segunda-feira, 24 de julho de 2017

Dignidade para quem sofre com transtorno mental e o abandono familiar

Prefeitura de Queimados disponibiliza quatro residências terapêuticas para receber moradores com problemas mentais abandonados por famílias em leitos de hospitais


Foto: Tiago Scoponi
Aline Lopes- A vida de uma pessoa com transtornos mentais não é fácil. O custo com tratamento e medicamento é alto. E, esses pequenos problemas podem acarretar grandes abandonos. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), implantou na cidade quatro Residências Terapêuticas, destinadas a quem já passou por um longo período de internação em algum hospital psiquiátrico e que estão impossibilitados de voltarem para suas casas. 

O objetivo é de abrigar as pessoas com transtornos mentais que foram abandonadas por suas famílias nos hospitais. A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, fala sobre a importância dessas residências “Aqui é a casa deles, todos que moram aqui se tornaram uma família, isso é importante para socializá-los novamente”, ressalta. 

As Residências Terapêuticas funcionam há 10 anos no município e ao todo recebem 25 moradores – cada unidade tem capacidade máxima de 8 pessoas-, sendo sua maioria pessoas com esquizofrenia, retardo e autismo. Para todo esse cuidado, a SEMUS compôs uma equipe de cuidadores, coordenadores disponíveis 24 horas.

A responsável pela Residência Terapêutica instalada na Vila Tinguá, no Centro, Alba Valéria, fala sobre o trabalho realizado no local e como ele pode ajudar as pessoas. “A casa traz os moradores para a vida normal, não é como no hospital que ficam presos.”, disse ela, que até leva os moradores para passeios na praça, no mercado e em outros lugares. 

Morador do espaço há oito anos, Magno Medeiros, 60, diz que gosta muito de morar lá e que os outros moradores já fazem parte da sua família “Aqui é bom, tenho roupa lavada, comida na hora certa, tomo meus remédios direitinho e fiz vários amigos. O melhor de tudo é que ainda posso receber a visita da minha irmã”, ressalta. 

As Residências Terapêuticas são localizadas nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Vila Tinguá e duas no Centro, as visitas nas casas são restritas. Para ter mais informações, basta  procurar o Departamento de Saúde Mental (Rua 11, s/n, Vila Pacaembu), de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h ou pelo telefone: 2665-6360. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.