quinta-feira, 20 de julho de 2017

Queimados recebe exposição gratuita sobre a vida e obra de Madre Tereza de Calcutá

A partir da próxima terça-feira, moradores vão poder conferir detalhes da história da religiosa, como a réplica do quarto onde viveu, escultura em tamanho real e até documentário


Dine Estela - A história da missionária que dedicou a vida para ajudar os mais necessitados estará em cartaz durante um mês, em Queimados, na Baixada Fluminense, na exposição ‘Madre Teresa de Calcutá – Vida, Obra e Espiritualidade’. A abertura oficial acontece na próxima terça-feira (25), às 18h, no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua Dr. Eloy Teixeira, 165, Centro). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, com a Diocese de Nova Iguaçu.

A exposição foi idealizada pelas Missionárias da Caridade, através do Mother Teresa Center pela causa da Canonização, e está simultaneamente em diversos países. Ela é cronológica, composta por módulos que retratam desde o nascimento de Madre Teresa até sua morte e seus milagres reconhecidos.  A curadoria e produção fica por conta de Leandro Miranda. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

A exposição traz vários momentos da vida de Madre Tereza, como a réplica do seu quarto, relíquias utilizadas por ela, como sua vestimenta e um oratório com sua imagem. O trabalho ainda reúne vários painéis fotográficos e textos em português e espanhol, cópias de documentos, cartas e prêmios que a religiosa recebeu ao longo de sua trajetória, dentre eles o  Nobel da Paz em 1979,  textos e imagens que ilustram a relação de amizade com João Paulo II, além de uma escultura em tamanho real e um documentário de 50 minutos com imagens e testemunhos originais da santa.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, “a exposição representa o desejo de aprender, o acesso a novas pesquisas e conceitos educacionais”. Já o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, ressalta que “independentemente de religião, a vida da Madre Teresa é um exemplo para todos e poder propiciar um trabalho artístico com cunho histórico é sempre um grande legado cultural para a cidade”.

A exposição já percorreu várias capitais do Brasil. Na Baixada Fluminense, já passou por Nilópolis e Nova Iguaçu. Depois de Queimados, seguirá para Japeri. Informações: 2663-4800.

Vida e Obra

Nascida em 27 de agosto de 1910 e falecida em 05 de setembro de 1997, aos 87 anos, Madre Tereza de Calcutá foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003. O Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá santa, sendo canonizada no dia 04 de novembro de 2016, no Jubileu da Misericórdia, no Vaticano, diante de mais de 300 mil pessoas concentradas na Praça de São Pedro.

Madre Teresa de Calcutá fundou a Ordem das Missionárias da Caridade com o objetivo único de viver a caridade no dia a dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e os mais pobres. A congregação tem cerca de 4.5 mil membros em 140 países. Ela é considerada a padroeira dos pobres e incapacitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.