30 profissionais começaram aulas para regularização nesta segunda. Ainda há cerca de 200 vagas disponíveis
Leandro Machado - Aposentado, Francisco Assis (63) há 10 anos complementa a renda como mototaxista em Queimados, na Baixada Fluminense. São cerca de oito horas por dia, faça sol ou chuva, levando seus fiéis passageiros para os mais diversos bairros do município. Mas nesta segunda (3), ele trocou as ruas pela sala de aula. Isso porque a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e o DETRAN, está oferecendo gratuitamente o curso especializado obrigatório destinado aos profissionais da categoria, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos usuários. Essa é a segunda turma projeto e conta com 30 inscritos para realizarem a formação.
A campanha “Legalizar é preciso – Mototáxi legal: ande nessa ideia”, é pioneira no estado e já formou uma turma com 85 profissionais no mês passado e agora os profissionais já estão aptos a realizarem o serviço de transporte regularmente. O curso, instituído pela Resolução CONTRAN 410/2012, tem por objetivo garantir aos motociclistas a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito.
Ainda há tempo para conseguir a regulação. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, esteve na primeira aula da nova turma e destacou a importância da regularização dos profissionais: “O serviço de mototaxi é uma realidade em nosso município, mas para que ofereça qualidade e segurança para os usuários, precisa se adequar às normas. Estamos trabalhando para legalizar os que realmente estão preocupados com a excelência no serviço. Ainda temos cerca de 200 vagas disponíveis para o curso”, destacou.
Entre os conteúdos abordados estão noções básicas de legislação, ética e cidadania na atividade profissional, gestão de risco sobre duas rodas e o uso adequado de equipamentos de segurança. A carga horária total é de 30 horas/aula, cumpridas em cerca de seis dias de curso. Os alunos receberam uma apostila com o material didático e, ao fim do curso, os condutores serão submetidos a uma prova prática e outra escrita para certificarem a aprovação.
E o Francisco? Atento a cada detalhe das instruções dadas pelo professor do curso e sargento do 24° BPM, Carlos Alberto Moura, ele estava feliz e esperançoso com a nova realidade do serviço em Queimados: “A iniciativa é boa tanto para nós, mototaxistas, quanto para os possageiros. Ultimamente pessoas de todos os lugares estavam fazendo o transporte e isso se torna muito perigoso. Acho muito bom que haja uma regulamentação e que o serviço fique melhor a cada dia”, destacou.
Para mais informações sobre a capacitação oferecida pelo órgão estadual, basta acessar o site oficial do DETRAN-RJ ou entrar em contato com a SEMUTTRAN de Queimados (Rua Olímpia Silva, 797, Centro – 2665-6101 / 2779-9813).
QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA MATRÍCULA?
– Ter mais de 21 (vinte e um) anos.
– Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.
– Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
– Cópia do comprovante de rendimento mensal, não superior a um salário mínimo.
– Original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo no nome do próprio ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em nome do proprietário (caso o aluno não seja o proprietário da motocicleta) mais autorização com firma reconhecida em cartório para utilização do veículo no curso.
– Não ter antecedentes criminais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.