiéis de várias igrejas de Queimados e até cidades vizinhas visitaram o primeiro dia da exposição e não contiveram as lágrimas ao encontrar com a réplica em tamanho real da madre. A exposição fica em Queimados até o dia 25/8. A universidade Estácio funciona no segundo piso do CCQ - Centro Comercial de Queimados. Rua Dr. Eloy Teixeira, 165, Centro, de segunda a sexta, das 13h às 20:30h. Informações: 2663-4800. Depois seguirá para Japeri.

A Exposição foi aberta com uma oração realizada pelo padre Luiz André que representou a Diocese de Nova Iguaçu. “Que essa história possa inspirar outros corações a trabalhar em prol do bem estar da humanidade como fez  nossa querida irmã, Madre Tereza de Calcutá”, ressaltou.

O prefeito Carlos Vilela também fez questão de participar da cerimônia de abertura da exposição e deixar sua mensagem de boas vindas. “Manter viva uma história como essa é de grande importância para nossa cidade porque somente com amor e muita solidariedade poderemos enfrentar os grandes problemas”, ressaltou.

Para a Francisca Ângelo Galeão, 57, tudo estava muito lindo, mas o encontro com a imagem de uma pessoa tão grande e ao mesmo tempo de traços tão singelos, foi emocionante, contou. “Ela era tão frágil e tão forte ao mesmo tempo. Uma verdadeira guerreira de pouco mais de 1.20 metros, incansável na luta pelo bem estar da humanidade”, disse a religiosa que coordena o grupo de liturgia da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Queimados.

Mesmo não sendo católico, o secretário de educação, professor Lenine Lemos também não conteve a emoção do contato com a história da Madre. “A luta dela transcende à religião. Estamos revendo aqui a história de luta pelo ser humano. Isso é emocionante e muito importante para o conhecimento, principalmente dos jovens”, observou o secretário que está agendando todos os cerca de 16 mil alunos, além dos cerca de 2 mil alunos da faculdade.

No quesito cultura e turismo, o secretário das pastas, Marcelo Lessa, comemora a chegada da exposição como um marco na área cultural da cidade. “Receber uma exposição como essa como um objeto de arte e não somente religioso é muito importante, por isto, fizemos questão de escolher um lugar neutro para apresentar o trabalho”, observou.

“Vida, obra e Espiritualidade de Madre Tereza de Calcutá”

A história está sendo contada de forma cronológica através de vários painéis contendo fotografias e textos em português e espanhol, uma réplica cenográfica do quarto onde vivia Madre Teresa, relíquias, cópias de documentos, cartas e prêmios que recebeu ao longo de sua trajetória, dentre eles o Prêmio Nobel da Paz recebido em 1979, um oratório, painéis com fotos e textos que ilustra a relação de amizade com o também recém canonizado São João Paulo II, as visitas de Madre Teresa ao Brasil e seu encontro com a Irmã Dulce dos Pobres, além de uma escultura em tamanho real da Madre e um documentário de 50 minutos com imagens e testemunhos originais da Santa.

Vida e Obra
Nascida em 27 de agosto de 1910 e falecida em 05 de setembro de 1997 aos 87 anos, foi beatificada por Papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003. O Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá santa, sendo canonizada no dia 04 de novembro de 2016, no Jubileu da Misericórdia, pelo Papa Francisco no Vaticano, diante de mais de 300 mil pessoas concentradas na Praça de São Pedro.

Santa Teresa de Calcutá fundou a Ordem das Missionárias da Caridade com o objetivo único de viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e os mais pobres. A congregação tem cerca de 4.500 membros em 140 países. Ela é a Padroeira dos pobres e incapacitados.

Queimados promove seleção para emprego

São aproximadamente 100 vagas para vigilante e não é necessário ter experiência. Processo seletivo acontece até o final da semana

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - A taxa de desemprego está alta em todo o Estado. São várias famílias sem ter como colocar comida na mesa, desesperadas atrás de um trabalho para ter a chance de sair do vermelho. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Emprego, Trabalho e Renda e em parceria com o Sindicato dos Vigilantes de Belford Roxo e Queimados, promove durante toda a semana, uma pré seleção para preencher aproximadamente 100 vagas de emprego.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
Com início na manhã desta quarta-feira (26), a seleção tem como objetivo preencher vagas para o cargo de vigilante e tem como preferência os moradores do município que possuem a qualificação necessária e precisam trabalhar. Para preencher a vaga, é necessário ter o ensino médio completo e possuir o diploma do Curso de Formação de Vigilante ou o certificado de reciclagem.

