quarta-feira, 29 de maio de 2013

Moradores do Condomínio Valdariosa receberão peça de Teatro gratuita


A Companhia Queimados Encena leva aos moradores do Parque Valdariosa, no próximo domingo, 2,  a peça de teatro  “O médico à força”, a partir das 16h. A apresentação será feita em frente a quadra C, onde ocorreram as últimas ações sociais. A Classificação é livre e gratuita. A ação conta com o apoio da Coordenadoria de Políticas Sociais da Prefeitura.  

Segundo o diretor da Cia, Leandro Santanna, a apresentação é um aquecimento da peça que está sendo preparada para às ruas da região. “Sempre apresentamos esta peça dentro de teatros e agora estamos equipados para fazer ao ar livre. Será um aquecimento para a nova fase”, explicou Leandro. A próxima apresentação será no domingo seguinte, (10/06), no bairro Tricampeão.

O MÉDICO À FORÇA, obra do comediógrafo francês Jean Baptista Poquelin – MOLIÉRE, autor de grandes obras dramatúrgicas inspiradas na farsa e nos espetáculos da Commedia Dell’Arte,  narra a vida do personagem Sganarello, casado, mau marido, mulherengo, bate na mulher e é beberrão. A sua mulher, aproveita a primeira ocasião para vingar-se: ao encontrar dois criados que procuram um bom médico para curar a filha do patrão -  Lucinda, acometida de repentina mudez, diz que o marido é um grande médico se o forçam por meio de pancadas.  Após uma boa surra, ele é levado à força, a casa da jovem e assim que chega lá, é informado que a mudez é fingida com o intuito de escapar de um casamento imposto pelo pai...vA confusão se instala e o público se diverte descobrindo as traspassas de Sganarello para salvar sua pele!

Direção - Marcelo Viégas
Produção - Leandro Santanna
Figurinos - Laura Chicanelli
Cenário - Uel Barros
Caracterização - Marcela Carvalho

Elenco: Patricia Pereira, Marcela Carvalho, Brayan Carvalho, Uel Barros, Marcelo Viégas, Leandro Santanna, Camila Rosafé, Laura Chicanelli

“Dia do Desafio” contou com mais de 200 idosos em Queimados

Aula de ginástica contou com mais de 100 idosos 
Estimular as pessoas a praticarem atividades esportivas e tentar transformar exercícios físicos em um hábito.  Esse foi o objetivo do “Dia do Desafio” que aconteceu nesta quarta-feira, dia 29, na Vila Olímpica de Queimados. A ação realizada pela Secretaria Municipal da Terceira Idade, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, contou com a participação de mais de 200 idosos em atividades de promoção à saúde e bem-estar. 

Caminhadas, corridas, ginástica, aulas de Tai Chi Chuan e de dança marcaram o dia que é comemorado em mais de 20 países simultaneamente. Após as atividades, os idosos participaram de um café da manhã com o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha, subsecretário professor Antônio Amorim e toda equipe da Secretaria. 

Caminhada na pista de atletismo
Para o secretário Dequinha, o evento estimula o bem estar das pessoas além de conscientizá-las sobre a importância de praticar exercícios. “A ideia é conscientizar o público sobre a importância e os benefícios da prática de atividades físicas, esportivas e de lazer. É bom ver que os idosos da nossa cidade se preocupam com a saúde. Queremos oferecer ainda mais a eles e aumentar a qualidade de vida”, comentou o secretário. 

O “Dia do Desafio” foi criado em 1983 no Canadá. Na época, o Prefeito local sugeriu que todos saíssem de suas casas, exatamente às 15h, para caminharem durante 15 minutos. Além de estimular à prática de exercícios físicos, a iniciativa proporcionou uma economia de energia e a conscientização de um consumo sustentável.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Defesa Civil de Queimados capacita Agentes Mirins

Defesa civil treina agentes mirins
Os primeiros anos de vida de uma criança é o período de maior aprendizagem na vida de um ser humano.  Por isso, todo o conhecimento sobre os principais aspectos da vida, é obtido nestes primeiros anos.  Pensando nisto, a Secretaria de Defesa Civil de Queimados está realizando o projeto “Agente mirim da Defesa Civil”, que tem o objetivo de instruir crianças de 7 à 12 anos em cidadania, defesa civil, meio ambiente e primeiros socorros. A primeira turminha, composta de 50 alunos da rede municipal, recebeu todo o treinamento no último sábado, 25, e será diplomado oficialmente nesta terça-feira, no Teatro Metodista, a partir das 18h. O projeto continuará acontecendo, para instruir mais crianças da cidade, por todo o ano.

Ana apagando o fogo no botijão de gás
Os pequeninos tiveram capacitação sobre o respeito ao meio ambiente, com a temática da “água”, orientações de cidadania para melhor viver em sociedade, noções de primeiros socorros em casos de emergência e aula prática de como evitar acidentes domésticos e como manusear instrumentos como extintor de incêndio. As alunas da Escola Municipal Metodista do 3º e 4º ano, as irmãs Teresa Cristina Guedes, 8anos, e Ana Kethelen Barreto, 10 anos, contaram como foi a experiência. “Nos divertimos demais, adorei a parte que apagamos o fogo do botijão de gás”, disse Ana. “A parte mais legal foi saber cuidar de alguém ferido”, contou Teresa. 

O secretário da defesa civil de Queimados, Carlos Machado Laz, explicou que o projeto é levar esses conhecimentos para o maior número possível de queimadenses. “Estamos nos esforçando para que os cidadãos de Queimados estejam preparados para auxiliar em qualquer caso de emergência, seja com a ação direta nos primeiros socorros, ou a instrução de onde conseguir ajuda. Além do treinamento para as crianças, estamos realizando a capacitação para adolescentes, adultos e idosos. A meta do prefeito Max Lemos é que em cada bairro de nossa cidade tenhamos agente preparados para ajudar a população” frisou Machado.

As meninas Ana e Teresa com a mamãe Angela,
participaram do trieinamento
A mãe das meninas, Angela Guedes, expressou como o treinamento vai ajudar em casa, com as meninas. “Estou achando excelente essa capacitação, pois criança precisa de muito cuidado, principalmente com fogo. Se piscamos por um segundo, elas já aprontam. Com o curso tenho certeza que vão passar a respeitar mais os perigos domésticos e ainda me alertar sobre qualquer providência em casos de emergência”, falou Angela.

