terça-feira, 18 de julho de 2017

Queimados forma turma de adolescentes em curso básico de Proteção e Defesa Civil

Estudantes da rede pública aprenderam através de aulas teóricas e ensinamentos práticos conceitos básicos como primeiros socorros e prevenção contra incêndios

 
Leandro Machado - Um jovem foi atropelado e alunos da rede pública foram os responsáveis por salvar sua vida. Simultaneamente, uma casa pegou fogo e adolescentes em poucos minutos evitaram uma tragédia. Calma, não se trata de nenhuma catástrofe, mas de ações realizadas no Curso Básico de Proteção e Defesa Civil ministrado pela Prefeitura de Queimados, em parceria com o Corpo de Bombeiros, que contemplou 60 adolescentes do CIEP Sebastião Pereira Portes, no Bairro Santa Catarina. A formatura dos alunos aconteceu na última segunda-feira (18) no Teatro Metodista.

Com a conclusão do curso, o sentimento era único: dever cumprido. Foram aulas teóricas, onde os alunos aprenderam conceitos básicos de defesa civil, desde a história da criação do órgão a nível mundial e suas atribuições em todas as esferas. Foram quase dois meses de dedicação total. Tanto nas aulas presenciais, quanto nas matérias passadas através de grupos de um aplicativo de mensagens instantâneas, o foco era total.

Cerca de 20 agentes públicos da Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros e Guarda Ambiental participaram do curso de capacitação. O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, esteve na cerimônia de formatura e ressaltou a importância da propagação de ensinamentos de Defesa Civil nas escolas:
“Quero parabenizar ao secretário Davi Brasil e a todos que participaram desta grande iniciativa. Passamos por situações inusitadas em nossa vida e a falta de conhecimento pode ser fatal. Ensinar aos nossos jovens estas noções é fundamental para que tragédias possam ser evitadas por causa destas noções ensinadas aqui. Vamos incentivar a continuidade do curso em outras unidades”, disse.

O secretário municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, participou efetivamente da aula prática e após ser “batizado”, ele falou sobre a importância do curso: “Hoje foi meu batismo. Apesar de ser militar e estar a frente da pasta pela segunda vez, hoje foi o dia de me jogar na lama e praticar as atividades como qualquer aluno. Isso serve também para mostrar que ninguém é melhor que o outro. Temos mais experiência e dividimos com os alunos o que aprendemos em nosso trabalho diário, porém também tivemos muito aprendizado com eles. Sem disciplina não há vitória e nós aguçamos o potencial agente de defesa civil que há em cada um de nós”, destacou.

Conhecimento adquirido com disciplina

Com 17 anos, o adolescente João Flávio Gomes, morador do bairro Vila São João e aluno do 3° ano do ensino médio do CIEP Vereador Sebastião Pereira Portes, estava muito empolgado. Após passar pelas aulas teóricas e se destacar na aula prática, o jovem destacou que extraiu diversos ensinamentos do curso: “Foi muito legal. Os professores não deram moleza pra ninguém, mas achei muito interessante, pois com os ensinamentos aplicados, nós podemos salvar vidas em situações adversas”, ressaltou.

Noções de primeiros socorros e prevenções contra incêndio foram matérias importantes do curso. Os alunos foram divididos em seis turmas: Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo e Foxtrot. Duas vezes na semana, os jovens se reuniam com apenas um objetivo: Obter conhecimentos que podem salvar vidas e evitar uma tragédia a qualquer momento.

Na última aula, o esforço exigido de cada um dos alunos foi muito grande. Durante quase quatro horas, os adolescentes passaram por provas práticas de conhecimento e a cada erro os jovens tinham que pagar um exercício. Seja flexão ou um mergulho num verdadeiro mar de lama, todos estavam obcecados em concluir o curso, afinal, como diz o ditado: Missão dada é missão cumprida.


Com os olhares atentos dos responsáveis que realizaram uma grande plateia, com direito a torcida organizada, os aprendizes passaram por Controle de pânico, Noções de primeiros socorros, de acidentes domésticos (Risco com GLP – Gás Liquefeito de Petróleo), Combate a incêndio com linha de mangueira e agentes extintores e cuidados com animais peçonhentos. 


Fotos: Igor Lima

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.