quinta-feira, 9 de maio de 2013

Semana da Enfermagem em Queimados será destacada com ações de recapacitação


Com o tema "CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL E A ENFERMAGEM NO CUIDADO COM A VIDA", a Secretaria de Saúde de Queimados irá realizar de 13 a 20 de maio, uma diversificada programação, implementada por meio de conferências, simpósios, oficinas, exposições, rodas de conversas, atividades comunitárias, entre outras direcionadas aos trabalhadores, estudantes de enfermagem e trabalhadores da saúde de outros segmentos, em função da Semana da enfermagem. Todas as ações serão realizadas no CTHID (Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes) bairro Pacaembu, das 8h às 12h. 

Segundo a coordenadora de enfermagem do CETHID, Fernanda Mello, será a primeira vez que a cidade de Queimados participa efetivamente da Semana da Enfermagem. “Além de comemorar a função do trabalhador de enfermagem, esta semana serve como uma recapacitação destes profissionais através do contato com novas técnicas e a troca de experiências”, destacou Fernanda.

A Semana da Enfermagem foi instituída em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, por meio do Decreto 48.202.  A Semana é realizada de 12 a 20 de maio, o dia 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermeira, data do nascimento de Florence Nithingale, uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lamparina", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos  à noite. 

O dia 20 de maio é a data de morte de Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil. Durante toda a guerra do Paraguai prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares bem como, nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada a guerra, regressou ao país, onde lhe foram prestadas grandes homenagens.

Secretária de saúde, Dr.ª Fátima e o prefeito Max Lemos
A secretária de saúde de Queimados Dr.ª Fátima Cristina, ressaltou que a Semana da Enfermagem também deve ser recebida pelos profissionais como um momento de interação com o público. “É importante tanto, para os profissionais da área, quanto para a população em geral, que as práticas de enfermagem sejam conhecidas e respeitadas, porque delas pode depender a sua vida. O enfermeiro muitas vezes faz o primeiro atendimento, antes do paciente chegar até o médico. Por tanto, peço que as pessoas compareçam e ouçam com muito cuidado todas as palestras”, alertou a secretária. 

Na segunda (13), a abertura oficial do evento será às 8h da manhã e o início da aferição de pressão arterial e teste de glicose (PA/HGT) que irá acontecer até às 12h. Às 8:30h os participantes terão uma aula de alongamento, seguido por um Coffee Break às 9h:30. A palestra sobre higiene bucal e prevenção do câncer de boca começa às 11h. 

Terça-feira (14), o dia começa com a aferição de (PA/HGT), 9h:30 palestra sobre a saúde do trabalhador e às 10h:30 palestra sobre o combate à Dengue

Quarta-feira (15), das 8h às 12h haverá aferição de (PA/HGT) e das 8h:30 às 12h uma orientação sobre a saúde bucal com distribuição de kit de higiene. 

Quinta-feira (16), das 8h às 12h haverá aferição de (PA/HGT), às 9h:30, palestra de vigilância sanitária (público alvo: profissionais de saúde) e às 14h:30, palestra sobre atuação do profissional de saúde em PCR.

Sexta-feira (17), das 8h até 12h, aferição de (PA/HGT), 8h:30 até 12h, palestra sobre prevenção e controle do câncer de colo do útero com coleta de preventivo. Durante todos os dias, haverá uma Tenta informativa de promoção da saúde, orientação nutricional, combate a Dengue e higiene bucal. Estão participando das atividades os programas de Saúde Bucal, Hiperdia, PAISMICA, Saúde do Trabalhador, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e CETHID.   

Fotos: Luiz Ambrósio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.