quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Id Jovem é lançado em Queimados e deve beneficiar 12 mil moradores

 Documento possibilita que jovens tenham benefícios exclusivos como pagar meia-entrada em eventos e desconto no sistema de transporte coletivo interestadual

Marina Mendes - A Prefeitura de Queimados realizou na noite da última terça-feira (12), no Teatro Metodista, o lançamento oficial do programa federal ID Jovem no município. Organizado pela Coordenadoria da Juventude, o evento lotou o teatro, reunindo jovens e autoridades. A ideia da nova identidade é tornar possível que jovens entre 15 e 29 anos, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos, possam ter acesso à cultura e ao território, com descontos exclusivamente garantidos programa.




Entre as autoridades, estavam presentes: o prefeito de Queimados, Carlos Vilela, o vice-prefeito, Machado Laz; o Coordenador Municipal de Assuntos da Juventude, Felipp Castelano; o Deputado Estadual, Rafael Picciani; Superintendente estadual da Juventude, Jéssica Ohana; o vereador, João Pedro Lemos; o Secretário Municipal da Assistência Social, Elton Teixeira, e a Subsecretária de Prevenção às Drogas, Gabriela Chernicharo, que deixaram suas palavras sobre a importância de um programa como esse para a juventude não só queimadense, mas a brasileira, como um todo.

Em seu discurso, o prefeito Carlos Vilela fez questão de enfatizar que a Juventude é uma prioridade em seu governo. “Hoje foi apenas o primeiro passo de uma série de novidades que vamos proporcionar para a nossa juventude. Meu objetivo é garantir  cada vez mais os direitos desses jovens, e por isso, é com muita alegria que estou aqui. O ID Jovem é uma grande oportunidade”, afirmou o prefeito.

Já a Superintendente Estadual da Juventude, Jéssica Ohana, fez questão de ressaltar a luta para a aprovação do Estatuto da Juventude. “Hoje, em 2017, estamos aqui em Queimados lançando o primeiro programa regulamentador desse Estatuto. Isso é só o início, pois temos muito que lutar ainda, mas esse é um ponta pé inicial histórico, que vai beneficiar mais de 12 mil jovens”, afirmou. O Deputado Estadual  Rafael Picciani, afirmou que é fundamental  que o programa seja incorporado no dia a dia do jovem. “Eu acredito que estimular o jovem e facilitar a participação é essencial. A gente também pode tomar o ID Jovem como algo maior do que aquilo que imaginaram, algo que valorizará ainda mais a juventude”.

A jovem Juliana Tomaz, de 17 anos, soube do evento através da divulgação que aconteceu nas escolas municipais. Estudante de teatro, ela vê o ID Jovem como uma ótima oportunidade para estar mais próxima do que ela mais ama, que são as peças teatrais. “Eu quero fazer parte e ter o ID Jovem porque quero ir mais ao teatro. Já faz 3 meses que eu estou fazendo as aulas e essa aqui é a primeira vez que entro em um. Meu foco é a minha cultura, é o teatro”, concluiu.

 Já Manoela Marques, de 25 anos, é estudante de Gastronomia e soube do evento através do seu irmão, que se inscreveu logo que o programa foi lançado. “O que eu mais quero é viajar para estudar mais da Gastronomia. Eu quero conhecer a cultura de cada estado para poder entender também sobre a culinária do local. São Paulo e Minas são uns lugares que eu mais quero ir” contou a estudante.

Sobre o ID Jovem
Os portadores do ID Jovem terão acesso de meia-entrada em cinemas, teatros, shows, eventos esportivos, duas vagas inteiramente gratuitas e mais duas com 50% de desconto em viagens interestaduais. Para obter o documento, basta a comprovação de renda familiar de até dois salários mínimos, ter o NIS (Número de Identificação Social) e o cadastro único atualizado. Caso o jovem não possua o NIS, basta ir até  a um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para fazer a solicitação.

A carteirinha do jovem será emitida gratuitamente e ainda terá versão virtual, disponível no aplicativo do programa. Depois do primeiro acesso, o ID fica gravado e dispensa internet móvel para conseguir ser apresentado nas bilheterias e entradas de eventos. 

Um comentário:

  1. como eu faço para a minha filha participar? No dia não pude ir.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.