terça-feira, 19 de setembro de 2017

Tóquio é logo ali: Queimados oferece aulas gratuitas de Caratê




Nova modalidade olímpica pode ser praticada duas vezes por semana na Vila do município. 70 alunos estão matriculados e sonham em disputar Jogos na Terra do Sol Nascente

Leandro Machado - A inclusão do Caratê nos Jogos Olímpicos do Japão – berço da modalidade – em 2020 foi festejada por praticantes de todo o mundo. Em Queimados, na Baixada Fluminense, bem distante do país asiático, o esporte é tratado como prioridade e alimenta a esperança de dezenas de crianças e adolescentes que sonham em participar das disputas na terra do sol nascente. Desde março deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, incluiu em sua programação oficial as aulas de iniciação e aperfeiçoamento da luta. Elas acontecem todas as terças e sextas-feiras, das 19h às 21h, na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, no bairro Vila Pacaembu.

Cerca de 70 alunos praticam a modalidade que, além do espírito de competitividade, traz inúmeros benefícios à saúde. A responsabilidade de levar os ensinamentos aos pequenos queimadenses é do carateca e árbitro Sul- Americano da modalidade, Hélio Lima, de 51 anos. Desde os 14, ele pratica o esporte e tenta transferir seus conhecimentos aos alunos, entre eles o neto Diogo Lima, de apenas sete anos, que já coleciona mais de 30 medalhas, entre elas a do título de campeão carioca em 2016, na categoria sub-7.

A preocupação do professor Hélio vai além dos tatames. Ele também acompanha as notas escolares dos pequenos caratecas e conversa constantemente com os pais: “Trabalhamos os conceitos de disciplina, respeito e verdade. Isso ajuda o atleta a ter uma evolução. Entre os benefícios do Caratê, estão o fortalecimento dos ossos e músculos, resistência, coordenação motora e visual, além de tornar o organismo menos suscetível a ferimentos e doença e desenvolve ainda paciência, disciplina, perseverança, compreensão, concentração e foco”, afirma o professor.

Atendendo a uma orientação do prefeito Carlos Vilela de ampliar as atividades da Vila Olímpica, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, decidiu implantar o Caratê logo após a inclusão do esporte no calendário olímpico. “Foram diversos pedidos para incluir a modalidade e nós precisamos estar atentos à voz da população. As aulas estão sempre cheias e com alunos dedicados. Nossa meta agora é tentar levar, pelo menos, um atleta para as Olimpíadas de 2020, no Japão”, vislumbrou.


Sonho do mestre e alunos: Olimpíada de 2020

Morador do bairro Inconfidência, Felipe Vieira, de 23 anos, pratica o caratê desde os 9 e o amor pelo esporte é o incentivo necessário para encarar os 12 quilômetros pedalando de sua casa até a Vila Olímpica. “Está sendo algo muito bom poder praticar o esporte que amo na minha cidade, estava cinco anos afastado. Através do Caratê eu consegui maior disciplina e também me ajudou bastante a formar o meu caráter. Aqui não se formam apenas lutadores, mas pessoas de bem. Atualmente, meu principal desejo é as Olimpíadas do Japão, quem sabe? Não custa sonhar”, disse.

E o sonho de ir a Tóquio em 2020 não está apenas nos alunos do Professor Hélio. Ele também almeja voar para o país asiático e participar das Olimpíadas. Mas não como atleta e sim como árbitro. “Eu já participo de competições dentro e fora do país e participar dos Jogos Olímpicos na estreia do Caratê seria um feito muito especial para mim. Serão escolhidos os melhores do mundo e desejo muito estar entre eles”, concluiu.

Competições à vista e 50 vagas abertas

Não vão faltar competições para os atletas se prepararem em busca do sonho olímpico. No próximo dia 1 de Outubro, seis atletas da Vila Olímpica participarão de um torneio que terá a presença de caratecas de Argentina, Chile, Paraguai e, claro, do Brasil. A competição será no Ginásio de São Januário, em São Cristóvão, e será uma grande vitrine para os competidores. Outro campeonato de destaque acontecerá no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), quando pequenos lutadores medirão forças na I Copa da Criança de Caratê, no Ginásio Metodista, em Queimados.

A Vila Olímpica ainda tem 50 vagas abertas para o Caratê. Ela fica localizada na Rua Maracanã, s/n – Vila Pacaembu. Para se matricular, é preciso apresentar atestado médico, declaração escolar, cópia do documento de identificação do aluno e responsável, uma foto 3x4 e comprovante de residência. Outras informações pelo telefone: (21) 3698-1188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.