A assistente social, Creuza Araújo, uma das responsáveis pela atividade, explicou que todas elas foram pensadas para serem realizadas com as crianças. “Tomamos o maior cuidado ao pensar em todo o evento de hoje para os pequenos. Preparamos tudo com a maior segurança para que os infantis não corressem risco algum. O projeto é uma oportunidade para as crianças adquirirem respeito ao próximo, no apelo à cidadania”, destacou Creuza.

Queimados terá o dia de incentivo à prática de atividades físicas

A Prefeitura de Queimados promove nesta quarta-feira, dia 29, o “Dia do Desafio”.  O evento que é mundial tem o objetivo de estimular à prática regular de exercícios físicos e criar o hábito sobre a importância de fazer atividades que proporcionam o bem estar. No dia, a Secretaria Municipal da Terceira Idade vai oferecer atividades como caminhadas, cooper e aulas de ginástica terapêutica (Tai Chi Chuan e Lian Gong) para os idosos, a partir das 8h, na Vila Olímpica de Queimados (Avenida Olímpia Silva, s/nº - Vila Pacaembu).

O evento será aberto ao público e os portões da Vila Olímpica abrem às 7h. A ação de incentivo à saúde e bem estar acontece toda última quarta-feira do mês de maio em mais de 20 países simultaneamente. O “Dia do Desafio” foi criado em 1983 no Canadá. Na época, o prefeito local sugeriu que todos saíssem de suas casas, exatamente às 15h, para caminharem durante 15 minutos.  Além de estimular à prática de exercícios físicos, a ideia proporcionou uma economia significativa de energia e a conscientização de um consumo sustentável.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Queimados inicia Olimpíadas escolares com etapa de atletismo


A partir desta terça-feira, 28, o Município de Queimados dá início as Olimpíadas Estudantis  com a etapa de atletismo, que acontecerá das 09h às 12h na Vila Olímpica, localizada na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu. O torneio vai reunir mais de mil alunos da rede pública da cidade.  Jovens entre 10 e 17 anos competirão em oito modalidades esportivas: atletismo, futsal, futebol, basquete, futebol de areia, handebol, queimado e xadrez.  

As disputas serão realizadas no Ginásio Esportivo Municipal e na Vila Olímpica de Queimados e se estenderão até novembro. Ao todo, 17 escolas confirmaram presença nas Olimpíadas Estudantis, que  têm o objetivo de valorizar os princípios de participação, de cooperação, do espírito de equipe, inclusão social e solidariedade.

De acordo com Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a prática de esporte melhora o condicionamento físico da criança, além de ensinar disciplina. “O esporte é muito importante na vida das crianças. As Olimpíadas Estudantis, além de incentivar os alunos na prática do esporte, melhora o condicionamento físico, revela talentos em potencial na região e ainda ensina os alunos a ter disciplina, conciliando o lazer com o esporte e os estudos”, frisou o Secretário.

Queimados foi ponto de encontro do Basquete da Baixada


O Município de Queimados recebeu no último final de semana os Jogos de Basquete da Baixada, que têm por objetivo promover o esporte como meio de perspectiva de futuro para os jovens atletas. A competição reuniu cerca de 200 atletas das cidades de Queimados, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo. O Prefeito Max Lemos participou da cerimônia de abertura, acompanhado da vice, Márcia Teixeira, o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o Secretário Estadual de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, o coordenador do evento Antônio Prazeres, entre outras autoridades.

A equipe de Queimados faturou o primeiro lugar na categoria sub 14 feminino e o vice no sub 17 masculino. Nova Iguaçu venceu no Sub 14 masculino e Duque de Caxias conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria sub 17 feminino. A atleta da equipe de Queimados, Scarlet Ohana foi eleita a melhor jogadora da competição. “Ano passado fiz parte da equipe que ficou com a medalha de prata e este ano conseguimos a revanche. Em dois anos que jogo basquete faturei duas medalhas, isso me deixa ainda mais confiante em seguir carreira no esporte”, afirmou Scarlet.

O Prefeito Max Lemos ressaltou que os Jogos da Baixada já fazem parte do calendário esportivo das cidades da Região. “É um mecanismo de socialização e proteção imprescindível para crianças e adolescentes, o que nos incentiva a investir ainda mais no esporte. O Gestor tem obrigação de participar  desses eventos, espero que no final possamos ficar entre os três melhores colocados, para coroar todo o investimento que temos feito na área esportiva nos últimos anos”, destacou Max.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, falou sobre a importância da educação e do esporte como instrumentos sociais para a formação do cidadão. “O basquete tem crescido muito em todo o Brasil depois que voltamos a disputar os Jogos Olímpicos e, em Queimados, não tem sido diferente. É um prazer sediar um evento desse porte aqui em nossa cidade, que é a única da Baixada a disputar o campeonato carioca do esporte”, concluiu Monteiro.

“Asfalto na Porta” vai atender principal via de acesso ao bairro Tricampeão em Queimados

Moradores de Queimados têm motivos para comemorar. Dando continuidade ao programa de recuperação de vias do Governo do Estado, o “Asfalto na Porta”, a Prefeitura de Queimados vai pavimentar a Avenida Padre José de Anchieta, que passa pelos bairros São Jorge, da Paz, Quebra-Coco e dá acesso ao Tricampeão.  A via é considerada uma das mais importantes da região por ligar o município a Engenheiro Pedreira, em Japeri. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a previsão é que na próxima semana equipes de manutenção iniciem as obras.      

Ao todo, mais de dois quilômetros de pista serão recuperados. O serviço de manutenção é mais uma ação da Prefeitura na melhoria da qualidade de vida da população. Entre os trechos da avenida que serão recuperados estão: Em frente ao Cemitério Vale da Saudade e do Condomínio Ulisses Guimarães, no bairro São Jorge, que possui mais de 400 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”. 

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi, muitas ruas que serão beneficiadas pelo programa conforme o cronograma da Secretaria. “Vamos melhorar as vias públicas da cidade. Muitos são bem antigos e precisam de asfalto novo. A Padre José de Anchieta é uma via importante porque atende muitos moradores. Queremos melhorar a qualidade de vida dos motoristas e também dos pedestres”, afirmou Brandi.

