sexta-feira, 21 de julho de 2017

Guarda Ambiental apreende balão de fabricação caseira em Queimados

Objeto provocou um pequeno incêndio em unidade de Conservação do Município


Foto: Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - A fim de preservar as unidades de conservação do município, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal do Ambiente, tem intensificado as ações de fiscalização. Na última semana, a Guarda Ambiental do município encontrou um balão de fabricação caseira, na APA Luiz Gonzaga de Macedo (Horto Municipal), que provocou um pequeno incêndio na área.


Foto: Divulgação PMQ

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605), é considerado crime fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano.

Para o Secretário Municipal de Ambiente, Cacau Nogueira, essas atividades criminosas são mais comuns no meio do ano e são consideradas perigosas para todos. “Não só para a mata, mas para a população também. Não se pode prever onde os balões vão cair, assim como caiu na mata, poderia ter caído em uma casa”, explicou.

Além do fogo provocado pelo balão, a Guarda Ambiental foi acionada novamente, por conta de outro foco de incêndio no local, onde também havia indícios de atividade humana que o provocou.

Foto: Rafaela Diniz/ Divulgação PMQ
“Fomos acionados diversas vezes esta semana por conta de incêndios provocados por atividade humana em unidades de conservação. Sendo que, por duas vezes, tivemos que resgatar animais que estavam em perigo. Poderiam ter se queimados e morrido durante o ocorrido”, explicou Alex Groetars, Diretor da Guarda Ambiental do Município.

A população pode denunciar atividades que caracterizem crimes ambientais, sejam capturas de animais silvestres, incêndios provocados por balões ou qualquer outro tipo de ação que prejudique a natureza. Essas denúncias podem ser feitas através do telefone: 3698-7740 ou pelo e-mail: guardaambiental.queimados.rj@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.