quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Aula interativa ensina estudantes da rede pública de Queimados a terem responsabilidade no trânsito


Cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental participaram do Projeto Educação no Trânsito realizado em parceria com o Detran-RJ. Teve música e até cinema

Leandro Machado - “É de pequeno que se aprende”. Este é um ditado antigo, mas que vale muito nos dias atuais. Com a certeza que as crianças são agentes em potencial para difundir entre familiares e coleguinhas o que foi aprendido, é que a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, promoveu nesta quarta-feira (20), em parceria com o Detran-RJ, o Projeto Educação no Trânsito. Cerca de 600 alunos, do 1° ao 5° ano da Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, no Centro, participaram de uma aula interativa que envolveu cinema e música. O evento faz parte das comemorações da semana Nacional do Trânsito. 

Secretário Antônio Almeida presente na ação
Cantando e se divertindo as crianças aprenderam cuidados que devem ter quando estiverem no trânsito, sejam como carona nos carros ou até mesmo como pedestres. E é através dos pequenos que o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida, pretende levar estas boas práticas a todo o município. As atividades lúdicas serão apresentadas em todas as escolas públicas municipais da cidade: “A receptividade dos alunos foi muito grande e, por isso, com orientação do Prefeito Carlos Vilela, decidimos que, em parceria com a Educação, vamos levar estas atividades para todas as unidades de ensino de Queimados. As crianças são grandes multiplicadores”, destacou.

As crianças ganharam brindes como um livro com brincadeiras como palavras cruzadas, jogos dos sete erros e desenhos para pintar, todos com alusão ao trânsito. Patrícia Santos, faz parte da coordenadoria pedagógica do Detran-RJ e é uma das responsáveis pelas atividades apresentadas e falou sobre a importância de ensinar às crianças como se comportar no trânsito: “Não existe outra possibilidade de termos um trânsito melhor e mais seguro que não seja educando. E nossos filhos são os nossos indicadores, pois estão crescendo e serão a geração futura e eles podem através de boas ações e conhecimento transformar esta realidade”, disse.

Panfletagem e oficinas educativas fecham a programação

Além das atividades com as crianças, a Secretaria Municipal de Transporte e trânsito terá muito trabalho ao longo da semana. Na próxima sexta-feira (22), haverá panfletagem de materiais educativos e diálogos com motoristas, pedestres e ciclistas sobre o Dia Mundial sem carro, na altura da Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Fechando a semana, no sábado (23), atividades para outros meios de transporte serão abordadas no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque.

Material distribuído às crianças
Na Praça do São Roque, será realizada uma oficina básica de bicicleta e orientações de como fazer pequenos reparos nas bikes. Aulas de iniciação de skates e orientações para skatistas no trânsito; apresentação do projeto “Calçada Acessível” e exposição de fotos estão na programação. Atividades para toda a população, como aferição de pressão, oficina de circos para criança e um passeio ciclístico até a Praça dos Eucaliptos, no Centro, fecham a grade de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.