Recuperação de ruas no Jardim Alzira 

Na última semana o bairro Jardim Alzira foi beneficiado pelo programa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. As Ruas Marques Fernandes, Luiz Pereira da Silva e Rafael foram recuperadas. Ao todo, quase um quilômetro de ruas foi pavimentado. O “Asfalto na Porta” é um programa que começou a atuar no município desde o final de 2011. 

domingo, 26 de maio de 2013

Ação Social beneficiou cerca de 2 mil pessoas

Ação social cadastrou currículos para o novo Centro de Distribuição da Casa & Vídeo de Queimados
Fotos: Dine Estela e Simone Silva



Emitir documentos de identidade, receber a vacina contra a gripe até se inscrever nos programas sociais, assim começou a agitada manhã de sábado (25), da jovem Nathália Fernandes, 18, grávida de seis meses do Nícolas. “Estou muito feliz em poder resolver tudo sem precisar sair de casa com esse barrigão”, observou a mãe. Enquanto isso, a diversão foi garantida para a garotada que se esbaldava nos brinquedos e apreciava a exposição de artesanato do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Glória, entre outras atividades.

 A ação de cidadania que beneficiou mais de dois mil moradores do Condomínio Parque Valdariosa que receberam o apartamento pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” há cerca de dois anos, foi promovida pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais da Prefeitura de Queimados comandada pela vice-prefeita  Márcia Teixeira.

A ação ofereceu vacinas contra a gripe, testes de Glicose, Diabetes e aferição de pressão arterial; serviços da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), emissão de documentos pelo DETRAN, Fundação Leão XIII, Defensoria Pública, Correios, Psicólogos, fotografias para documentação, entre outros serviços.    

Aos desempregados, a esperança de um novo emprego através do encaminhamento de currículos pelo CINE-Queimados que cadastrou os profissionais interessados em trabalhar em todo o Estado, no entanto, o prefeito Max Lemos adiantou que as chances de trabalhar perto de casa, estão cada vez maiores. “Com a chegada da Casa & Vídeo que inauguramos neste sábado (25) e um grande Centro de Distribuição que está sendo construído há pouco mais de dois quilômetros do condomínio, gerando mais de 500 empregos diretos com um investimento de R$ 100 milhões, os profissionais do bairro podem renovar as esperanças de trabalhar perto de casa, basta se qualificar para os cargos”, alertou Max Lemos.

O Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, parabenizou a atuação do prefeito na cidade e prometeu mais parcerias para melhorar a qualidade de vida dos conterrâneos. “Tenho muito carinho por esta cidade porque reconheço nos rostos destas pessoas as dificuldades para se conseguir um trabalho e resolver os problemas cotidianos, minimizados pela boa vontade política de um gestor de verdade, como tem se revelado o prefeito Max Lemos. Estamos à disposição no Estado para que estas ações sejam uma constante em Queimados”, destacou.

Para acompanhar o crescimento econômico da cidade, se faz necessário cuidar também das pessoas, destacou a vice-prefeita Márcia Teixeira. “A cidade está crescendo eu tenho a missão dada pelo prefeito Max Lemos de cuidar das pessoas. Entre as minhas ações, está a de facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Esta ação de hoje em parceria do Estado visa exatamente isso, levar os serviços públicos à população. Fico muito feliz em poder contar com o Estado e a União”, destacou Márcia.

Agradecido pela atenção oferecida pelo Estado e União, o secretário de Assistência Social de Queimados, Elton Teixeira, fez questão de destacar a contrapartida da secretaria municipal, que tem ampliado à assistência social na cidade através dos programas sociais como o Renda Melhor e o Bolsa Família. “Aos que ficam na torcida para que tudo dê errado, deixo um recado: o Bolsa Família não vai acabar como alardearam nos últimos dias, pelo contrário, estamos cada vez mais, ampliando o acesso ao Programa na cidade, assim como os outros programas como o Renda Melhor e o Minha Casa, Minha Vida”, lembrou Elton.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prestação de contas da saúde de Queimados é aprovada sem ressalvas pela Câmara Municipal


 Fotos: Dine Estela
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Queimados, presidida pelo vereador Prof. Nilton Moreira, aprovou sem ressalvas, a prestação de contas do primeiro quadrimestre da Secretaria  de Saúde em audiência pública realizada nesta quinta (23), na Câmara Municipal. Foram mais de três horas de apresentação do relatório com mais de 60 páginas.  A audiência contou com a participação da população em geral e dos conselheiros de saúde que, fizeram suas observações sobre a apresentação dos dados e sugestões para a nova gestora da saúde, Dr. ª Fátima Cristina.

Entre as melhorias apresentadas na saúde neste período, está a implantação da caderneta do idoso, descentralização do teste do pezinho, contratação de médico para o Programa do Tabagismo que segundo a Secretaria, melhorou a qualidade do Programa na cidade,  implantação do projeto REMELEXO que foi criado inicialmente para a promoção de atividades físicas para os hipertensos e diabéticos e atualmente está sendo oferecido para toda a população. As atividades, inclusive, de hidroginástica e natação acontecem no Polo do Jardim da Fonte, às terças, quartas, quintas e sextas. Tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde.

Outra notícia boa para os moradores de Queimados, foi a ampliação da imunização por vacinas nas ESF – Estratégia Saúde da Família e Postos de saúde. A vacina da BCG, por exemplo, foi ampliada para a maioria das unidades. “Atualmente somente as unidades dos bairros Fazendinha e Inconfidência não estão fazendo ainda”, explicou a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina. Queimados conta com dez  ESF e três unidades básicas de saúde (Belmira Vargas, Belmonte e Júlio Barros).

A Secretária explicou ainda, o motivo da queda no atendimento em alguns postos como o Belmonte que sofreu com as últimas chuvas. “Tivemos uma queda grande no Belmonte que atendia cerca de 30% da população em imunização. O posto está com o atendimento reduzido, por conta das obras de reconstrução. Estamos trabalhando em caráter precário em espaço cedido pela igreja católica do bairro, enquanto reconstruímos o posto”, lembrou Dr.ª Fátima.

Chamamento público para os prestadores de serviços

A Secretaria de Saúde de Queimados renovou a prestação de serviços da Casa de Saúde Bom Pastor, única maternidade da cidade, e Hospital Infantil, mas já anunciou que fará uma chamamento público de todos os outros prestadores de serviços da região, inclusive os laboratórios. “Quanto mais prestadores estiverem disponíveis para atender à população mais teremos qualidade nos serviços prestados. Firmo um compromisso com a população de abrir esta concorrência através de uma chamamento púbico até o final deste ano”, destacou a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina.

O presidente da Comissão, prof. Nilton Moreira, fez questão de parabenizar pela ampliação do Teste do Pezinho e ressaltar a importância da ampliação de outros serviços como o teste da orelhinha e olhinho. “Estamos muito satisfeitos com a ampliação destes serviços e solicitamos que os mesmos sejam feitos com os outros exames, porque temos uma estatística de que muitas mães têm dificuldades para realizar estes exames após a saída dos hospitais”, lembrou. O pedido foi acatado pela secretária que se comprometeu em exigir que estes exames sejam feitos ainda dentro dos hospitais. “Como médica, tenho plena consciência desta importância e farei uma exigência aos hospitais credenciados para que realizem estes exames num prazo de 60 dias”, informou.

