sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prestação de contas da saúde de Queimados é aprovada sem ressalvas pela Câmara Municipal


 Fotos: Dine Estela
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Queimados, presidida pelo vereador Prof. Nilton Moreira, aprovou sem ressalvas, a prestação de contas do primeiro quadrimestre da Secretaria  de Saúde em audiência pública realizada nesta quinta (23), na Câmara Municipal. Foram mais de três horas de apresentação do relatório com mais de 60 páginas.  A audiência contou com a participação da população em geral e dos conselheiros de saúde que, fizeram suas observações sobre a apresentação dos dados e sugestões para a nova gestora da saúde, Dr. ª Fátima Cristina.

Entre as melhorias apresentadas na saúde neste período, está a implantação da caderneta do idoso, descentralização do teste do pezinho, contratação de médico para o Programa do Tabagismo que segundo a Secretaria, melhorou a qualidade do Programa na cidade,  implantação do projeto REMELEXO que foi criado inicialmente para a promoção de atividades físicas para os hipertensos e diabéticos e atualmente está sendo oferecido para toda a população. As atividades, inclusive, de hidroginástica e natação acontecem no Polo do Jardim da Fonte, às terças, quartas, quintas e sextas. Tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde.

Outra notícia boa para os moradores de Queimados, foi a ampliação da imunização por vacinas nas ESF – Estratégia Saúde da Família e Postos de saúde. A vacina da BCG, por exemplo, foi ampliada para a maioria das unidades. “Atualmente somente as unidades dos bairros Fazendinha e Inconfidência não estão fazendo ainda”, explicou a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina. Queimados conta com dez  ESF e três unidades básicas de saúde (Belmira Vargas, Belmonte e Júlio Barros).

A Secretária explicou ainda, o motivo da queda no atendimento em alguns postos como o Belmonte que sofreu com as últimas chuvas. “Tivemos uma queda grande no Belmonte que atendia cerca de 30% da população em imunização. O posto está com o atendimento reduzido, por conta das obras de reconstrução. Estamos trabalhando em caráter precário em espaço cedido pela igreja católica do bairro, enquanto reconstruímos o posto”, lembrou Dr.ª Fátima.

Chamamento público para os prestadores de serviços

A Secretaria de Saúde de Queimados renovou a prestação de serviços da Casa de Saúde Bom Pastor, única maternidade da cidade, e Hospital Infantil, mas já anunciou que fará uma chamamento público de todos os outros prestadores de serviços da região, inclusive os laboratórios. “Quanto mais prestadores estiverem disponíveis para atender à população mais teremos qualidade nos serviços prestados. Firmo um compromisso com a população de abrir esta concorrência através de uma chamamento púbico até o final deste ano”, destacou a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina.

O presidente da Comissão, prof. Nilton Moreira, fez questão de parabenizar pela ampliação do Teste do Pezinho e ressaltar a importância da ampliação de outros serviços como o teste da orelhinha e olhinho. “Estamos muito satisfeitos com a ampliação destes serviços e solicitamos que os mesmos sejam feitos com os outros exames, porque temos uma estatística de que muitas mães têm dificuldades para realizar estes exames após a saída dos hospitais”, lembrou. O pedido foi acatado pela secretária que se comprometeu em exigir que estes exames sejam feitos ainda dentro dos hospitais. “Como médica, tenho plena consciência desta importância e farei uma exigência aos hospitais credenciados para que realizem estes exames num prazo de 60 dias”, informou.

Aumento de cerca de 70% no atendimento odontológico


Segundo o relatório do primeiro quadrimestre da saúde, apresentado nesta quinta (23), à Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o atendimento odontológico na cidade apresentou uma aumento de cerca de 70%. Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, esta especialidade está sendo oferecida em todas as unidades básicas de saúde, inclusive aos sábados, no Centro Médico da Pedreira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.