terça-feira, 7 de maio de 2013

Ribeirinhos terão direito a casa própria em Queimados

Foto: Simone Silva
O sonho da casa própria começa a se tornar realidade para as famílias que convivem com o drama do odor e o grande quantitativo de pessoas dentro de uma mesma casa, as margens do Rio Abel, em Queimados. Isso porque a população ribeirinha deixará de viver em condições insalubres para morar em uma residência com dois quartos, sala, cozinha e até área de serviço. As crianças, que antes brincavam à beira do rio, com riscos de contraírem doenças, terão direito a um playground, com casinhas, bancos de areia, gangorras e balanços, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, com a construção de 1.500 apartamentos que estão em andamento no Bairro Eldorado e tem a previsão de entrega para outubro deste ano.

A Região também está recebendo diversos equipamentos públicos, como um Posto de Saúde, duas creches, o estádio municipal de futebol, além de obras de saneamento e pavimentação. Nesta semana, a Prefeitura deu início a demolição de 25 casas, localizadas no trecho que compreende entre as Ruas José Maria Coelho e Avenida Padre Marques, no centro. Até as Unidades Habitacionais ficarem prontas, as famílias serão reassentadas para o aluguel social no valor de R$ 300,00 mensais. Até o final da demolição das casas, 110 famílias serão contempladas com o benefício e quando se mudarem para a casa própria ainda terão desconto nas contas de luz e água.

Amparado pela Lei Federal 4.771/65 do Código Florestal, que proíbe construções às margens dos rios, o Secretário Municipal de Habitação, Cacau Nogueira, fez um trabalho prévio de conscientização, visitando cada morador para entender a melhor maneira de reassentar as pessoas que viviam em construções irregulares. “O Prefeito Max Lemos nos orientou a conversar com as pessoas, para explicar que não estamos tirando a casa de ninguém, pelo contrário, estamos melhorando a vida de cada um e eles entenderam a proposta. Essa primeira etapa foi um sucesso, da maneira mais tranquila possível e isso nos deixa muito feliz”, disse Cacau.

Maria Regina de Oliveira, 61, morava há 30 anos na beira do Rio Abel em uma casa pequena, que aglomerava toda a família: filhos, netos e sobrinhos, chegando a 20 pessoas. Com a demolição da moradia insalubre, a prefeitura ofereceu o aluguel social e futuramente garantirá a casa própria para cada filho de Dona Maria, que ficou emocionada durante a mudança para a casa nova. “A gente sabe que é difícil, abandonar um lar, onde vivemos há anos. Mas ao mesmo tempo, entendemos que nossas condições eram precárias, dormíamos todos espremidos e agora passaremos a ter uma melhor qualidade de vida. Meu sonho era que os meus filhos que são assalariados tivessem sua casa própria e isso se tornará real”, comemorou a matriarca da família Oliveira.

Rio canalizado e ciclovia para lazer

As demolições das casas localizadas as margens do Rio Abel estão sendo necessárias, porque o principal corpo hídrico do Município de Queimados está sendo canalizado. O projeto de revitalização inclui arborização das margens, com construção de áreas de lazer, instalação de aparelhos de ginástica, ciclovia, pista de corrida e pontes de acesso. Além do Centro, o Rio Abel corta oito bairros na cidade: São Roque, Vila Pacaembu, Santa Eugênia, Valdariosa, São Miguel, Eldorado e Vila Coimbra. Ao todo, seis pontes estão em construção com o objetivo de facilitar o trânsito de pedestres e de veículos entre os bairros.

2 comentários:

  1. Bom dia! Como será a contratação de funcionários para as creches que estão sendo construídas? O concurso que esta em andamento, Novo concurso ou contrato?

    ResponderExcluir
  2. Problemas com a Construtora?

    A AMSPA Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências vêm lutando contra todas as práticas indevidas e conseguindo grandes vitórias para os seus associados! Venha participar e conheça os seus direitos!

    João Mendes 011-3292-9230 –

    Acesse www.amspa.com.br

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.