Aumento de cerca de 70% no atendimento odontológico


Segundo o relatório do primeiro quadrimestre da saúde, apresentado nesta quinta (23), à Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o atendimento odontológico na cidade apresentou uma aumento de cerca de 70%. Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, esta especialidade está sendo oferecida em todas as unidades básicas de saúde, inclusive aos sábados, no Centro Médico da Pedreira.








Centro de treinamento de judô pode virar realidade em Queimados


A Prefeitura de Queimados está na luta para a criação de um Centro de Treinamento especializado para a prática do judô. De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o Prefeito Max Lemos já disponibilizou uma área de 3.800 m² no Bairro Valdariosa para a construção do CT. O projeto está sendo elaborado em parceria com o Presidente da Federação Estadual de Judô, Francisco Grosso e depende da aprovação do Governo Federal para a obtenção de recursos. 

Segundo Monteiro, o objetivo é implementar um centro de excelência para treinamento de seleções estaduais e atletas de alto rendimento. “Com a criação de um Centro de Treinamento, os atletas da nossa Vila Olímpica terão a oportunidade de fazer o intercâmbio com judocas de alto rendimento e quem sabe não poderemos receber também esportistas de outros países durantes os jogos olímpicos do Rio de Janeiro”, planejou Monteiro.

Equipe da Vila Olímpica disputa Torneio Regional

A equipe de Judô da Vila Olímpica de Queimados participará do Campeonato Regional, que será promovido pelo núcleo da Federação do esporte na Baixada Fluminense neste domingo, 26, a partir das 09h na Vila Olímpica de Duque de Caxias. Cerca de 80 atletas da cidade participarão da competição em diversas categorias: infantil, Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21, Pré-Veterano e Veterano. 

O coordenador da Federação de Judô do Rio de Janeiro, núcleo Baixada, João Evangelista de Senna ressaltou o crescimento do judô na Baixada. “Queremos desenvolver o judô na Região e para isso, fazemos essa interação entre as academias e consequentemente descobrimos novos talentos. Os resultados têm sido positivos, já que a Baixada Fluminense foi destaque no campeonato carioca do ano passado, ficando com o 1º lugar e o vice-campeonato além de conseguir classificar 10 atletas para a disputa do brasileiro”, disse Senna.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Diabéticos de Queimados recebem kit gratuito para o tratamento da doença


Fotos: Dine Estela 
“O Diabetes é uma doença silenciosa e que pode levar ao óbito”, alertou a Dr.ª Fátima Cristina, secretária Municipal de Saúde de Queimados ao realizar a entrega de 100 kits para o tratamento da doença para pacientes do Programa Hiperdia na cidade. “Temos mais de duas mil pessoas com a doença na cidade, mas apenas 320 procuraram o tratamento. Vamos entregar os aparelhos para 100 pessoas nesta primeira etapa como parceria no tratamento da doença, que ainda é muito caro para o padrão brasileiro. Estamos fazendo a nossa parte, mas vocês precisam fazer a de vocês e seguirem hábitos saudáveis de vida como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Não adianta nós fazermos o sacrifício de comprar o aparelho e as tiras e vocês não cumprirem com sua parte nesta parceria”, alertou a secretária.

Além da entrega gratuita dos kits, a Secretaria ainda realizou uma palestra sobre a utilização dos aparelhos, dicas para tratar a doença e um “ursinho didático” que foi sorteado entre os presentes. O  mascote sinaliza quais os locais do corpo são atacados pela doença e como evitar que a doença se agrave. Difícil será para a ganhadora, Dona Wilma Quirino, 59, conseguir ficar com o brinquedo já que tem uma netinha de três aninhos, contou a paciente. “Vou ter de esconder dela, senão fico sem o meu companheiro”, observou.

Os especialistas explicaram como observar quando os níveis de açúcar no sangue começam a aumentar. “Como os sintomas são muito subliminares, é muito comum uma pessoa ter um infarto do miocárdio ou perder a visão sem imaginar que sejam sintomas da doença”, lembrou a Coordenadora de Farmácia que palestrou sobre a Diabetes, Gladys Tellis que ofereceu também um treinamento de utilização do monitor de Glicose (Contur TS), lancetas (agulhas de perfuração do dedo) e as seringas para aplicação da insulina, que são os insumos de Diabetes.   

Funcionamento do diabetes

A diminuição do metabolismo do açúcar é o principal fator para o surgimento da doença. Ou seja, as células não absorvem toda a glicose dos alimentos e a concentração dessa substância no sangue aumenta. O que prejudica a entrada de açúcar nas células é a ausência ou a insuficiência de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. A insulina "abre a porta" da célula para a glicose e é liberada no corpo sempre que a pessoa se alimenta. Quando ela come muito, por exemplo, o pâncreas precisa produzir muita insulina e pode ficar sobrecarregado. Se a pessoa tem sobrepeso, o excesso de gordura nas células prejudica a ação do hormônio. "Não engordar é o fator mais importante da prevenção", explica a especialista.

Os tipos de diabetes

O diabetes tipo 1 é mais frequente em crianças e adolescentes. O portador para de produzir insulina e se torna dependente de injeções pelo resto da vida. Os médicos ainda desconhecem as causas dessa modalidade da doença. O tipo 2 é mais comum e atinge principalmente adultos com mais de 40 anos. A ocorrência de diabetes na família é um fator de alto risco, assim como o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade. Nesse caso, o pâncreas fica sobrecarregado e produz insulina em quantidades insuficientes. Por isso, o tratamento é possível apenas com medicação.

Como prevenir

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para evitar o desenvolvimento da doença. Isso inclui uma alimentação equilibrada, sem excesso de açúcar e carboidratos, ao menos 150 minutos de atividade física por semana e um checkup anual. É importante ficar atenta aos fatores de risco: idade, obesidade, hipertensão, colesterol alto, histórico de diabetes ou de doenças cardíacas na família e diabetes durante a gravidez. Pessoas com mais de 40 anos estão mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. Por isso, é essencial procurar um médico e fazer os exames.

