Documento possibilita que jovens tenham benefícios exclusivos como pagar meia-entrada em eventos e desconto no sistema de transporte coletivo interestadual
Marina Mendes - A Prefeitura de Queimados realizou na noite da última terça-feira (12), no Teatro Metodista, o lançamento oficial do programa federal ID Jovem no município. Organizado pela Coordenadoria da Juventude, o evento lotou o teatro, reunindo jovens e autoridades. A ideia da nova identidade é tornar possível que jovens entre 15 e 29 anos, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos, possam ter acesso à cultura e ao território, com descontos exclusivamente garantidos programa.
Em seu discurso, o prefeito Carlos Vilela fez questão de enfatizar que a Juventude é uma prioridade em seu governo. “Hoje foi apenas o primeiro passo de uma série de novidades que vamos proporcionar para a nossa juventude. Meu objetivo é garantir cada vez mais os direitos desses jovens, e por isso, é com muita alegria que estou aqui. O ID Jovem é uma grande oportunidade”, afirmou o prefeito.
Já a Superintendente Estadual da Juventude, Jéssica Ohana, fez questão de ressaltar a luta para a aprovação do Estatuto da Juventude. “Hoje, em 2017, estamos aqui em Queimados lançando o primeiro programa regulamentador desse Estatuto. Isso é só o início, pois temos muito que lutar ainda, mas esse é um ponta pé inicial histórico, que vai beneficiar mais de 12 mil jovens”, afirmou. O Deputado Estadual Rafael Picciani, afirmou que é fundamental que o programa seja incorporado no dia a dia do jovem. “Eu acredito que estimular o jovem e facilitar a participação é essencial. A gente também pode tomar o ID Jovem como algo maior do que aquilo que imaginaram, algo que valorizará ainda mais a juventude”.
A jovem Juliana Tomaz, de 17 anos, soube do evento através da divulgação que aconteceu nas escolas municipais. Estudante de teatro, ela vê o ID Jovem como uma ótima oportunidade para estar mais próxima do que ela mais ama, que são as peças teatrais. “Eu quero fazer parte e ter o ID Jovem porque quero ir mais ao teatro. Já faz 3 meses que eu estou fazendo as aulas e essa aqui é a primeira vez que entro em um. Meu foco é a minha cultura, é o teatro”, concluiu.
Já Manoela Marques, de 25 anos, é estudante de Gastronomia e soube do evento através do seu irmão, que se inscreveu logo que o programa foi lançado. “O que eu mais quero é viajar para estudar mais da Gastronomia. Eu quero conhecer a cultura de cada estado para poder entender também sobre a culinária do local. São Paulo e Minas são uns lugares que eu mais quero ir” contou a estudante.
Sobre o ID Jovem
Os portadores do ID Jovem terão acesso de meia-entrada em cinemas, teatros, shows, eventos esportivos, duas vagas inteiramente gratuitas e mais duas com 50% de desconto em viagens interestaduais. Para obter o documento, basta a comprovação de renda familiar de até dois salários mínimos, ter o NIS (Número de Identificação Social) e o cadastro único atualizado. Caso o jovem não possua o NIS, basta ir até a um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para fazer a solicitação.
A carteirinha do jovem será emitida gratuitamente e ainda terá versão virtual, disponível no aplicativo do programa. Depois do primeiro acesso, o ID fica gravado e dispensa internet móvel para conseguir ser apresentado nas bilheterias e entradas de eventos.
como eu faço para a minha filha participar? No dia não pude ir.
ResponderExcluir