quarta-feira, 26 de julho de 2017

Exposição sobre Madre Tereza de Calcutá emociona fiéis e admiradores de vários cantos da Baixada


Visitação é gratuita e fica aberta até 25 de agosto

Fotos: Igor Lima e Rafaela Diniz


Dine Estela: Emoção. Este foi o sentimento na abertura da Exposição sobre a vida, obra e espiritualidade de Madre Tereza de Calcutá nesta terça, 25 de julho no auditório da Universidade Estácio de Sá em Queimados. Fiéis de várias igrejas de Queimados e até cidades vizinhas visitaram o primeiro dia da exposição e não contiveram as lágrimas ao encontrar com a réplica em tamanho real da madre. A exposição fica em Queimados até o dia 25/8. A universidade Estácio funciona no segundo piso do CCQ - Centro Comercial de Queimados. Rua Dr. Eloy Teixeira, 165, Centro, de segunda a sexta, das 13h às 20:30h. Informações: 2663-4800. Depois seguirá para Japeri.

A Exposição foi aberta com uma oração realizada pelo padre Luiz André que representou a Diocese de Nova Iguaçu. “Que essa história possa inspirar outros corações a trabalhar em prol do bem estar da humanidade como fez  nossa querida irmã, Madre Tereza de Calcutá”, ressaltou.

O prefeito Carlos Vilela também fez questão de participar da cerimônia de abertura da exposição e deixar sua mensagem de boas vindas. “Manter viva uma história como essa é de grande importância para nossa cidade porque somente com amor e muita solidariedade poderemos enfrentar os grandes problemas”, ressaltou.

Para a Francisca Ângelo Galeão, 57, tudo estava muito lindo, mas o encontro com a imagem de uma pessoa tão grande e ao mesmo tempo de traços tão singelos, foi emocionante, contou. “Ela era tão frágil e tão forte ao mesmo tempo. Uma verdadeira guerreira de pouco mais de 1.20 metros, incansável na luta pelo bem estar da humanidade”, disse a religiosa que coordena o grupo de liturgia da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Queimados.

Mesmo não sendo católico, o secretário de educação, professor Lenine Lemos também não conteve a emoção do contato com a história da Madre. “A luta dela transcende à religião. Estamos revendo aqui a história de luta pelo ser humano. Isso é emocionante e muito importante para o conhecimento, principalmente dos jovens”, observou o secretário que está agendando todos os cerca de 16 mil alunos, além dos cerca de 2 mil alunos da faculdade.

No quesito cultura e turismo, o secretário das pastas, Marcelo Lessa, comemora a chegada da exposição como um marco na área cultural da cidade. “Receber uma exposição como essa como um objeto de arte e não somente religioso é muito importante, por isto, fizemos questão de escolher um lugar neutro para apresentar o trabalho”, observou.

“Vida, obra e Espiritualidade de Madre Tereza de Calcutá”

A história está sendo contada de forma cronológica através de vários painéis contendo fotografias e textos em português e espanhol, uma réplica cenográfica do quarto onde vivia Madre Teresa, relíquias, cópias de documentos, cartas e prêmios que recebeu ao longo de sua trajetória, dentre eles o Prêmio Nobel da Paz recebido em 1979, um oratório, painéis com fotos e textos que ilustra a relação de amizade com o também recém canonizado São João Paulo II, as visitas de Madre Teresa ao Brasil e seu encontro com a Irmã Dulce dos Pobres, além de uma escultura em tamanho real da Madre e um documentário de 50 minutos com imagens e testemunhos originais da Santa.

Vida e Obra
Nascida em 27 de agosto de 1910 e falecida em 05 de setembro de 1997 aos 87 anos, foi beatificada por Papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003. O Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá santa, sendo canonizada no dia 04 de novembro de 2016, no Jubileu da Misericórdia, pelo Papa Francisco no Vaticano, diante de mais de 300 mil pessoas concentradas na Praça de São Pedro.

Santa Teresa de Calcutá fundou a Ordem das Missionárias da Caridade com o objetivo único de viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e os mais pobres. A congregação tem cerca de 4.500 membros em 140 países. Ela é a Padroeira dos pobres e incapacitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.