Partes do corpo sofrem com a doença

É possível ter diabetes sem saber. Confira os principais sintomas e complicações da doença para não ser pega de surpresa. Cérebro: A doença pode deixar o cérebro mais lento. O diabetes também é um dos fatores que causam derrame ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Rins: Insuficiência renal. O excesso de glicose prejudica a capacidade de filtragem do sangue. Bexiga: O diabético urina várias vezes, principalmente à noite. Pode haver dificuldade de eliminar a urina. No homem, também há o risco de impotência. Pés Machucados: Feridas que não saram, dores, formigamento e diminuição da sensibilidade (a doença danifica o sistema nervoso). Olhos: Visão embaçada. Em estágio avançado, o diabetes pode provocar cegueira. A doença danifica os vasos sanguíneos da região. Boca: Sede constante e intensa, provocada pela desidratação, e hálito com cheiro de acetona. Coração: A doença predispõe à hipertensão e a doenças cardíacas. Pode causar infartos. Estômago: Fome intensa e emagrecimento, pois a glicose ingerida não é transformada em energia. Músculos: Funcionam sem renovação de energia. Isso causa fadiga persistente e fraqueza.

Ação Social pretende beneficiar mais de 2 mil pessoas no Conjunto Habitacional Valdariosa

O Governo do Estado, em parceria com a Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais da Prefeitura de Queimados, realiza neste sábado, dia 25 de maio, das 9h às 14h, a ação social “Cidadania Direito de Tod@s” para os moradores do Conjunto Habitacional Valdariosa, do programa “Minha Casa, Minha Vida”. No dia, os moradores terão acesso a serviços gratuitos oferecidos pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e das Secretarias do governo municipal.

O projeto "Cidadania Direito de Tod@s” acontece aos finais de semana, e geralmente aos sábados, por considerar que é um dia em que muitas famílias estão em casa.  A intenção é aproveitar o dia para beneficiar o  maior número de pessoas possível.  A previsão é que a ação atenda mais de 2 mil pessoas.

A ação social vai contar com orientação jurídica, cadastramento no programa Bolsa Família, emissão e isenção de identidade, 2º via de documentos, serviços da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), vacinação contra gripe, glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento psicológico, atividades de recreação e lazer para crianças, entre outros serviços.

Segundo a vice-prefeita de Queimados e coordenadora executiva de Políticas Sociais, Márcia Teixeira, o objetivo da ação é facilitar o acesso da população a uma série de serviços de utilidade pública. “Essa ação é como se fosse uma mini ação global. Os serviços são levados praticamente às casas das pessoas. Isso é uma forma de facilitar o acesso das pessoas aos serviços oferecidos pelo Estado e pela Prefeitura”, explicou Márcia Teixeira. Um dos motivos da ação acontecer aos sábados é que muitos   

Coordenadoria para pessoas com deficiência de Queimados participa de capacitação



Seguindo a política de atender com maior qualidade a todos os cidadãos, a Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência de Queimados esteve presente no curso de capacitação de assuntos referentes ao tratamento da pessoa com deficiência para melhor se qualificar no atendimento a este público. O curso foi realizado pela Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro na ANDEF – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos – em Maricá, durante os dias 21 e 22 de maio, sob o tema: “Sistemas de Garantias de Direitos da Pessoa com Deficiência”.

As capacitações visam sugerir aos gestores públicos a implantação de núcleos, conselhos municipais de direito e grupos de trabalho para atuarem na defesa da pessoa com deficiência nos municípios do estado. Além disso, os eventos, que são direcionados aos gestores dos municípios, líderes de instituições e pessoas interessadas pela área, visa fomentar a implantação de metas de políticas públicas para o bem estar das pessoas com deficiência.

A coordenadora da pasta no município, Sirlene Marquiori, destacou que o curso trouxe mais conhecimentos e preparo para a rotina de trabalhos em Queimados. “As políticas voltadas para as pessoas com deficiência tem avançado muito no nosso país. Mas é preciso que os gestores estejam preparados para aproveitar as oportunidades para o grupo. E em Queimados estamos buscando aproveitar todas as oportunidades para melhor cuidar deste público”, frisou Sirlene.

O idealizador do evento e presidente 0da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência na Alerj, o deputado estadual Márcio Pacheco, acredita que os municípios não devem se omitir na garantia dos direitos dos deficientes. “Este projeto da Comissão quer ajudar os municípios a implantar políticas públicas efetivas garantindo que estas pessoas tenham o simples direito de ir e vir, o direito a educação dentre outros”, pontuou o deputado.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Queimados tem campanha de prevenção à osteoporose


A cidade está recebendo pacientes de vários lugares
 do Estado, já que é a única a realizar a campanha

Fotos: Dine Estela 
Paciente Gecelina Costa realizando o exame 
O Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Queimados está promovendo uma semana de campanha de prevenção à Osteoporose, com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença e definir o tratamento adequado. A campanha começou nesta segunda (20) e irá até a próxima sexta (24). O exame de ultrassonometria (máquina de calcâneo), que identifica a doença na região femoral do paciente, está sendo realizado das 9h às 13h, no CETHID (Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes). Rua 11, s/n.º, Bairro Vila Pacaembu, Queimados.
A campanha é voltada para mulheres acima de 55 anos e que estejam na pós-menopausa. Sob a supervisão de um médico, as pacientes passam pelos exames, cujo resultado sai imediatamente e permite ao médico detectar a doença precocemente.
A doença que atinge uma em cada quatro mulheres com osteoporose e apresenta fratura vertebral na pós-menopausa não atingiu a pastora Luciana Correia, 56, da igreja Aliança Missionária que saiu do CETHID comemorando o resultado. “Eu já tive problemas com a doença que atingiu minha coluna, mas faço tratamentos e hoje estou me sentindo muito melhor, este exame de hoje, revela que a doença não atingiu outros ossos. Estou bem feliz”, comemorou.

Sheila  comemora o resultado do exame na hora .
O mesmo resultado recebeu Sheila de Oliveira que saiu de Vilar dos Teles para fazer o exame em Queimados, único lugar que está realizando a campanha no Estado do Rio. “Eu já faço tratamento de Diabetes aqui há alguns anos e gosto muito. Fiquei sabendo do novo tratamento na fila e aproveitei a oportunidade já que vinha percebendo alguns sintomas, mas graças a Deus, foi alarme falso”, contou.



