sexta-feira, 14 de julho de 2017

Táxis passam por vistoria anual em Queimados

Documentos, luzes, extintor e aferição dos taxímetros foram alguns dos itens checados para a renovação da autorização de circulação dos veículos 

Leandro Machado - Taxímetro? Ok. Extintor de Incêndio? Certinho.  Faróis? Tudo correto. Estas e outras dezenas de exigências foram minuciosamente verificadas pelos agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito do município de Queimados, na Baixada Fluminense, durante a vistoria técnica anual obrigatória de táxis, realizada nesta quinta (13) e sexta-feira (14) no bairro Vila Pacaembu. O objetivo da ação é que os 112 veículos da frota regular, que fazem o serviço de transporte de passageiros na cidade, estejam aptos para receberem a renovação da autorização para a circulação em 2017.

No primeiro dia, agendado para que veículos com placas com finais 1, 2, 3, 4 e 5 comparecessem para a realização da regulamentação, 32 táxis  fizeram a vistoria. Dos carros inspecionados, apenas dois tiveram exigências e não conseguiram a renovação de autorização imediata. Já no segundo dia, destinados aos veículos com placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0, mais de 40 taxistas compareceram e apenas cinco terão que cumprir exigências.  De acordo com a secretaria, os profissionais que não obtiveram a regularização estão proibidos de exercerem o transporte de passageiros até a marcação de uma nova data, ainda sem previsão.

Enquanto isso, os motoristas faltosos e os reprovados na inspeção obrigatória estão proibidos de fazerem o transporte de passageiros. Quem for flagrado realizando o serviço sem o selo de vistoria e o cartão de autorização 2017 terá o veículo apreendido. Além do táxi, a inspeção exige que o prestador de serviço esteja com sua documentação em dia, como, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com a lei 840/07, entre outras exigências, todo o veículo que fizer o serviço de táxi não pode ter mais de oito anos de uso, a partir de sua data de fabricação. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, ressaltou que a realização da vistoria garante um serviço de qualidade para o usuário do serviço: “Nós temos o dever de cobrar a exigências legais dos taxistas e o maior beneficiado com isso é o passageiro que, com o selo da realização da inspeção, pode ter a certeza que fará uma viagem segura e de qualidade”, destacou.

Há 10 anos fazendo o transporte de passageiros em Queimados, o taxista Antônio César Andrade, de 59 anos, morador do bairro Inconfidência, fez a vistoria nesta sexta e seu táxi foi aprovado sem nenhuma exigência. Ele que trabalha na Avenida Olímpia Silva, no Centro e destacou que a realização da inspeção é benéfica para o profissional e também para o passageiro: “Acho importante, pois no corre-corre diário a gente pode esquecer alguma coisa importante e esta fiscalização é a garantia que iremos prestar um serviço de qualidade para o passageiro”, concluiu.

Fotos: Igor Lima






Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.