quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Defesa Civil de Queimados promove curso de proteção comunitária para moradores do Bairro São Jorge


Moradores aprenderam durante toda a semana noções básicas para evitar acidentes domésticos, técnicas de primeiros socorros e como se comportarem em situações de risco 
 
Leandro Machado - Com o objetivo de preparar a população para eventuais acidentes domésticos e sinistros naturais que possam acontecer, principalmente, com a aproximação do período de temporais, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou nesta semana o Curso de Proteção Comunitária no Bairro São Jorge. As aulas foram realizadas na Escola Municipal Professor Gilvanei Pereira da Fonseca e fazem parte do Plano Municipal de Contingência. 

Desde a última segunda feira, cerca de 20 moradores da comunidade receberam diversas instruções dos agentes municipais. As aulas foram divididas em teóricas e práticas e os instrutores mostraram aos participantes que muitos acidentes podem ser evitados no dia a dia com um pouco mais de atenção e conhecimento prático. O tema mais debatido foi “Acidentes domésticos - Perigo dentro de casa”.

As aulas foram aplicadas das 9h às 12h e estavam entres os alunos muitas donas de casa e estudantes. Outros temas abordados no curso foram “Aplicação de Defesa Civil”, “Prevenção contra drogas”, “Prevenção à DST’s”, “Ponto de apoio/evacuação de área de risco”, “Primeiros Socorros” e “Prevenção contra Incêndios”. Seis agentes da secretaria participaram do projeto, liderado pelo instrutor André Faria.

O objetivo da Secretaria de Defesa Civil é levar o projeto a outros bairros do município. O secretário da Pasta, Davi Brasil, disse que aplicar os ensinamentos básicos de Defesa Civil pode salvar muitas vidas na hora de acidentes ou catástrofes naturais: “Quanto mais as pessoas tiverem noções sobre o tema, a resposta é melhor. Muitos deixam de ser vítimas e se tornam agentes. Nosso objetivo é levar o curso para o máximo de pessoas”, destacou.

O tema abordado nesta quarta foi perigo com um objeto comum na casa de todos: o gás de cozinha. Na teoria, os alunos aprenderam como evitar vazamentos e explosões e, na prática, viveram a simulação de um botijão em chamas. Elisângela dos Anjos (35), é vigilante e participou de todo o curso. Ela aprovou e saiu satisfeita com os ensinamentos abordados: “Pra mim foi importante, pois moro com meu neto e quanto mais aprender, é melhor. Enriqueceu os meus conhecimentos”, garantiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.