Pacientes recebem o resultado na hora e medicamentos gratuitos
Segundo a coordenadora do Núcleo, enfermeira e geriontóloga, Beatriz Bessa, os pacientes também receberão a medicação gratuitamente. “Se o paciente fosse custear todo o tratamento que vai dos exames até os medicamentos, gastaria em média uns R$500. O exame que estamos realizando gratuitamente indica a osteopenia, um quadro inicial da osteoporose que deve ser confirmado através de outros exames. A partir deste primeiro exame já fazemos o encaminhamento para o tratamento com medicamentos gratuitos fornecidos pelo Governo do Estado”, lembrou Beatriz.
Queimados é a única cidade da Baixada Fluminense que oferece o atendimento especializado aos idosos, acrescentou a enfermeira que foi a idealizadora do programa em Caxias e Nova Iguaçu. “Comecei o projeto nestas duas cidades, mas foi em Queimados que recebemos o maior apoio ao programa”, ressaltou a coordenadora. Em apenas dois dias de campanha, já foram realizados 80 exames.
Ainda segundo a coordenadora, dependendo do número de casos positivos, a secretária irá realizar palestras educativas sobre alimentação adequada e exercícios físicos, com o intuito de alertar para os perigos da osteoporose.
A Secretária de Saúde, Drª Fátima explicou a eficácia nos resultados do exame e sua importância no diagnóstico. “O calcâneo é o local do corpo mais utilizado internacionalmente para o exame. Esta preferência ocorre por ser um local metabolicamente mais ativo, além de ser facilmente acessível, reduzindo assim, erros no posicionamento do pé na realização do exame”, alertou a Dr.ª Fátima.
Em caso de screening positivo (gráfico que idêntica a intensidade da doença), o portador é encaminhado para o exame de densitometria óssea, a fim de confirmar o diagnostico e verificar o grau de comprometimento da sua massa óssea, e, se necessário, iniciar o tratamento dentro da instituição de saúde pública, incluindo o recebimento de todos os medicamentos gratuitamente, acrescentou a secretária.

Doença – A osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, e impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo, já que existe a tendência de fraturas devido à perda da resistência óssea. No caso da população feminina é ainda pior: uma em cada quatro mulheres com osteoporose apresenta fratura vertebral na pós-menopausa. Portanto, o diagnóstico precoce da osteoporose é fundamental, uma vez que permite ao médico e paciente tomarem medidas adequadas para evitar fraturas, cirurgias e perda de qualidade de vida.

A osteoporose é definida como uma doença osteometabólica, caracterizada por perda de massa óssea importante, que faz com que seu portador seja mais propenso ao desenvolvimento de fraturas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no mundo, de 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a doença. 

Queimados sedia IV Encontro Tai Chi Chuan, Kung Fu e Lian Gong da Baixada Fluminense


O IV Encontro de Tai Chi Chuan, Kung Fu e Lian Gong da Baixada Fluminense fez história. Com leveza e elegância crianças, jovens, adultos e idosos fizeram bonito com performances de artes marciais no último domingo (19), no Ginásio Municipal Metodista. O evento promovido pela Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais da Terceira idade e de Esporte e Lazer, reuniu mais de 300 pessoas e 18 agremiações de diversos municípios da Baixada Fluminense e do Estado do Rio de janeiro.

Apresentação de Kung Fu
A abertura do encontro contou com a presença do prefeito de Queimados, Max Lemos, que falou sobre a importância de estimular políticas públicas para terceira idade. “É importante cuidar dos nossos idosos e vamos cuidar ainda mais. Esse evento é a prova disso. A Secretaria é a primeira da Baixada Fluminense voltada para a terceira idade. Já se tornou uma referência no Estado do Rio de Janeiro”, destacou o prefeito, que também falou sobre o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). “Será equipado com aparelhos de musculação e a previsão é que em dois meses seja inaugurado”, disse Max. 

Para o secretário municipal da Terceira Idade de Queimados, José Alves de Carvalho, o Dequinha, as atividades são essenciais para promover o bem estar e a qualidade de vida. “Esse encontro procura integrar a população idosa do município com a prática dessa arte que é tão bela. Quando participamos de eventos deste porte podemos dividir nossas especialidades e criar um vínculo de amizade com outras pessoas. Isso para o idoso é muito importante”, frisou o secretário. 

Segundo o subsecretário municipal da Terceira Idade, professor Antônio Amorim, as artes marciais chinesas são importantes para estimular a coordenação motora e a concentração dos idosos. “O Tai Chi Chuan é um exercício completo: Trabalha tanto o corpo quanto a mente. É isso que buscamos através desse grande encontro. O prefeito Max Lemos tem dado toda estrutura necessária para realização do nosso trabalho. Além de reunir diversos grupos amantes das artes marcais queremos estimular a prática dessa arte milenar”, contou Amorim, que agradeceu a toda equipe das Secretarias Municipais da Terceira Idade e Esporte e Lazer.      

O evento contou com a participação da deputada estadual Rosangela Gomes, que recebeu a medalha Darcy Ribeiro, a mais alta condecoração do município além do título de “Cidadão Queimadense”. Participaram ainda do encontro o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, do presidente da Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro (FWKFTERJ), Alexandre Gomes Neto, entre outras autoridades municipais.   

Bairro Inconfidência recebe “Asfalto na Porta” e operação tapa-buracos


Rua Alvarenga Peixoto que dá acesso à Escola Municipal Tiradentes é asfaltada 
e vai beneficiar mais de 400 estudantes da rede pública   

Asfalto no Rua Alvarenga Peixoro
A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Serviços Públicos, trabalha no reparo de ruas e avenidas em diversos pontos da cidade para manter o asfalto em boas condições. Equipes de manutenção da Secretaria estiveram no bairro Inconfidência para atender as reivindicações dos moradores com os programas “Asfalto na Porta”, do Governo do Estado, e a operação tapa-buracos. O serviço de manutenção é mais uma ação da Prefeitura na melhoria da qualidade de vida dos moradores. 

Rua Ouro Branco recebe asfalto
As Ruas Colombo, Ouro Branco, Alvarenga Peixoto, e trecho da Avenida Tiradentes receberam asfalto novo. “Após estudos e conversando com moradores vimos que elas são as ruas mais prejudicadas nos períodos de chuvas. A Alvarenga Peixoto, por exemplo, é muito importante porque fica em frente à Escola Municipal Tiradentes onde o fluxo de alunos é intenso”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Rogério Brandi. 

Para a diretora da Escola Municipal Tiradentes, Cláudia Sampaio, a obra na Alvarenga Peixoto vai facilitar a vida dos 400 alunos da rede municipal de ensino (educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental) que utilizam o caminho para chegar até a escola. “Há muito tempo não tínhamos uma obra dessas por aqui. Essa rua precisava muito ser asfaltada. O mais importante é que agora os estudantes vão para escola sem se preocupar com o barro nos pés. Quando chovia o barro descia para o asfalto e ficava tudo sujo”, relatou Cláudia Sampaio, que trabalha há 20 anos na escola. 