Segundo o Secretário Municipal de Emprego, Trabalho e Renda, Joylde Alves, esta é uma boa oportunidade para quem deseja voltar ao mercado de trabalho. “A oportunidade veio no momento certo. A quantidade de vagas oferecidas é ótima. Temos a chance de encaminhar muita gente pra trabalhar e a ajuda do sindicato é fundamental”, explicou.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
Para Renata Ferreira de Souza, de 42 anos, moradora do bairro Eldorado, que está desempregada há nove meses, a notícia das vagas abertas traz esperança. “Fiquei sabendo da seleção por uma amiga e vim correndo em busca de uma vaga. Tenho a qualificação que foi pedida e experiência na área, porém já fui a várias empresas e não consegui nenhum trabalho. A secretaria está de parabéns, por dar preferência aos moradores de Queimados. Espero que eu consiga alguma coisa”, disse.

Já para Cristiano Henrique de Souza, de 36 anos, morador da Pedreira, a vaga é uma chance de conseguir trabalho em sua área de atuação. “Estou trabalhando há três meses como porteiro, mas quero trabalhar com o que estou acostumado e qualificado. Estou muito ansioso para conseguir essa vaga.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
O processo seletivo vai até o final desta semana e quem está à procura de uma vaga de vigilante, pode procurar a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Rua Hernani, 372), até sexta feira (28) das 10h às 12h e levar identidade, CPF, cópia do diploma do ensino médio, cópia do diploma do Curso de Formação de Vigilante ou o certificado de reciclagem e carteira de trabalho.

Queimados debate empoderamento das mulheres negras na sociedade

Palestras, apresentações artísticas e oficinas de turbantes marcaram comemorações pelo dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha na cidade

Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Um bate-papo sobre o empoderamento feminino coberto por apresentações artísticas foi  atração nesta terça-feira (25) em Queimados no evento que marcou a comemoração pelo dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, realizado no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). Pensando em ressaltar a importância do respeito e igualdade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania (SEMDEHPROC) realizou uma homenagem às militantes que estiveram no centro de lutas e movimentos sociais e culturais.

Foto: Igor Lima
Marcado no calendário oficial da cidade como “O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, a data reúne todos que lutam por uma igualdade social e respeito racial. O evento contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas e teve apresentação de palestras, roda de capoeira, turbantes e penteados.

Para o Secretário Municipal de Assuntos Institucionais / Direitos Humanos e Promoções da Cidadania, Carlos Albino, a luta por igualdade e respeitos dessas mulheres não pode parar “Um novo mundo só será possível, quando as diferenças forem vistas como riquezas e não como sinônimo de inferioridade”, ressalta.

Foto: Thiago Loureiro
E o Coordenador da Igualdade Racial, Arlindo Sampaio, acrescenta “No Brasil, a mulher negra não tem muito espaço, para elas é mais difícil conseguir chegar a algum lugar, pensando nisso criamos nesse evento palestras sobre o empoderamento feminino para mostrar que elas podem ir além sim, isso é muito importante”.

A palestrante sobre o empoderamento feminino, Luciene Gomes, a professora Bijuca, relatou sua dificuldade para se tornar a mulher que é hoje, a luta para conseguir se formar na faculdade de Educação Física e sobre preconceitos e deixou uma frase de reflexão “Ser mulher negra tem que ser a nossa essência e nunca uma sentença”.

Foto: Thiago Loureiro
Moradora do bairro Belmonte, Kátia Cilene, de 49 anos, participou de uma oficina de turbantes. Para ela, a mulher negra ainda é muito discriminada pela sua condição social. “Essas palestras são importantes para o reconhecimento da nossa raça, para  nossa valorização”, destacou.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é todo o dia 25 de Julho. A data foi incluída no calendário comemorativo do Brasil em 2014, como uma maneira de enfatizar a importância da luta e da resistência da mulher negra. A SEMDEHOROC presta atendimentos na Rua Otília 1495, Centro, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Outras informações: 3699-3461.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Queimados dá continuidade ao Programa 'Calçada Acessível'

Segunda fase do projeto foi colocada em prática com realização de workshop participativo em passeios públicos ainda não adaptados

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Andar com dificuldade, com risco de se acidentar e diversos obstáculos pelo caminho. Essa é a infeliz realidade das pessoas com deficiência em Queimados. Mas essa realidade está prestes a mudar, isso porque a Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Assistência Social e em parceria com a FIRJAN, executou na manhã desta terça feira (25), a segunda fase do Programa ‘Calçada Acessível’.

