segunda-feira, 31 de julho de 2017

Queimados realiza 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Evento contou com a realização de debates, oficinas, elaboração de propostas e a eleição dos delegados que levarão as propostas escolhidas para a etapa regional em agosto

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Com o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, no último sábado (29), no Teatro Metodista.

Durante todo o dia, diversas palestras foram ministradas e os eixos temáticos discutidos, com o objetivo de elaborar as propostas que serão levadas à Conferência Regional de Vigilância em Saúde, no próximo dia 10 de agosto, em Belford Roxo.

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. A vigilância epidemiológica, por exemplo, reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças.

O prefeito Carlos Vilela, que esteve na conferência, destacou a importância ter uma boa política de vigilância em saúde no município.

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
“Precisamos fortalecer a política de vigilância em saúde, a proteção e prevenção têm que receber a mesma importância que a recuperação e a assistência. Não é só cuidar da doença quando o paciente já a possui. Precisamos que não haja o risco da população pegar determinada doença em primeiro lugar”, explicou.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, “o debate com a população é mais uma oportunidade de nos reunirmos para tratar de temas que vão melhorar a qualidade dos serviços que prestamos em nossa cidade. Temos que fazer ações que fortaleçam a coleta de dados, para melhorar a vigilância em saúde no município.”

Delegados indicados para Conferência Regional:

- Segmento de Usuário:
Josué Silva da Costa
Maria Cristina Fernandes
Devanir Alves Azevedo
Sônia Maria Ribeiro Viegas dos Santos

- Segmento de Profissional:
Janaína Barão de Souza
Elisabete Fragata Romão

- Segmento de Gestor:
Amanda Morais dos Santos
Kelly da Silva Lisboa

- Técnicos:
Wanderson Beral Alves
Washington Luiz Gomes Teixeira
Maria Betania Pessoa de Paiva Oliveira
Flávio Luiz Corrêa da Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.