Alunos chegando na Escola Municipal Tiradentes  
Estudante do 5º ano, Juany Gonçalves Silva, 10 anos, falou sobre o que enfrentava todos os dias para ir estudar. “Quando ia para escola e tava chovendo sempre chegava com lama nos sapatos e sujava os corredores. Alguns dos meus amigos de turma chegavam a usar sacos plásticos nos pés para entrar na escola”, contou Juany, ao lado da diretora.                  

Com a ação de manutenção da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a previsão é que mais de 3 mil moradores sejam beneficiados. Ao todo, mais de 200 ruas e mais de cinco quilômetros já foram recuperados. As ações acontecem desde o final de 2011. Belmonte e Parque Eldorado serão os próximos bairros atendidos pelos programas de recuperação de vias. 

Prefeito Max Lemos participa de abertura dos Jogos da Baixada


Foto: Divulgação
No último sábado, 18, o Prefeito de Queimados, Max Lemos e o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, além de 12 representantes de Municípios da Baixada Fluminense estiveram presentes na Vila Olímpica de Duque de Caxias para participarem da solenidade de abertura oficial dos XVI Jogos da Baixada, que estão entre os maiores eventos esportivos do Estado do Rio de Janeiro, sendo realizados sem interrupções desde o ano de 1997. O objetivo do evento é promover o esporte como meio de perspectiva de futuro para os jovens atletas. Neste ano houve uma novidade: todos os Prefeitos que participaram da cerimônia de abertura garantiriam para seus municípios 2 pontos na classificação geral.

Neste ano houve uma novidade no evento: todos os prefeitos que estiveram presentes na cerimônia de abertura garantiram para seus municípios 2 pontos na classificação geral. Está prevista a participação de mais de três mil atletas, que representarão os 13 municípios da região, nas categorias Sub-14 e Sub-17, disputando provas de atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, natação, vôlei e xadrez. Além de Queimados, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Seropédica, Paracambi participarão das atividades, que seguirão por seis finais de semana, terminando em 30 de junho.

Para o Prefeito Max Lemos os Jogos são uma forma de dar notoriedade à Baixada Fluminense. “Neste evento nossos atletas podem mostrar que também têm talento e que estão preparados para grandes competições. Além disso, é uma forma de reunir as cidades da região. Estarei aqui para defender nossa cidade, para quem sabe conseguirmos o primeiro lugar inédito no geral”, disse Max.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, destacou a preparação de Queimados para a disputa dos Jogos. “O Prefeito Max Lemos tem nos dado estrutura para investirmos no esporte e os resultados têm acontecido. Somos a única cidade a participar com todas as modalidades em todas as edições desta competição que integra os jovens da Baixada”, frisou Monteiro.

Handebol fatura terceiro lugar

No domingo, 19, Queimados conquistou o primeiro pódio na competição. O Time de Handebol faturou a terceira colocação na categoria Masculino Sub 14. Na primeira partida venceu a equipe de Itaguaí e na semifinal foi derrotada pelo time de São João de Meriti, que sagrou-se campeão da modalidade. 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Equipe de Assistência Social de Queimados vai às ruas para desmentir boatos sobre Bolsa Família


Para esclarecer boatos sobre o possível cancelamento do programa Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados mobilizou equipes nesta segunda-feira, 20 de maio, para desmentir os boatos e informar aos beneficiários sobre o caso. A ação começou depois que diversas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) de 12 estados ficaram lotadas com pessoas que queriam sacar o benefício antes do calendário oficial de pagamento, do governo federal.  

Mesmo após o pronunciamento da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, em rede nacional no domingo (19) desmentindo a informação que os benefícios seriam cancelados, filas quilométricas se instalaram na agência da CEF de Queimados, na Praça Nossa Senhora da Conceição. A “confusão” supostamente começou após alguns beneficiários espalharem a informação que o pagamento teria sido antecipado e não sacado, o benefício seria cortado. Ainda de acordo com os boatos em Queimados, o depósito teria sido adiantado no valor de três meses. 

Secretário desmente boatos

O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, falou sobre as ações que a Secretaria tomou para amenizar a situação e esclarecer a população sobre o alarde. “Mobilizamos nossa equipe para informar as pessoas que o pagamento do Bolsa Família não seria cancelado. Tomamos uma ação rápida e pró-ativa para evitar ainda mais os problemas causados pela notícia falsa. Equipes vão ficar na frente da agencia o tempo que for necessário para esclarecer as dúvidas e desmentir o boato”, contou Elton Teixeira, que fez questão de imprimir uma nota oficial do próprio Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para entregar aos beneficiários em que esclarece o ocorrido.          

Beneficiária recebe antecipado  

A dona de casa, Juliana Santos Vieira, 28 anos, soube que poderia receber antes da data por uma amiga e foi constatar se a notícia era verdadeira. “Primeiro achei que realmente era mentira até que fui à casa lotérica e consegui sacar o dinheiro. Isso foi no sábado, mas só poderia sacar no dia 23”, contou Juliana Vieira, que sacou R$ 309,00. O valor do beneficio é do mês de maio. “Não recebi o pagamento de três meses e não conheço alguém que tenha recebido. Recebi sim, mas foi antes do prazo”, explicou a dona de casa. 

O prazo para o pagamento segue o calendário oficial de acordo com o final do número do cartão do Bolsa Família. Por exemplo, beneficiários com final do cartão número “3” que deveriam receber no dia 21 receberam na sexta-feira (17). A notícia de um possível cancelamento de pagamento se espalhou causando tumulto nas agências bancárias.

Profissionais da Enfermagem homenageados em Queimados


Fotos: Jéssica Moreira
O Dia da Enfermagem foi comemorado em todo o mundo no último domingo (12), mas no município de Queimados os eventos em homenagem aos profissionais continuam acontecendo. Nesta quinta-feira (16), foi a vez do 1º Encontro com Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família. O evento, que aconteceu na sede do Conselho Municipal de Saúde, contou com a participação de Líbia Belluscone, vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro e palestrante do tema: “Apoio à categoria, entidades que a regem e a valorização do profissional”.

Segundo Líbia, é preciso uma mudança de atitude para que o trabalho da enfermagem seja cada vez mais reconhecido. “A enfermagem tem feitos maravilhosos, além de ser umas das profissões mais importantes na promoção da saúde de qualquer município, seja na atenção básica ou na rede hospitalar. Mas o profissional precisa se esforçar, ser diferenciado, promover ações sociais sempre que possível, para assim, obter melhorias constantes nas condições de trabalho e no cuidado com o paciente", explicou. 

