Defesa civil treina agentes mirins |
Ana apagando o fogo no botijão de gás |
Os pequeninos tiveram capacitação sobre o respeito ao meio ambiente, com a temática da “água”, orientações de cidadania para melhor viver em sociedade, noções de primeiros socorros em casos de emergência e aula prática de como evitar acidentes domésticos e como manusear instrumentos como extintor de incêndio. As alunas da Escola Municipal Metodista do 3º e 4º ano, as irmãs Teresa Cristina Guedes, 8anos, e Ana Kethelen Barreto, 10 anos, contaram como foi a experiência. “Nos divertimos demais, adorei a parte que apagamos o fogo do botijão de gás”, disse Ana. “A parte mais legal foi saber cuidar de alguém ferido”, contou Teresa.
O secretário da defesa civil de Queimados, Carlos Machado Laz, explicou que o projeto é levar esses conhecimentos para o maior número possível de queimadenses. “Estamos nos esforçando para que os cidadãos de Queimados estejam preparados para auxiliar em qualquer caso de emergência, seja com a ação direta nos primeiros socorros, ou a instrução de onde conseguir ajuda. Além do treinamento para as crianças, estamos realizando a capacitação para adolescentes, adultos e idosos. A meta do prefeito Max Lemos é que em cada bairro de nossa cidade tenhamos agente preparados para ajudar a população” frisou Machado.
As meninas Ana e Teresa com a mamãe Angela, participaram do trieinamento |
A mãe das meninas, Angela Guedes, expressou como o treinamento vai ajudar em casa, com as meninas. “Estou achando excelente essa capacitação, pois criança precisa de muito cuidado, principalmente com fogo. Se piscamos por um segundo, elas já aprontam. Com o curso tenho certeza que vão passar a respeitar mais os perigos domésticos e ainda me alertar sobre qualquer providência em casos de emergência”, falou Angela.
A assistente social, Creuza Araújo, uma das responsáveis pela atividade, explicou que todas elas foram pensadas para serem realizadas com as crianças. “Tomamos o maior cuidado ao pensar em todo o evento de hoje para os pequenos. Preparamos tudo com a maior segurança para que os infantis não corressem risco algum. O projeto é uma oportunidade para as crianças adquirirem respeito ao próximo, no apelo à cidadania”, destacou Creuza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.