terça-feira, 11 de julho de 2017

Prefeito de Queimados dá posse ao novo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Órgão deliberativo será composto por 24 conselheiros, divididos paritariamente entre membros do governo e da sociedade civil organizada

Foto: Igor Lima
Rafaela Diniz - Em cerimônia realizada na tarde da última segunda feira (10), no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), o Prefeito de Queimados Carlos Vilela, deu posse ao novo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Durante o evento, o Prefeito firmou o compromisso de melhorar as políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente e exigiu comprometimento dos novos conselheiros. 


O CMDCA é um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. Tem como atribuição criar e manter políticas públicas voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes e zelar para que as ações de entidades que atuam com crianças e adolescentes estejam de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Além do Prefeito, compuseram a mesa da solenidade os vereadores Julio do Inconfidência e João Pedro Lemos; a Presidente eleita do CMDCA, Maria das Dores Lima; a Subsecretária de Assistência Social e conselheira suplente Deisemar de Freitas; Ana Paula Rosalino, da Secretaria de Governo; Anderson Nunes, do Fórum Popular das Entidades; e Thiago Vieira, do Conselho Tutelar. 

Fotos: Tiago Loureiro
“O conselho é muito importante, ele é quem norteia os avanços sociais da cidade. O conselho da criança e do adolescente já é um sucesso, mas precisamos oferecer mais e avançar mais. Estou aqui para dar posse ao conselho e firmar meu compromisso com a gestão. Não descansar até que o trabalho atinja o nível de excelência”, disse o prefeito Vilela. 

Eleita presidente do CMDCA, a conselheira Maria das Dores Lima, a Dorinha, ressaltou a importância do comprometimento dos novos conselheiros e falou sobre os desafios a serem encarados pela frente. “Estamos trabalhando com vistas à obtenção de recursos junto ao Governo Federal para construção da sede própria do Conselho Tutelar do Município de Queimados e vamos poder utilizar recursos do fundo para financiamento de projetos de natureza cultural e social a serem realizados por entidades de atendimento a crianças e adolescentes com registro no Conselho”, destacou. 

Os conselheiros empossados farão parte da gestão para o biênio 2017-2019. Ao todo são 24 conselheiros, entre titulares e suplentes, divididos entre governo e sociedade civil. Entre as entidades que fazem parte do conselho estão a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, Creche Iracema Garcia, Casa de Caridade Pai Joaquim das Almas e Circo Baixada. 


CONSELHEIROS GOVERNAMENTAIS

- Secretaria de Governo – SEGOV
Titular: Nilcelene Moreira da Silva Costa
Suplente: Ozeias Moreira dos Santos

- Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS
Titular: Maria das Dores Lima
Suplente: Deisemar de Freitas Barbosa Bastos

- Secretaria Municipal de Educação – SEMED
Titular: Giancarlo Faria da Silva
Suplente: Fabiana Aparecida Rodrigues

- Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania – SEMDEHPROC
Titular: Luiz Augusto da Silva Macedo
Suplente: Lilian Gomes da Paixão

- Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS
Titular: Eunice da Silva Cavalcante
Suplente: Ana Maria de Souza Pedro

- Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL
Titular: Hilda Rodrigues
Suplente: Mônica Mazzaro Coelho

CONSELHEIROS NÃO-GOVERNAMENTAIS

- Casa de Caridade Pai Joaquim das Almas
Titular: Reginaldo Alves Pereira
Suplente: Nilda Alves Pereira

- Instituição Educacional de Nossa Senhora Aparecida
Titular – Rita de Cássia da Silva
Suplente – Lúcia de Fátima Tadeu Sinis

- Creche Iracema Garcia
Titular: Ivan Vicente Lemos
Suplente: Isolane Aparecida de Oliveira Salino

- Associação Circo Social Baixada
Titular: Fernanda de Oliveira Rezende
Suplente: Sueny dos Santos Nogueira

- Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Queimados – APAE
Titular: Marco Venício dos Santos
Suplente: Sônia Maria Ribeiro Viegas dos Santos

- Instituição vinculada à criança e ao adolescente
Cargo vago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.