Continuando as políticas de igualdade entre todas as pessoas, Queimados tem um novo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A posse dos conselheiros foi realizada nesta quinta-feira, dia 16, na Câmara Municipal de Vereadores. O conselho, criado pela Lei Municipal n° 958/09, de 27 de agosto de 2009, é composto por 20 conselheiros (10 representantes da sociedade civil e 10 do governo municipal mais seus respectivos suplentes).
O conselho tem a função de fiscalizar as políticas públicas do direito da pessoa com deficiência, combater o preconceito, propor diretrizes e ações, além de fazer cumprir as leis estaduais, municipais e federais em defesa dos deficientes. A nova gestão dos conselheiros vai até 2015. A escolha dos integrantes foi feita através de votação em fóruns municipais.
Para o secretário municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar, o conselho será um parceiro nas tomadas de decisões da Secretaria em relação às políticas púbicas voltadas para pessoas com deficiência. “A missão passada pelo prefeito Max é de cuidar das pessoas que precisam de ajuda. Isso inclui todas mesmo. Vamos ouvir o conselho nas ações do governo, seja nas questões de acessibilidade e cumprimento da lei”, contou Ribamar, durante a abertura da posse do novo conselho.
A cerimônia contou a presença da vice-prefeita de Queimados, Márcia Teixeira, de secretários municipais, do presidente do conselho, Paulo Roberto Rosas, da vice-presidente e coordenadora de políticas públicas da Pessoa com Deficiência, Sirlene Marquiori, dos vereadores Martchello, Morie e representantes de entidades em defesa das pessoas com deficiências da Baixada Fluminense.
https://youtu.be/YoiwFRi-XA0
ResponderExcluir