segunda-feira, 3 de julho de 2017

Produtores de leite recebem capacitação gratuita em Queimados


Curso realizado em  parceria com a UFRJ,  mostrou aos produtores como  prevenir e tratar a mastite bovina

Fotos: Igor Lima
Dine Estela: Uma vaca leiteira saudável pode produzir até 50 litros de leite por dia e gerar uma renda mensal de mais de R$ 2.300 mil reais/mês ao produtor, mas ao se contaminar com a mastite bovina, além de diminuir essa produção em mais de 80% ela ainda pode contaminar todo o rebanho e ainda morrer. A Mastite é  uma inflamação da glândula mamária que, em estágio avançado, chega a causar morte dos animais atingidos.

Para ampliar o conhecimento acerca do assunto, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, ofereceu na última sexta-feira (30) um dia de aulas teórica e prática sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. A iniciativa aconteceu em parceria com o Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A palestra também contou com a participação do veterinário da EMATER/RIO, Dr. José Glaucio.
A capacitação aconteceu num sítio particular, na divisa dos bairros Chapadão e Santo Expedito, onde existem mais de 1,5 mil criadores de gado, entre corte e leite. Somente o morador Jesuíno Trajano da Silva, de 57 anos, dono do sítio onde aconteceu o curso, tem cerca 40 cabeças de gado leiteiro e produz em média 320 litros por dia. Para ele, assim, como a maioria, a forma de contágio foi uma novidade alarmante. “Não sabia que uma vaca com mastite subclínica poderia contaminar todo o meu rebanho. Agora vou tomar mais cuidado no manejo”, destacou. As aulas ajudaram na identificação, prevenção e tratamento da doença.

Para o maior produtor de leite de Queimados, Marcelo Bittencourt, de 60 anos, que cuida de 80 cabeças na área do Chapadão e produz mais de 500 litros de leite por dia, o curso chegou em boa hora, já que sua produção vem diminuindo e ele não conseguia descobrir o porquê. “Ganhei uma vaca com mastite e não sabia que poderia contaminar todo o meu rebanho. Hoje mesmo vou fazer o teste no meu gado para analisar a diminuição de 100 litros por dia.” destacou.

Doença fácil de ser evitada, basta ter atenção

A Mastite é uma doença grave, mas também muito fácil de ser evitada, explicou um dos professores, Marcelo Silveira. “Para manter o gado sempre saudável basta prestar atenção na higiene do local onde será feita a retirada do leite. Outras dicas importantes estão no manejo que deve ser feito com luvas e roupas apropriadas, lembrando de lavar as mãos sempre que for mexer com outro animal. Com certeza estes cuidados simples, podem evitar gastos futuros com veterinários e medicações”, salientou.
A intenção da gestão municipal é auxiliar o máximo possível na difusão de conhecimento para evitar perdas econômicas aos produtores de leite. “Quanto mais o nosso produtor melhorar e qualificar sua produção, melhor será a ampliação do setor rural com vistas a garantir nosso ICMS Rural. Temos vários projetos de fomento para a área”, destacou Secretário da Pasta, Abílio Cardoso. Neste segunda-feira, a secretaria também ofereceu um curso sobre empreendedorismo rural para os produtores agrícolas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.