terça-feira, 18 de julho de 2017

Motoristas de Transporte escolar são capacitados em Queimados

Prefeitura consegue parceria com o DETRAN e oferece curso obrigatório gratuito a 30 condutores cadastrados no município. Aulas têm duração de 50 horas

Foto: Thiago Loureiro/ Curso de Capacitação para motoristas de transporte escolar
Aline Lopes- O bem-estar e a segurança dos estudantes que dependem do transporte escolar é uma questão tratada com prioridade pela Prefeitura de Queimados. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTTRAN), em parceira com o DETRAN/RJ, deu início nesta semana a um curso de capacitação gratuito para 30 motoristas de transporte escolar da cidade. A carga horária total é de 50 horas e as aulas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro, no bairro São Roque.

O curso é obrigatório para todos os condutores de transporte escolar. E, encontra-se regulamentado pela Resolução do CONTRAN n°168/04. Ele é dividido em disciplinas de Legislação de trânsito, Direção defensiva, Noções de primeiros socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito e Relacionamento Interpessoal. Sua validade é de cinco anos.

O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, ressalta que o curso tem por objetivo aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar motoristas profissionais que pretendam exercer a atividade remunerada na condução de veículos que realizam transporte de escolares. “O motorista que não tiver o certificado de aprovação, não poderá fazer o transporte escolar, por isso, convocamos todos os cadastrados na SEMUTTRAN que ainda não tinham o curso para informar sobre a oportunidade”, disse.

Atualmente, o município conta com 69 condutores de transporte escolar cadastrados, destes 30 ainda não possuíam o curso que custa em média R$ 400 se fosse feito no particular. O curso foi dividido em duas turmas de 15 alunos cada em horário integral, a primeira do dia 17 a 21 de julho e a segunda do dia 24 ao 28 deste mês.

O professor, Dirceu Lopes, fala sobre a metodologia da aula “O objetivo é ajudar a relembrar as coisas aprendidas na autoescola e a mostrá-los como resolver problemas que aparecem no cotidiano”, ressalta. 

Motoristas comemoram

A aluna Lidiane Leles, de 35 anos, moradora do bairro Piabas, aprova o curso. “Trabalho como motorista há 2 anos, gostei muito da iniciativa de ter um curso gratuito na nossa cidade, pois isso nos ajuda a lidar com as situações do dia a dia”, ressaltou ela, que transporta diariamente criança entre 6 e 11 anos.

Para ser um motorista de transporte escolar é necessário ter acima de 21 anos, ser habilitado na categoria D -com pelo menos 2 anos-, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses e ter o certificado de aprovação do curso de capacitação, nos termos regulamentados no CONTRAN.

Para mais informações sobre o curso, basta procurar a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Rua Olímpia Silvia, 797, Centro) ou pelos telefones: (21) 2665-6101 / 2779-9813

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.