Um workshop participativo de capacitação técnica, realizado no centro da cidade, mostrou à equipe das secretarias através de uma simulação, como é difícil para a pessoa com deficiência transitar em calçadas que ainda não são adaptadas.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
O Prefeito Carlos Vilela, que participou da simulação, está animado com o projeto. “Quem não possui deficiência, não sabe como é ruim para uma pessoa com mobilidade reduzida transitar por lugares sem condições de passagem. O que queremos com esse projeto, é inclusão social, oferecer acessibilidade a essas pessoas, garantindo seu direito de ir e vir”, explicou.

Além da simulação, o programa também conta com o trabalho de conscientização da população, para que ajudem ao poder público, a melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência.  “Hoje temos uma grande dificuldade de locomoção por parte de pessoas com deficiência, idosos, gestantes e até mães com carrinhos de bebê. Estamos trabalhando para conscientizar os moradores para que não construam obstáculos no caminho público”, disse o Secretário Municipal de Urbanismo, Fagner Moutinho.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
O projeto, que conta com sete fases, está a pleno vapor. O próximo passo é a criação da Cartilha 'Andar Melhor', que começará a ser discutida nesta quarta feira (26) e, depois de lançada, será encaminhada à Câmara dos Vereadores, para ser votada e transformada em Lei.

Para Tainá Cunha Lima, de 32 anos, moradora do Centro, que tem um filho cadeirante, a maior dificuldade em andar pelas calçadas do município é com o comércio informal. “É complicado andar em alguns lugares. Precisamos rever o posicionamento das barracas e dos produtos que muitas vezes são expostos nas calçadas e, por isso, temos que passar pela rua. Outra coisa que está errada são os mototáxis que prestam o serviço fora do seu ponto oficial, ficando assim algumas vezes em cima da rampa de acesso. Espero que esse programa realmente nos ajude e melhore a acessibilidade”, concluiu.

Intercâmbio internacional nas quadras de Queimados


Alunos de basquete da Vila Olímpica participam de oficinas com americanos e aprendem com as feras do esporte a nível mundial enterradas e arremessos

Leandro Machado - Cestas, arremessos, enterradas e muitas jogadas mágicas, dignas do melhor basquete do mundo. O resultado foi o que menos importou para quem compareceu no último domingo (23) ao Ginásio Municipal de Esportes, em Queimados. A derrota nas quadras do time de basquete formado por ex-alunos e atuais atletas da Vila Olímpica do município para a equipe do College-3 dos Estados Unidos não foi o suficiente para apagar o dia mágico vivido pelos adolescentes queimadenses que participaram de uma clínica de aperfeiçoamento de fundamentos do esporte com professores e atletas do time americano, uma espécie de intercâmbio internacional que jamais sairá da memória da garotada.

Meninos e meninos da Vila Olímpica enfrentaram uma seleção com os melhores jogadores da liga universitária americana e o nível técnico dos adversários estrangeiros é invejável.  Foram dois jogos e mesmo com as derrotas, os queimadenses não fizeram feio. No feminino, vitória dos estrangeiros foi por 87 a 56. Já no masculino, a disputa foi mais acirrada, só sendo decidida no último quarto de jogo em favor dos visitantes: Estados Unidos 106x91 Queimados.

Para o treinador do time de Queimados, Bruno Freire, os confrontos anuais mostram uma evolução dos brasileiros na modalidade: “Este foi o terceiro confronto e nós estamos tirando a diferença a cada jogo. Mas independente do resultado é gratificante essa troca de experiências”, ressaltou.

Antes de a bola subir, cerca de 20 alunos da Vila Olímpica de Queimados, chegaram cedo ao Ginásio Metodista para participarem de uma oficina com professores de basquete e atletas do time americano. Eles tiveram ensinamentos de enterradas e chutes de três pontos, entre outras atividades.

Uma das mais animadas era a ala-armadora, Scarlett Horrana, de 18 anos, que pratica basquete desde os 12 anos na Vila Olímpica de Queimados. Ela enfrentou as norte-americanas pela terceira vez e destacou a importância do encontro para sua experiência nas quadras: “Foram oportunidades incríveis. Eu gostei muito do desempenho, mesmo saindo com a derrota. Vou levar estas partidas na memória pelo resto da vida, pois elas são incríveis, dentro e fora de quadra”, destacou.


Após as partidas, os americanos distribuíram autógrafos e brindes para os brasileiros. Foi uma grande festa em quadra e fora dela. Scarlett levou pra casa, além do chaveiro oficial, uma camisa do time americano. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, aprovou a vinda dos estrangeiros e deixou o convite para uma nova visita: “Já os chamei para voltarem no próximo ano. Foi um domingo incrível para todos nós e, principalmente, nossos alunos. Esta parceria é fundamental para incentivarmos a prática do basquete em nossa cidade”, disse.