sexta-feira, 17 de maio de 2013

Queimados inicia clínica gratuita de capacitação de basquete

Fotos: Luiz Ambrósio

Desenvolver o crescimento de uma criança utilizando o esporte, onde são expostas habilidades motoras, sociais e emocionais. Esta é a missão do mini basquete, que teve uma clínica de capacitação iniciada nesta sexta-feira, 17, no Município de Queimados. A atividade é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e termina neste sábado, 18, com um torneio, que contará com a presença do jogador profissional do Tijuca Tênis Clube, Armandinho.

A atividade é destinada aos professores de educação física, aos profissionais e atletas de basquete e tem por objetivo identificar, valorizar e fomentar o debate em torno do esporte como ferramenta na educação e na promoção de transformação social. No final da clínica, os participantes receberão apostilas, certificados de participação, brindes e medalhas. O primeiro dia do evento foi marcado pela apresentação da palestra promovida pelo técnico do time infanto/juvenil feminino do Botafogo, Rodrigo Menezes que falou sobre os fundamento básicos do esporte e pela aula prática realizada pelo profissional com as crianças da Vila Olímpica e da Escola Municipal Metodista.


De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, professor Luiz Carlos Monteiro, a essência do mini basquete é a utilização da motivação do desporto para incorporar valores educativos. “O mini basquete vem como estímulo à integração e socialização entre as crianças, além de difundir, democratizar e incentivar a prática do basquete como forma de promoção da saúde física e mental. Queimados atualmente é o celeiro do basquete na Baixada, acredito que por isso, fomos o município escolhido pela CBB para sediar a Clínica na região”, destacou Monteiro.

O Coordenador Nacional da CBB, Francisco Oliveira, afirmou que o mini basquete está sendo visto de uma forma mais ampla, onde o aspecto da formação de atletas se torna fundamental para o crescimento do esporte. “Temos essa preocupação de formar professores, para que eles possam desenvolver o basquete com uma metodologia adequada. Isso é fundamental para que a criança tome o gosto pelo esporte e comece a praticá-lo”, disse Francisco.

Formação de atletas

O Minibasquete é um desporto dedicado exclusivamente para crianças, através da adaptação ao jogo com bola pequena, tabela fixa e regras. Por isso, possui características próprias, se diferenciando do basquetebol tradicional em vários aspectos, colocando ao alcance das crianças todas as vantagens e os valores do desporto, não contrariando seus princípios nem exigindo esforços incompatíveis com a idade dos 6 aos 12 anos dos participantes.


De acordo com o profissional Rodrigo Menezes, o mini basquete deve corresponder as exigências do seu crescimento pedagógico e fisiológico, respeitando e promovendo a sua necessidade de socialização. “O mais importante neste jogo a ser observado é a ludicidade para despertar nas crianças o prazer pelo jogo”, afirmou Rodrigo.

Marcos Vinícius Ferreira dos Santos atua como Professor de Educação Física na Escola Municipal Francisco Manoel Brandão. O profissional destacou o aprendizado que adquiriu no primeiro dia da clínica de capacitação. “Toda  atividade que se propõe a passar um aperfeiçoamento para o professor é importante. Minhas áreas específicas são o futebol e futsal, o conteúdo que foi transmitido hoje foi de grande valia para as aulas de basquete que irei desenvolver com nossas crianças” concluiu o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.