terça-feira, 18 de julho de 2017

Pacientes que tratam da saúde mental colocam a mão na massa e aprendem a produzir doces e biscoitos em Queimados

Oficina de culinária gratuita oferecida pelo Centro de Atendimento Psicossocial do município contribui para a melhora na coordenação motora de crianças e adolescentes

Foto: Igor Lima/ Crianças produzem alimentos na "Ofina dos Sabores"
Aline Lopes- Que crianças adoram abusar de doces e biscoitos todo mundo sabe. Mas quando você transforma a paixão por estas deliciosas guloseimas em vontade de fabricá-las, o resultado é inclusão e qualidade de vida dos pequenos. Isso é possível através do projeto “Oficina dos Sabores”, da Prefeitura de Queimados, por intermédio do CAPSi (Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil). A iniciativa tem ajudado, de forma significativa, na melhora da coordenação motora e outros estímulos de crianças e adolescentes com deficiência mental. Com a venda dos alimentos que é realizada através de eventos em datas comemorativas, elas ainda garantem uma boa arrecadação.


A oficina funciona toda terça-feira das 10h às 11h e das 14h às 15h e tem o objetivo de trabalhar a inclusão social das crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência e estimular o aprendizado e a ressocialização dos pequenos. Atualmente, cinco crianças fazem parte da equipe e são os “chefes” responsáveis pela produção de alimentos como doces, biscoitos e salgados.

A Secretária Municipal da Saúde, a Drª Lívia Guedes, fala sobre a importância de estimular as crianças a produzirem e de incluí-las a sociedade “Nosso trabalho aqui é de inclusão, de abrir a mente delas para que possam se sentirem úteis”, ressalta. A coordenadora do CAPSi, Ruliana Gitahy, acrescenta “Esse projeto visa tratar as crianças e não internar, a educar e não isolar”.

E esse projeto tem feito toda a diferença na vida da jovem Maria Eduarda Guedes, de 14 anos, moradora do Bairro Nova Cidade, que participa da iniciativa desde os 6 anos.  “Estou gostando muito de participar, já aprendi a fazer várias coisas, o que eu mais gosto de fazer são os doces”, revelou.

Dona Zenith Guedes, de 67 anos, vó da Maria Eduarda, aprova o desempenho da neta. “Ela se desenvolveu bem mais com esse projeto, hoje ela se comunica mais, gosta de ajudar em casa a fazer as comidas, fez mais amigos, tem sido muito bom para ela”, ressalta.

O CAPSi é um local especifico para crianças que precisam realizar o tratamento da saúde mental e que moram no município de Queimados. Para ter acesso, basta comparecer na Rua Julio Kengen, nº 14 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras informações: (21) 2665-1238.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.