quinta-feira, 16 de maio de 2013

Queimados comemora com feijoada os 125 anos da Abolição da Escravatura


Continuando o trabalho de políticas voltadas para a inclusão da população negra com mais igualdade em direitos e deveres na sociedade, a Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Queimados, vai realizar um encontro com direito a feijoada, na Tenda Espírita Mirim de Queimados, a partir das 9h deste sábado, 18, em comemoração aos 125 anos da Abolição da Escravatura, comemorado nacionalmente no último dia 13 de maio, e no município, através do projeto de lei de número 361/11, que tornou o dia 16 de maio como o Dia Municipal de Defesa da Liberdade Religiosa em Queimados. A Tenda Mirim fica situada à Rua  Juiz de Fora, n° 122, no Bairro do Valdariosa em Queimados e é aberta ao público.

O evento contará com uma palestra realizada pelos professores as UERJ Frederico Louredo, coordenador do projeto ambiente em ação, e Areanice Correira, chefe do departamento de geografia, que falarão sobre o meio ambiente com foco nas práticas religiosas do grupo, para uma conscientização da forma adequada de realizar os rituais que envolvam elementos da natureza e espaços urbanos. 

O secretário de direitos humanos e promoção da cidadania, José Ribamar, destacou a importância do evento. “É uma data de celebração para todos nós, que somos oriundos da Mãe África, de onde começou, humanitariamente, a trajetória pela igualdade de todas as pessoas. São 125 anos de luta para que o negro seja igual em direitos e deveres em nossa sociedade. E, além de comemorar, é um momento de reflexão para avançarmos com as políticas públicas que promovam igualdade racial em Queimados”, expressou Ribamar.

O coordenador de políticas e promoção da igualdade racial,  Jorge Dawn, ressalta o objetivo do encontro. “Vamos comemorar no sábado dois anos do projeto de lei que nos apoia aqui no município, e fazer um momento de reflexão sobre os 125 anos da Abolição da Escravatura, com apresentações culturais, cantigas e danças. O evento tem o intuito ainda de instruir os religiosos em suas práticas, com rituais e oferendas, para conscientizá-los da importância de cuidarmos do meio ambiente”, explicou Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.