Subsecretário de Atenção Básica e Vigilância
em Saúde, Rodrigo Auni
Cerca de 40 pessoas compareceram ao encontro, que foi prestigiado pelas coordenadoras do programa ESF - Estratégia de Saúde da Família – e da Atenção Básica, Nádia Reis e Marisa Pimentel, respectivamente, e pelo Subsecretário de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rodrigo Auni, que fez questão de parabenizar e agradecer aos companheiros de equipe. “Obrigada a vocês, técnicos, enfermeiros, agentes de saúde em geral, por se dedicarem tão fortemente a cuidar da população. A semana da enfermagem é apenas uma forma de reconhecer o trabalho que é feito todos os outros dias do ano”. Acrescentou.  Após o término da palestra, um vídeo motivacional foi exibido, seguido de um sorteio de brindes e um lanche de confraternização, oferecido aos presentes no encerramento do Encontro.



Queimados sediou encontro dos conselheiros de saúde da Região Metropolitana I do Rio


Fotos: Jéssica Moreira
Para discutir melhorias e entender as mudanças que vêm ocorrendo no âmbito da saúde pública, representantes de diversos municípios da Região Metropolitana I, se reuniram nesta sexta-feira (17/05), no Encontro dos Conselheiros Municipais de Saúde realizado no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, na cidade de Queimados. Além de membros do Conselho Estadual de Saúde, estiveram presentes enviados dos conselhos municipais de Queimados, Magé, Duque de Caxias, Seropédica, Itaboraí, Mesquita e Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde da cidade e anfitriã, Dr.ª Fátima Cristina, que destacou a importância da realização de tais reuniões para a promoção da saúde em todas as esferas. “A iniciativa de debater o papel dos conselheiros de saúde no auxílio e fiscalização ao governo é louvável e sempre válida. Quero agradecer a presença de todos e deixar bem claro, que Queimados está sempre de portas abertas para sediar debates como este,” enfatizou Dr.ª Fátima.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Seropédica, Miguel Jorge Gomes de Oliveira, é preciso esclarecer as dúvidas que restam, acerca das mudanças advindas do decreto 7.508/11, que trata do Sistema Único de Saúde e regulamenta as leis 8.080/90, 8.142/90 e 2.466/11. “Até 2011, era uma modalidade de gestão. A partir do decreto 7.508, mudou-se o plano de fundo do desenho da saúde e o órgão que tem competência, segundo a lei, para deliberar sobre as políticas públicas de saúde dentro do município, é o conselho municipal de saúde. Se o conselheiro não tiver ciência da situação da política de saúde vigente, fará uma discussão equivocada e superficial,” explicou Miguel.

Miguel, que liderou as discussões, chamou a atenção dos colegas para a importância do ano de 2013 para o planejamento dos próximos passos das políticas públicas de saúde. “É uma corrida contra o tempo, já que esse ano é o último do Plano Municipal vigente, o conselho precisa aprovar o Plano Municipal do quadriênio 2014/2017, além da lei orçamentária anual da saúde, isso tudo até setembro. O papel dos conselheiros é essencial para que os prazos sejam cumpridos e a saúde do munícipe não seja prejudicada.” Alertou. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Queimados inicia clínica gratuita de capacitação de basquete

Fotos: Luiz Ambrósio

Desenvolver o crescimento de uma criança utilizando o esporte, onde são expostas habilidades motoras, sociais e emocionais. Esta é a missão do mini basquete, que teve uma clínica de capacitação iniciada nesta sexta-feira, 17, no Município de Queimados. A atividade é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e termina neste sábado, 18, com um torneio, que contará com a presença do jogador profissional do Tijuca Tênis Clube, Armandinho.

A atividade é destinada aos professores de educação física, aos profissionais e atletas de basquete e tem por objetivo identificar, valorizar e fomentar o debate em torno do esporte como ferramenta na educação e na promoção de transformação social. No final da clínica, os participantes receberão apostilas, certificados de participação, brindes e medalhas. O primeiro dia do evento foi marcado pela apresentação da palestra promovida pelo técnico do time infanto/juvenil feminino do Botafogo, Rodrigo Menezes que falou sobre os fundamento básicos do esporte e pela aula prática realizada pelo profissional com as crianças da Vila Olímpica e da Escola Municipal Metodista.


De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, professor Luiz Carlos Monteiro, a essência do mini basquete é a utilização da motivação do desporto para incorporar valores educativos. “O mini basquete vem como estímulo à integração e socialização entre as crianças, além de difundir, democratizar e incentivar a prática do basquete como forma de promoção da saúde física e mental. Queimados atualmente é o celeiro do basquete na Baixada, acredito que por isso, fomos o município escolhido pela CBB para sediar a Clínica na região”, destacou Monteiro.

O Coordenador Nacional da CBB, Francisco Oliveira, afirmou que o mini basquete está sendo visto de uma forma mais ampla, onde o aspecto da formação de atletas se torna fundamental para o crescimento do esporte. “Temos essa preocupação de formar professores, para que eles possam desenvolver o basquete com uma metodologia adequada. Isso é fundamental para que a criança tome o gosto pelo esporte e comece a praticá-lo”, disse Francisco.

Formação de atletas

O Minibasquete é um desporto dedicado exclusivamente para crianças, através da adaptação ao jogo com bola pequena, tabela fixa e regras. Por isso, possui características próprias, se diferenciando do basquetebol tradicional em vários aspectos, colocando ao alcance das crianças todas as vantagens e os valores do desporto, não contrariando seus princípios nem exigindo esforços incompatíveis com a idade dos 6 aos 12 anos dos participantes.


De acordo com o profissional Rodrigo Menezes, o mini basquete deve corresponder as exigências do seu crescimento pedagógico e fisiológico, respeitando e promovendo a sua necessidade de socialização. “O mais importante neste jogo a ser observado é a ludicidade para despertar nas crianças o prazer pelo jogo”, afirmou Rodrigo.

Marcos Vinícius Ferreira dos Santos atua como Professor de Educação Física na Escola Municipal Francisco Manoel Brandão. O profissional destacou o aprendizado que adquiriu no primeiro dia da clínica de capacitação. “Toda  atividade que se propõe a passar um aperfeiçoamento para o professor é importante. Minhas áreas específicas são o futebol e futsal, o conteúdo que foi transmitido hoje foi de grande valia para as aulas de basquete que irei desenvolver com nossas crianças” concluiu o professor.