terça-feira, 25 de julho de 2017

Intercâmbio internacional nas quadras de Queimados


Alunos de basquete da Vila Olímpica participam de oficinas com americanos e aprendem com as feras do esporte a nível mundial enterradas e arremessos

Leandro Machado - Cestas, arremessos, enterradas e muitas jogadas mágicas, dignas do melhor basquete do mundo. O resultado foi o que menos importou para quem compareceu no último domingo (23) ao Ginásio Municipal de Esportes, em Queimados. A derrota nas quadras do time de basquete formado por ex-alunos e atuais atletas da Vila Olímpica do município para a equipe do College-3 dos Estados Unidos não foi o suficiente para apagar o dia mágico vivido pelos adolescentes queimadenses que participaram de uma clínica de aperfeiçoamento de fundamentos do esporte com professores e atletas do time americano, uma espécie de intercâmbio internacional que jamais sairá da memória da garotada.

Meninos e meninos da Vila Olímpica enfrentaram uma seleção com os melhores jogadores da liga universitária americana e o nível técnico dos adversários estrangeiros é invejável.  Foram dois jogos e mesmo com as derrotas, os queimadenses não fizeram feio. No feminino, vitória dos estrangeiros foi por 87 a 56. Já no masculino, a disputa foi mais acirrada, só sendo decidida no último quarto de jogo em favor dos visitantes: Estados Unidos 106x91 Queimados.

Para o treinador do time de Queimados, Bruno Freire, os confrontos anuais mostram uma evolução dos brasileiros na modalidade: “Este foi o terceiro confronto e nós estamos tirando a diferença a cada jogo. Mas independente do resultado é gratificante essa troca de experiências”, ressaltou.

Antes de a bola subir, cerca de 20 alunos da Vila Olímpica de Queimados, chegaram cedo ao Ginásio Metodista para participarem de uma oficina com professores de basquete e atletas do time americano. Eles tiveram ensinamentos de enterradas e chutes de três pontos, entre outras atividades.

Uma das mais animadas era a ala-armadora, Scarlett Horrana, de 18 anos, que pratica basquete desde os 12 anos na Vila Olímpica de Queimados. Ela enfrentou as norte-americanas pela terceira vez e destacou a importância do encontro para sua experiência nas quadras: “Foram oportunidades incríveis. Eu gostei muito do desempenho, mesmo saindo com a derrota. Vou levar estas partidas na memória pelo resto da vida, pois elas são incríveis, dentro e fora de quadra”, destacou.


Após as partidas, os americanos distribuíram autógrafos e brindes para os brasileiros. Foi uma grande festa em quadra e fora dela. Scarlett levou pra casa, além do chaveiro oficial, uma camisa do time americano. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, aprovou a vinda dos estrangeiros e deixou o convite para uma nova visita: “Já os chamei para voltarem no próximo ano. Foi um domingo incrível para todos nós e, principalmente, nossos alunos. Esta parceria é fundamental para incentivarmos a prática do basquete em nossa cidade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.