terça-feira, 21 de maio de 2013

Queimados tem campanha de prevenção à osteoporose


A cidade está recebendo pacientes de vários lugares
 do Estado, já que é a única a realizar a campanha

Fotos: Dine Estela 
Paciente Gecelina Costa realizando o exame 
O Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Queimados está promovendo uma semana de campanha de prevenção à Osteoporose, com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença e definir o tratamento adequado. A campanha começou nesta segunda (20) e irá até a próxima sexta (24). O exame de ultrassonometria (máquina de calcâneo), que identifica a doença na região femoral do paciente, está sendo realizado das 9h às 13h, no CETHID (Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes). Rua 11, s/n.º, Bairro Vila Pacaembu, Queimados.
A campanha é voltada para mulheres acima de 55 anos e que estejam na pós-menopausa. Sob a supervisão de um médico, as pacientes passam pelos exames, cujo resultado sai imediatamente e permite ao médico detectar a doença precocemente.
A doença que atinge uma em cada quatro mulheres com osteoporose e apresenta fratura vertebral na pós-menopausa não atingiu a pastora Luciana Correia, 56, da igreja Aliança Missionária que saiu do CETHID comemorando o resultado. “Eu já tive problemas com a doença que atingiu minha coluna, mas faço tratamentos e hoje estou me sentindo muito melhor, este exame de hoje, revela que a doença não atingiu outros ossos. Estou bem feliz”, comemorou.

Sheila  comemora o resultado do exame na hora .
O mesmo resultado recebeu Sheila de Oliveira que saiu de Vilar dos Teles para fazer o exame em Queimados, único lugar que está realizando a campanha no Estado do Rio. “Eu já faço tratamento de Diabetes aqui há alguns anos e gosto muito. Fiquei sabendo do novo tratamento na fila e aproveitei a oportunidade já que vinha percebendo alguns sintomas, mas graças a Deus, foi alarme falso”, contou.



Pacientes recebem o resultado na hora e medicamentos gratuitos
Segundo a coordenadora do Núcleo, enfermeira e geriontóloga, Beatriz Bessa, os pacientes também receberão a medicação gratuitamente. “Se o paciente fosse custear todo o tratamento que vai dos exames até os medicamentos, gastaria em média uns R$500. O exame que estamos realizando gratuitamente indica a osteopenia, um quadro inicial da osteoporose que deve ser confirmado através de outros exames. A partir deste primeiro exame já fazemos o encaminhamento para o tratamento com medicamentos gratuitos fornecidos pelo Governo do Estado”, lembrou Beatriz.
Queimados é a única cidade da Baixada Fluminense que oferece o atendimento especializado aos idosos, acrescentou a enfermeira que foi a idealizadora do programa em Caxias e Nova Iguaçu. “Comecei o projeto nestas duas cidades, mas foi em Queimados que recebemos o maior apoio ao programa”, ressaltou a coordenadora. Em apenas dois dias de campanha, já foram realizados 80 exames.
Ainda segundo a coordenadora, dependendo do número de casos positivos, a secretária irá realizar palestras educativas sobre alimentação adequada e exercícios físicos, com o intuito de alertar para os perigos da osteoporose.
A Secretária de Saúde, Drª Fátima explicou a eficácia nos resultados do exame e sua importância no diagnóstico. “O calcâneo é o local do corpo mais utilizado internacionalmente para o exame. Esta preferência ocorre por ser um local metabolicamente mais ativo, além de ser facilmente acessível, reduzindo assim, erros no posicionamento do pé na realização do exame”, alertou a Dr.ª Fátima.
Em caso de screening positivo (gráfico que idêntica a intensidade da doença), o portador é encaminhado para o exame de densitometria óssea, a fim de confirmar o diagnostico e verificar o grau de comprometimento da sua massa óssea, e, se necessário, iniciar o tratamento dentro da instituição de saúde pública, incluindo o recebimento de todos os medicamentos gratuitamente, acrescentou a secretária.

Doença – A osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, e impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo, já que existe a tendência de fraturas devido à perda da resistência óssea. No caso da população feminina é ainda pior: uma em cada quatro mulheres com osteoporose apresenta fratura vertebral na pós-menopausa. Portanto, o diagnóstico precoce da osteoporose é fundamental, uma vez que permite ao médico e paciente tomarem medidas adequadas para evitar fraturas, cirurgias e perda de qualidade de vida.

A osteoporose é definida como uma doença osteometabólica, caracterizada por perda de massa óssea importante, que faz com que seu portador seja mais propenso ao desenvolvimento de fraturas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no mundo, de 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.